Residência Médica

Obstetrícia e Ginecologia

Residência Médica no Hospital Universitário

– Residência Médica com supervisão integral de docentes ou de preceptores
– Ambulatórios especialidades G &O
– 60 cirurgias ginecológicas/mês
– 320 partos/mês

A história do Departamento de Tocoginecologia da FMJ

O Departamento de Tocoginecologia da FMJ tem quase a mesma idade da Instituição. Teve inicio com a presença do Professor Dr.Álvaro da Cunha Bastos, vindo de São Paulo p/ Jundiaí a convite do Dr. Jayme Rodrigues, fundador da Faculdade de Medicina de Jundiaí, e desde 1972 trazendo junto consigo o Prof. Dr. Prata Martins, exerceram respectivamente os cargos de Professores Titulares de Ginecologia e de Obstetrícia no Hospital São Vicente de Paulo, então Hospital Escola da FMJ.

A disciplina de Obstetrícia funcionou durante algum tempo com um grupo de médicos desacostumados à vida acadêmica, foi então que em 1976, foi convidada e felizmente aceitou comandar a Disciplina, a Profa. Dra. Lenir Mathias. A ilustre Professora ao chegar faz concurso para plantonistas, exigindo uma postura didática daqueles que foram aprovados, e com isso foi moldando ao seu estilo o Serviço de Obstetrícia, que evoluiu até os dias atuais.

Instituiu-se a primeira residência em GO a partir de então dando nova consistência ao Departamento que, desde sua formação, sempre figurou entre os melhores da Faculdade.

Na década de 80 sofremos as pressões da tentativa de fechamento da Instituição, que resistiu bravamente e, em 1989 nos deslocamos para o Hospital de Clínicas de Franco da Rocha, onde ficamos por 14 anos.

Após grande esforço da Diretoria da FMJ, em 2003, com muita alegria, voltamos à terra natal Jundiaí, com a inauguração do HU-FMJ, onde estamos até hoje, e onde pudemos desenvolver um trabalho muito mais profissionalizado, crescente, com um número superior de residentes, com qualidade de atendimento, ambulatórios e enfermarias especializadas, enfim somos desde essa bendita data um Departamento com outro perfil, com “cara” própria, com personalidade, e com “casa” própria também!

Em 2007, com a aposentadoria compulsória dos dois grandes Mestres que construíram o Departamento e se tornaram Professores Eméritos, houve Concurso Público para esses cargos e foram aprovados como Professores Titulares o Prof. Dr João Bosco Ramos Borges e o Prof. Dr. Nelson Lourenço Maia Filho, que juntamente com uma equipe de primeira grandeza, continuam a conduzir o Serviço dentro dos trilhos da Docência, Assistência e Ética.

Nelson Maia – nov. 2010

O Serviço de Tocoginecologia da FMJ hoje

Para garantir a imparcialidade da aprovação no programa de residência médica do DTG-FMJ, a prova de seleção é realizada conjuntamente ao SUS. Atualmente possuímos 8 vagas de residência por ano todas com bolsas pagas pela FMJ.

O serviço de Ginecologia, que conta com a atuação dos docentes, ocorre predominantemente no Hospital Universitário onde são realizadas as atividades de enfermaria e uma média de 60 cirurgias ginecológicas/mês. As atividades dos ambulatórios especializados acontecem no Ambulatório de Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de Jundiaí e Ambulatório Didático Assistencial de Ginecologia e Obstetrícia (“Saudinha”). Atualmente contamos com ambulatório de mastologia, oncologia ginecológica, ginecologia infanto-puberal, endocrinologia ginecológica, patologia do trato genital inferior, histeroscopia, planejamento familiar, infecções genitais femininas/sexualidade, massas ovarianas/endometriose, lesões obstétricas de esfíncter anal (OASIS), uroginecologia e distopias do assoalho pélvico. Além disso, nossos residentes e alunos acompanham e atendem em 3 Unidades Básicas de Saúde do município de Jundiaí; e atividades ambulatoriais e cirúrgicas da onco-ginecologia no Hospital São Vicente – Jundiaí.

O serviço de Obstetrícia, que conta com a atuação dos docentes, professores colaboradores e plantonistas contratados, possibilita uma média de atendimentos de 2.345 consultas/mês na unidade do Pronto Socorro do HU e realiza uma média de 319 partos/mês. As atividades de pré-natal de baixo risco ocorrem nas UBS do município de Jundiaí, e as consultas de pré-natal de alto risco no Ambulatório de Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de Jundiaí. Temos pré-natalistas especializados em hipertensão, diabetes e outras endocrinopatias, doenças infecto-contagiosas, HIV, cardiopatias, malformações fetais, gestações gemelares e gestações em adolescentes. Possuímos ambulatório de seguimento puerperal e de seguimento das gestações molares.

Nossos residentes também participam do serviço de ultrassonografia realizado dentro do HU, que contempla prioritariamente exames obstétricos, de mama e ginecológicos, com uma média de 436 exames/mês.

Lista dos docentes do DTG-FMJ


GINECOLOGIA

 docente

CATEGORIA TITULAÇÃO ACADÊMICA CURRÍCULO
João Bosco Ramos Borges Titular Doutorado Lattes
Rogério Bonassi Machado Associado Livre Docência Lattes

Ana Carolina Marchesini de Camargo

Adjunta Doutorado Lattes
Helena Patricia Donovan Giraldo Souza Adjunta Doutorado Lattes
Rose Luce Gomes do Amaral Adjunta Doutorado Lattes
Gabriela Pravatta Rezende Antoniassi Assistente Mestrado Lattes
Nathalia Gavros Palandri de Azevedo Assistente Mestrado Lattes

 



OBSTETRÍCIA

 docente

CATEGORIA TITULAÇÃO ACADÊMICA CURRÍCULO
Ricardo Porto Tedesco Titular Doutorado Lattes
Jacinta Pereira Matias Adjunta Doutorado Lattes
Karayna Gil Fernandes Adjunta Doutorado Lattes
Maria Letícia Sperandeo de Macedo Luminoso Adjunta Doutorado Lattes
Rodrigo Pauperio Soares de Camargo Adjunto Doutorado Lattes
Francisco Pedro Filho Assistente Mestrado Lattes
Gilberto Lazaroni Theodoro da Cunha Assistente Mestrado Lattes

Contato

Se você tem alguma dúvida em relação ao nosso serviço ou se tem interesse de conhecê-lo entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected] ou [email protected].

Fale conosco!