Laboratórios de Pesquisa

Relação de Laboratórios disponíveis na FMJ para apoio e realização de pesquisas.

Unidade 3:

A Unidade 3 da FMJ, localizada à rua Francisco Telles, 231, Vila Arens, foi construída e destinada exclusivamente para o desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa básica, interdisciplinar e translacional. Inaugurado em 2020, conta com aproximadamente 1000 m2 de construção, divididos em três pavimentos e abriga diversos laboratórios (descritos abaixo) equipados para o desenvolvimento de diferentes linhas de pesquisa coordenadas e desenvolvidas por Docentes da FMJ, que orientam projetos nos cursos de Pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação (iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação).
O primeiro pavimento da Unidade 3 conta com o Laboratório de Equipamentos Multiusuários 01, o Lab. PARASITTOS, o Laboratório de Estudos da Plasticidade Óssea e uma sala de criogenia, além de salas de aula e reuniões.
O segundo pavimento conta com o Laboratório Multiusuário 02, o Laboratório de Imunologia Celular e Molecular, o Laboratório de Biologia Celular e Cultura de Células, além de salas de lavagem e esterilização.
O terceiro pavimento possui uma área de convivência com copa e terraço e escritórios para os pesquisadores.

Laboratório de Equipamentos Multiusuários 01 e Lab. PARASITTOS (Laboratory of Preclinical Assays and Research of Alternative Sources of Innovative Therapy for Toxoplasmosis and Other Sicknesses)

– Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Quero Reimão Dalla Zanna
– Linha de Pesquisa: Quimioterapia das infecções parasitárias.
– Descrição: Pesquisa de fármacos e de novas opções terapêuticas para doenças parasitárias. Estudo da eficácia, da toxicidade e do mecanismo de ação de compostos frente a protozoários patogênicos. Investigação de potenciais alvos terapêuticos contra parasitos de importância médica e de aspectos gerais relacionados à quimioterapia e à epidemiologia das infecções causadas por esses patógenos.
– Técnicas desenvolvidas: Cultura de células hospedeiras e parasitárias, ensaios fenotípicos, teste de fármacos in silico, in vitro e in vivo, ensaios cinéticos e endpoint por colorimetria, fluorescência e luminescência em placas de múltiplos poços, citometria de fluxo e seleção de parasitos resistentes.
















Laboratório de Estudos da Plasticidade Óssea

– Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha
– Linha de pesquisa: Regeneração óssea, Enxertos, Biomateriais
-Descrição: Estudo experimental do tecido ósseo envolvendo os temas: plasticidade óssea, reparo ósseo, doenças osteometabólicas, engenharia tecidual, osseointegração dos enxertos autógenos, biomateriais e implantes metálicos.
– Técnicas desenvolvidas: Procedimentos histotécnicos para análise da neoformação óssea, marcação histoquímicos de proteínas ósseas e estudo biomecânico da resistência óssea.

Laboratório de Imunologia Celular e Molecular

– Coordenador: Prof. Dr. Ronei Luciano Mamoni
– Linha de Pesquisa: Estudo da resposta imunológica em doenças metabólicas,
inflamatórias e infecciosas.
– Descrição: Os projetos de pesquisa desenvolvidos visam avaliar os
mecanismos da resposta imunológica inata e da resposta imunológica
adaptativa, envolvidas no desenvolvimento de doenças de caráter metabólico
(diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade), inflamatórias (associadas às
hipersensibilidades ou respostas autoimunes) e infecciosas, com ênfase na
interação patógeno-hospedeiro, principalmente relacionadas à agentes
patogênicos de natureza fúngica (Paracoccidioidomicose, Candidíase etc).
– Técnicas desenvolvidas: Cultura celular (primária e linhagens), Ensaios
imunoenzimáticos (ELISA, Imunohistoquímica, western-blotting), citometria de
fluxo, PCR em tempo real, zimografia, dentre outros.




