I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
Graduação em

Medicina

Avaliação do MEC: Conceito 4
   

Laboratório de Anatomia Humana

1

O laboratório de Anatomia Humana é um espaço utilizado para o ensino de graduação, pesquisa e extensão. A prática de ensino é realizada em espécimes anatômicos naturais. Os corpos utilizados para o aprendizado provêm de um sistema de doação implantado há mais de cinco anos, semelhantes à de países de primeiro mundo, como Estados Unidos e Alemanha. Aulas práticas são organizadas em pequenos grupos, garantindo um ensino personalizado e de qualidade. O laboratório conta ainda com um sistema tecnológico de projeção no qual espécimes são apresentados previamente ao estudo prático. Além disso, oferece oportunidade de aprendizado em dissecação, fundamental para aqueles que vislumbram a especialidade cirúrgica.

 Bioquímica

O laboratório de Bioquímica está instalado em amplo espaço com bancadas para aulas práticas em grupos, com capacidade de até 30 alunos por turma. Possui aparelhos e reagentes para determinação de parâmetros utilizados na clínica como: glicemia, triglicerídeos, colesterol total e frações, ureia dentre outros a fim de avaliar as patologias mais prevalentes.

 

Fisiologia

Espaço destinado à experimentação.

Tem como objetivo proporcionar ao estudante de medicina espaço onde o acadêmico é estimulado a transpor o conhecimento teórico para a prática. Neste laboratório os alunos têm a oportunidade de realizar experimentos que permitem a vivência dos fenômenos fisiológicos do corpo humano, reconhecendo assim os parâmetros relacionados a um organismo saudável. O laboratório esta devidamente equipado para atender grupos de 30 alunos e dispõe de equipamentos e materiais para avaliação da função sistema nervoso, sistema cardiovascular, função renal, função respiratória e endócrina.

 

Parasitologia

IMG_1012

O Laboratório de Parasitologia possui capacidade para atender grupos de até 50 alunos por vez, e está equipado com bancadas em granito, nichos de materiais, microscópios ópticos e estereoscópicos novos, sistema de vídeo para visualização de lâminas,   modelos macroscópicos e vidrarias de uso na simulação de diversas técnicas na área, o que  possibilita a aprendizagem de maneira interativa.

Está aberto a graduação,  pós, monitores e a alunos de iniciação científica. Destina-se aos estudos em diferentes níveis de conhecimento das principais parasitoses de importância epidemiológica em nosso país, com projetos de contribuição  em educação e saúde para a comunidade local.

 

Microbiologia

IMG_1063

O laboratório de Microbiologia conta com equipamentos (estufas, microscópios, capela, balança, agitador, etc.) e reagentes (meios de cultura, corantes, reagentes para preparo de outras soluções, etc.), entre outros, necessários para realização das aulas práticas do curso de medicina. Também, possui o suporte necessário, para alunos de iniciação científica e pós-graduação desenvolverem seus experimentos nesta área ou em conjunto com outras.
Conta, também, com dois professores e uma técnica de laboratório, que ajudam no preparo e execução das técnicas.

 

Infectologia Pediátrica/ Zika Vírus

Lab Infectologia Pediatrica (4)

 

O Laboratório de Infectologia Pediátrica (LIP) DA Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) tem como principal objetivo o estudo das arboviroses, doenças exantemáticas e respiratórias. Atualmente conta com financiamento de agências de Fomento do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Governo Federal (Ministério da Saúde e CNPq) no estudo dos arbovírus (vírus Zika e Chikungunya) e London School Hygiene Tropical Medicine.

Sob a chefia do Prof. Dr. Saulo Duarte Passos, o laboratório dispõe de técnicas laboratoriais que contemplam os seguintes aspectos: biologia molecular, ensaios imunoenzimáticos. Em implantação testes de ensaios com cultura de células e dosagem de citocinas.

O Laboratório está localizado no primeiro andar da Unidade I da FMJ, e possui os seguintes equipamentos para realização dos diagnósticos das doenças exantemáticas e dos arbovírus: Máquina de PCR em tempo Real, Termociclador, Leitoras de ELISA, Cabines de Biosegurança e Biofreezers. Os Integrantes atualmente do Laboratório são: (1) Docente; (1) Técnico de Nível Superior; (1) Pós-doutoranda; (1) Estagiária; (1) Bolsista de Treinamento Técnico TT-3 (FAPESP); (2) Estudantes de Doutorado e (X) Estudantes de Iniciação Científica.

O Laboratório possui colaboração com grupos de pesquisas de Universidades e Instituições Nacionais e Internacionais como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), South Florida University (EUA), Universidade de Barcelona e Universidade de Santiago de Compostella (Espanha), London School Hygiene Tropical Medicine (UK). Integra seleto grupo de estudos multicêntricos com Coortes brasileiros coordenados pela Universidade Federal de Pernambuco e recentemente com a Organização Mundial de Saúde.

 

Imunologia e Cultura Celular

 DSC_0344

O Laboratório de Imunologia e Cultura Celular é utilizado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa (Iniciação Científica e Pós-graduação) que têm como objeto a avaliação dos mecanismos da resposta imunológica inata e da resposta imunológica adaptativa relacionados ao processo de envelhecimento (senescência imunológica) e/ou envolvidos no desenvolvimento de doenças de caráter metabólico (diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade), inflamatórias (associadas às hipersensibilidades, alergias ou respostas autoimunes) e infecciosas (com ênfase na interação patógeno-hospedeiro, principalmente relacionada a fungos patogênicos).

Biologia Molecular e Cultura Celular

WhatsApp Image 2019-11-13 at 11.07.57 (3)

O Laboratório de Biologia Molecular e Cultura Celular (LBMCC) da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), liderado pelas Profas. Dra. Nilva K Cervigne Furlan e Dra. Taize M Augusto, iniciou suas atividades em 2014, e vem desenvolvendo projetos de pesquisa científica com foco, primariamente, na descoberta e caracterização molecular e celular em diferentes cenários de risco, surgimento e progressão do câncer, e mais recentemente de outras doenças, como o Diabetes Mellitus. O grupo tem três grandes pilares – epigenética/genômica, biologia celular e análise proteômica. Atualmente, entre diversas tecnologias da área, destacam-se o sequenciamento de nova geração (NGS – do inglês next generation sequencing), que juntamente com outras técnicas da biologia molecular (PCR em tempo real, microarray, Imunoprecipitação de cromatina, HMR, entre outras) e de cultura de células são essenciais para o desenvolvimento dos projetos. Em seus estudos no campo da bioquímica e proteômica, investigamos a expressão de proteínas (Espectometria de Massa (MS), ELISA, Imunofluorescência, IHC, etc) e mecanismos fisiológicos envolvidos na biologia de tumores e do Diabetes Mellitus. Um dos grandes compromissos do grupo LBMCC, além de formar pesquisadores, está em transferir os conhecimentos adquiridos na aplicação da genômica e interpretação dos dados para a rotina clínica. Os dados obtidos e publicados no LBMCC também contribuem para fornecer informações valiosas para o estudo da oncologia, gerando novos conhecimentos sobre mecanismos genéticos e moleculares do câncer, e assim estabelecer novas abordagens para diagnóstico e prognóstico, a fim de trazer benefícios aos pacientes.

 

Técnica Cirúrgica

IMG-20191112-WA0015

O Laboratório de Técnica Cirúrgica é localizado no segundo andar prédio 2 da FMJ. No fundo desta ampla área está um Lavabo (área com pias iguais às dos centros cirúrgicos) para que os alunos possam aprender a escovação das mãos e braços e colocação dos gorros, máscaras, aventais cirúrgicos e luvas de maneira idêntica à feita antes das operações.

Na área central do Laboratório fica o aparelho de videocirurgia para simulação e treino de cirurgias pelos alunos supervisionados pelos professores. As aulas de videocirurgia são alternadas com as aulas de treinamento em suturas, quando os alunos têm total liberdade e tempo para se treinarem em suturas, pois a FMJ disponibiliza bastante material para as suturas e também fios cirúrgicos. Há sempre professores presentes para este treinamento.

Na outra extremidade do Laboratório há um espaço para aulas práticas de sondagem naso-gástrica, sondagem vesical, drenagem pleural, etc, com o recurso de manequins, levando aos alunos um ambiente realístico.

Centro de Simulação Realística

O “Centro de Habilidades e Simulação Multiprofissional e Multidisciplinar” da FMJ foi planejado para propiciar o desenvolvimento das competências acadêmicas e profissionais dos Docentes, Discentes e Colaboradores.

A estrutura física situada no prédio dois da FMJ terá: Anfiteatro, Sala Flex de Simulação Realística, Sala de Debriefing, Sala de Controle e Sala Flex de Habilidades cirúrgicas e não cirúrgicas. Também se contará com recursos humanos capacitados, equipamentos, manequins e simuladores de baixa, média e alta fidelidade.

Assim, será possível vivenciar práticas simuladas de situações clínicas, cirúrgicas e comportamentais do mundo profissional como realização de parto, atendimento de emergência; consultas em casa, no ambulatório ou no consultório; passagem de plantão, visita clínica em uma enfermaria hospitalar em condições seguras, controladas e inovadoras propiciadas pelo Centro.

Almeja-se, dessa forma, a geração de profissionais com uma formação humanizada e de excelência em diferentes níveis de aprendizado, calcada na pesquisa, no conhecimento científico e no aprimoramento de habilidades técnicas.

 

Informática

IMG_20190827_104830942

A FMJ conta com dois laboratórios de informática, totalizando mais de 60 computadores com acesso à internet e consulta as bibliotecas virtuais. Os laboratórios de informática ficam localizados na Unidade 1 e 2 da Instituição, com o objetivo de possibilitar ao corpo docente, discente e funcionários, recursos tecnológicos para o constante processo de construção do conhecimento, através de trabalhos e pesquisas com equipamentos de ponta, a fim de propiciar conforto e agilidade.