I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco

Projeto Vozes das Ruas

Projeto Vozes das Ruas (PVR) é um projeto de extensão universitária criado em 2010 e desenvolvido por alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) que tem por objetivo desenvolver atividades inovadoras, com enfoque em saúde e qualidade de vida, a serem realizadas em comunidades carentes de Jundiaí e região.

O PVR busca avaliar e procurar soluções práticas para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo através da promoção de saúde e prevenção de doenças, estando ligado diretamente à formação mais humanizada do estudante da área da saúde.

São realizadas atividades nas escolas do município de Jundiaí, visando à:

– Saúde do homem
– Saúde da mulher
– Saúde do idoso
– Saúde da criança
– Diabetes e hipertensão
– Drogas e sexualidade
– Cidadania

Além destas atividades realizadas nas escolas, o projeto conta com a realização de “Mutirões da Saúde”, que neste ano acontecerão na cidade de Jundiaí – SP e Cabreúva – SP, bem como a realização de atividades para orientação de agentes comunitários de saúde do município de Jundiaí – SP.

O projeto conta em média com cerca de 70 participantes voluntários por ano, sendo todos estudantes da faculdade, e vem apresentando um crescimento muito grande nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, o PVR foi apresentado em trabalhos científicos em vários congressos, dentre os quais, o Congresso Internacional de Medicina da Família (WONCA), realizado em Praga (República Tcheca), demonstrando que o projeto vem ganhando muito mais do que apenas o reconhecimento local. Portanto, o PVR é um projeto que nasceu a partir da união de sonhos, e hoje é realidade. Isto é, é um projeto que visa acima de tudo, ajudar ao próximo, buscando contribuir para a comunidade do município por meio da educação em saúde.