Laboratório de Biologia Molecular e Cultura de Células

– Coordenador: Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne e Profa. Dra. Taize Machado Augusto
O LBMCC abriga o grupo de pesquisa, o GoMICs (Group of Molecular Investigation of Cancer), que desenvolve projetos com foco, primariamente, na descoberta e caracterização molecular e celular em diferentes cenários de risco, surgimento e progressão do câncer, e mais recentemente de outras doenças, como o Diabetes Mellitus. O grupo tem três grandes pilares – epigenética/genômica, biologia celular e análise proteômica. Em seus estudos no campo da bioquímica e proteômica, investigamos a expressão de proteínas (Espectometria de Massa (MS), ELISA, Imunofluorescência, IHC, etc) e mecanismos fisiológicos envolvidos na biologia de tumores. Os estudos focam na ação de novos agentes potencialmente terapêuticos, bem como no estudo da resistência de células tumorais mediante tratamentos convencionais. Os experimentos são realizados nos laboratórios: 1. Laboratório de Biologia Celular e Cultura de Células, coordenado pela Dra. Taize Machado Augusto, e 2. Laboratório de Genética e Biologia Molecular, coordenado pela Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan, que focam seus estudos no desenvolvimento de métodos diagnóstico/prognóstico e terapêuticos associados à transformação maligna de tumores e à análise funcional de genes, vias metabólicas e redes de interação proteica complexas envolvidas no desenvolvimento, progressão e metástase do câncer.
– Técnicas desenvolvidas: cultura de células primárias e linhagens tumorais e não transformadas, bem como seu estudo morfofuncional. Estudos genéticos e Moleculares do câncer e outras doenças genéticas.













Além dos laboratórios da Unidade 3, a FMJ conta com outros laboratórios destinados à pesquisa científica em suas outras unidades, listados abaixo.

Unidade 1:

Laboratório de Infectologia Pediátrica

– Coordenador: Prof. Dr. Saulo Duarte Passos
– Linha de pesquisa: Arboviroses, doenças infecciosas congênitas, exantemáticas e respiratórias, na área materno-infantil.
– Descrição: Identificação a nível molecular de patógenos virais, interações através dos processos de replicação, transcrição, tradução, suas regulações e possíveis características e erros.
– Técnicas desenvolvidas: Extração de material genético através de técnica manual e automatizada; quantificação de material genético (RNA/DNA) através de análise por equipamentos de biofotometria e espectrofotometria de placas; técnica de PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) convencional e qPCR (monoplex e multiplex; Ensaio de Imunoabsorção Enzimática ( ELISA) do tipo direto, competitivo, sanduiche e de bloqueio; Citometria de Fluxo; Dosagem de marcadores extra celulares, tal como Interleucinas; Cultura celular focada em virologia.





Laboratório de Toxinas bacterianas e doenças inflamatórias

– Linha de Pesquisa: Toxinas bacterianas e doenças inflamatórias
– Descrição: Investigar o envolvimento de toxinas produzidas e secretadas por bactérias gram-positivas e gram-negativas nas manifestações inflamatórias durante infecções provocadas por estas bactérias.
– Técnicas desenvolvidas: Isolamento de neutrófilos do sangue humano, Quantificação de mediadores inflamatórios por ELISA, Western blotting, citometria de fluxo e RT-PCR.

Laboratório de Microbiologia

– Coordenadores: Prof. Dr. Ronei Luciano Mamoni e Prof. Dr. Alexandre Lourenço
– Linha de pesquisa: Interação entre fungos patogênicos e hospedeiro humano.
– Descrição: Os projetos desenvolvidos têm como objetivo caracterizar fungos patogênicos em termos de resistência a antifúngicos, bem como mecanismos de escape e evasão do sistema imunológico.
– Técnicas desenvolvidas: Cultura de fungos em meios microbiológicos, micro-cultivo para identificação e caracterização de fungos filamentosos, auxonograma, testes bioquímicos, antifungigrama, determinação de capacidade de formação de biofilmes, determinação de mecanismos de virulência, RT-PCR, outras técnicas de biologia molecular.

Fale conosco!