I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
Graduação em

Medicina

Avaliação do MEC: Conceito 4 (Em escala de 1 a 5)
   

Reconhecimento

Autarquia Municipal criada por Lei Municipal nº 1506 de 12 de março de 1968 - CNPJ 50.985.266/0001-09 Reconhecimento Federal Decreto nº 71656 de 04/01/1973

Exame do CREMESP

Pelo QUINTO ano consecutivo a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) esta entre as escolas médicas paulistas com melhor desempenho no Exame do CREMESP 2018.

O Exame do Cremesp é composto por 120 questões de múltipla escolha, a prova – com duração de até cinco horas – abrangeu as seguintes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. Para ser aprovado, o candidato deveria responder corretamente 72 questões, o que corresponde a um percentual de acertos de 60%.

ENADE

Medicina Jundiaí fica entre as 10 melhores do Estado no ENADE

O Ministério da Educação (MEC) realiza a cada três anos o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), um exame realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que mede o conhecimento agregado dos estudantes. A última avaliação foi em 2016 e a FMJ ficou entre as 10 melhores do Estado de São Paulo. Os cursos de Medicina deverão participar novamente da prova do ENADE neste ano, em 2019.

SAEME

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), reafirmando os seus compromissos com a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País, se uniram para o desenvolvimento do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME).

Trata-se de processo de acreditação que envolve o reconhecimento formal da qualidade dos serviços fornecidos por uma Instituição, por meio de uma avaliação padronizada, realizada por um órgão independente e imparcial, destacando valores éticos, de qualidade, acadêmicos e de responsabilidade social.

Para ser acreditada pelo SAEME, a FMJ cumpriu uma série de etapas que incluem desde o preenchimento de um questionário online até visitas in loco, envolvendo dirigentes, docentes, estudantes e técnicos da escola, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores.

A FMJ passou por  esse processo de análise profunda e foi ACREDITADA. ao longo desses 51 anos de existência sabemos que estamos no caminho certo, rumo ao futuro.

 

DIRETRIZES CURRICULARES DO MEC

A legislação nacional que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) promoveu movimentos de reorientação no modelo assistencial, com ênfase na organização da atenção básica e princípios como a universalidade de acesso com qualidade, a descentralização político-administrativa e a capacidade de resolução dos serviços. Isso requer dos profissionais, mudanças na organização e na implementação do cuidado, em especial a Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, em todos os níveis de complexidade do sistema. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), adequam-se às mudanças e preveem como competências gerais na formação dos profissionais de saúde a atenção ao cuidado coerente com esses princípios. A FACULDADE esta adequada as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais.