Fatos Marcantes

Autarquia Municipal

Criada em 1968 com o apoio dos setores políticos e médicos da cidade, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), distante apenas 60km de São Paulo, mantém até hoje 60 (sessenta) vagas, no sentido de preservar a qualidade de ensino. Formou 29 turmas, num total de 1620 médicos, muitos com grande destaque na respectiva área de atuação. Completou 35 anos de existência no dia 12/03/2003. A partir de 1971 a FMJ manteve, em convênio com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação do Estado, o Colégio Técnico de Enfermagem, formando técnicos de elevada qualificação. Esse curso foi transferido para Colégio do Estado em 1984, por iniciativa da Prefeitura Municipal.

LINHA DO TEMPO

[cool-timeline layout=”horizontal” show-posts=”7″ date-format=”Y” order=”DESC” story-content=”short”]

Corpo Docente

Em 2008, conta com 129 professores, dos quais 91 (70%) possuem Doutorado, Livre Docência ou Mestrado, e os demais possuem título de Especialista nas respectivas áreas de atuação. Muitos deles estão matriculados em curso de mestrado ou doutorado. Serão contratados novos professores par áreas específicas de Enfermagem, mantendo-se a exigência de Mestrado, no mínimo, visando o alto padrão de ensino que se deseja implantar, à semelhança do, já tradicional, curso médico.

Corpo Discente

Em 2008 estão matriculados 394 alunos de graduação 92 Residentes das diversas especialidades.

Pós-Graduação:

Em convênio com Entidades especializadas desenvolve cursos de pós-graduação sensu lato nas áreas de Reprodução Humana Assistida, de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa e de Homeopatia.

Instalações:

A Faculdade está sediada em Jundiaí, em terreno com 7.150m2, com área construída de quase 5.000m2, onde estão localizadas as salas de aulas, sendo 02 auditórios (com 130 lugares cada), 02 anfiteatros (80 lugares cada), uma sala com 60 lugares e 02 salas menores (30 lugares cada). O prédio sede da Faculdade foi totalmente reformado e abriga novos laboratórios multidisciplinares que atendem às disciplinas de Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Fisiologia, Histologia, Genética, Patologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. O Laboratório de Anatomia Patológica voltou a funcionar, em novas instalações, com expectativa de constituir-se em núcleo de pesquisa nesta Faculdade. Foram realizadas reformas na estrutura do prédio e internamente, além da pintura, que ganhou novas cores. No andar inferior funcionam, em condições ideais, o Laboratório de Anatomia e de Técnica Cirúrgica, além de moderna Sala de Ginástica. Outras reformas estão em andamento, tais como cobertura de quadra poliesportiva, estacionamento, jardins, etc.

Biblioteca:

A Biblioteca funciona no 2º andar do prédio, também reformado, separando-se salas de leitura individual e de grupos, bem como instalação de sala de vídeo e outras acomodações. São 460m2 de área em que o aluno, além do conforto, tem uma Biblioteca preparada para os avanços do ensino e da tecnologia, com 5.860 livros nacionais e 609 estrangeiros e mais 254 títulos de periódicos, sendo 64 estrangeiros. Mantém ligação direta com a BIREME (Biblioteca Regional de Medicina) para pesquisa bibliográfica.

Laboratório de Informática:

A rede de informática, com 16 pontos de acesso, facilitam o acesso à Internet e possibilitam que os alunos e professores utilizem essa tecnologia cada vez mais necessária.

Biotério:

a Unidade de Apoio ao Ensino e Pesquisa Prof. Metry Bacila foi reformada e desde 1993 conta com acomodação para diversos animais e salas de cirurgia.

Ambulatório de Especialidades:

 Instalado em anexo ao prédio da Faculdade, oferece assistência da melhor qualidade à população e serve de campo de ensino prático aos alunos a partir do 4º ano. Será também utilizado pelos alunos do curso superior de Enfermagem.

Hospital Universitário:

A FMJ e a Prefeitura desapropriaram, em 2001, prédio em Jundiaí, com 7.200m2 em área de 14.400m2 onde foi instalado o Hospital Universitário, com 130 leitos, integrando o Sistema Municipal de Saúde, onde funcionarão, inicialmente, os Serviços de Ginecologia e Obstetrícia, de Pediatria e de Cirurgia (apenas para cirurgias eletivas). Com a finalidade de atender ao Curso superior de Enfermagem foi instalado um Laboratório de Enfermagem, com todos os equipamentos e condições necessários ao ensino nessa área.

Serviço de Clínica Médica:

Funciona no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, onde é desenvolvido o ensino de Propedêutica, o Internato de Clínica Médica ao 5º e 6º anos e a Residência em Clínica Médica.

Fale conosco!