EDITAL FMJ- 036/2019, de 19/08/2019
ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE 2020
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
O Prof. Dr. EDMIR AMÉRICO LOURENÇO, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, autarquia municipal de Jundiaí, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
FAZ SABER que o PROCESSO SELETIVO DE 2020 para o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ será realizado de acordo com as seguintes normas:
I – CURSO E VAGAS
NOME DO PROGRAMA – CIÊNCIAS DA SAÚDE – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM SAÚDE HUMANA
NÍVEL: MESTRADO ACADÊMICO
Nota: 03
NÍVEL: DOUTORADO
Nota: 04
– Linhas de Pesquisa em: 1) Saúde da Mulher e Saúde Reprodutiva;
2) Saúde da Criança e do Adolescente;
3) Saúde do Adulto e do Idoso.
Vagas:
MESTRADO ACADÊMICO – 15 (quinze) para alunos regulares;
15 (quinze) para estágio probatório.
DOUTORADO – 10 (dez) para alunos regulares.
Duração do Curso:
MESTRADO ACADÊMICO: 24 meses
DOUTORADO: 48 meses
II – RECONHECIMENTO DO PROGRAMA
MESTRADO ACADÊMICO
Programa recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), em 16 de dezembro de 2010; Portaria MEC nº 656/2017 – Publicado no DOU de 23/05/2017
DOUTORADO
Programa recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), em 25 abril de 2016; Portaria MEC nº 259/2017 – Publicado no DOU de 16/02/2017.
III – LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA
Sede da Faculdade: Rua Francisco Telles nº 250 – Jundiaí-SP.
Hospitais próprios e conveniados, serviço Primário de Saúde (UBS), outros Serviços de Saúde e Laboratórios de Pesquisa.
IV – CORPO DOCENTE E ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular, as linhas de pesquisa e o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu estão disponíveis na página da Internet www.fmj.br, clicar em cursos.
V – PERÍODO DE INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas de 16 de setembro a partir das 9h a 25 de outubro até às 15h, exclusivamente via INTERNET: http://www.fmj.br.
VI – TAXA DE INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) a ser recolhida através de pagamento via boleto.
Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.
O boleto bancário para pagamento da taxa será impresso após o preenchimento da ficha.
VII – EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
1) As inscrições serão feitas somente pela Internet: http://www.fmj.br e serão efetivadas após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), preenchimento da ficha de inscrição e envio pela internet dos documentos exigidos no item 2.
2) DOCUMENTOS EXIGIDOS:
2.1) MESTRADO ACADÊMICO
a) Projeto de Pesquisa (máximo 10 páginas) contendo: título, nome do autor e orientador; introdução com justificativa e objetivo; método; resultados esperados ou obtidos e 10 referências bibliográficas – fonte nº 11, espaço simples, times new roman.
O Projeto deve ser submetido online no momento da inscrição.
b) Currículo Lattes atualizado (disponível para preenchimento no site www.cnpq.br – Plataforma Lattes).
Submeter no momento da inscrição somente o link para acesso do currículo.
c) Cópia do diploma de graduação.
d) Histórico escolar da graduação.
e) Comprovante de submissão do trabalho ao Comitê de Ética em Pesquisa de Instituição credenciada, apenas para rematrículas.
2.2) DOUTORADO
a) Projeto de Pesquisa (máximo 10 páginas) contendo: título, nome do autor e orientador; introdução com justificativa e objetivo; método; resultados esperados ou obtidos e 10 referências bibliográficas – fonte nº 11, espaço simples, times new roman.
O Projeto deve ser submetido online no momento da inscrição.
b) Currículo Lattes (disponível para preenchimento no site www.cnpq.br – Plataforma Lattes).
Submeter no momento da inscrição somente o link para acesso do currículo.
c) Cópia do diploma de graduação.
d) Histórico escolar da graduação.
e) Comprovante de submissão do trabalho ao Comitê de Ética em Pesquisa de Instituição credenciada.
f) Cópia do Diploma do Mestrado ou ATA da defesa ou Declaração de Conclusão.
g) Cópia do Histórico Escolar do Mestrado.
h) Cópia do(s) trabalho(s) publicado(s) no Curso de Mestrado ou anteriores.
i) Certificado de proficiência de conclusão ou em andamento de uma Língua Estrangeira, preferencialmente inglês, emitido por escola ou órgão oficial. No momento da inscrição anexar certificado. Caso não possuir, anexar declaração de “não proficiência”.
3) Os documentos devem ser anexados no momento do preenchimento da ficha de inscrição no site da FMJ (www.fmj.br).
4) A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação pelo candidato das condições totais previstas neste Edital.
5) Após preenchimento da ficha de inscrição, envio dos documentos e pagamento do boleto, será emitido um login e senha para acessar o status da inscrição.
VIII – PROCESSO SELETIVO:
a) O Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação de 2020 da Faculdade de Medicina de Jundiaí será realizado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG-FMJ), com referendo da Coordenação dos Cursos, sendo que para a classificação dos candidatos inscritos serão levados em consideração os seguintes critérios:
1) Relevância do projeto apresentado: o projeto deve estar preferencialmente inserido nas linhas de pesquisa dos professores da FMJ e ter a anuência de um orientador oficial do Programa de Pós-Graduação da FMJ. Terão preferência os projetos em andamento, com potencial para publicação em periódicos altamente qualificados e com suporte por agências de fomento.
2) Qualidade do currículo do candidato: serão avaliados os artigos publicados em periódicos qualificados; apresentação de trabalhos em eventos científicos ou congressos; aulas e palestras ministradas. Os candidatos que estiverem inseridos em instituições ligadas ao ensino e à pesquisa, e que tenham disponibilidade para desenvolvimento de pesquisa de forma regular terão preferência.
3) Distribuição de alunos por linhas de pesquisa: a distribuição dos candidatos será eqüitativa entre as três linhas do Curso da FMJ, de acordo com a disponibilidade de cada orientador do Programa.
4) Entrevista e provas de proficiência em Língua Portuguesa e Inglesa: Ficará a critério da CPG e da Coordenação a convocação de candidatos para avaliação pessoal.
IX – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados serão divulgados a partir de 13 de dezembro de 2019, através do site da Faculdade de Medicina de Jundiaí: www.fmj.br.
X – MATRÍCULAS
a) Os candidatos classificados, de acordo com as vagas oferecidas, farão matrícula no período de 13 a 24 de janeiro de 2020, das 08:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas, na Secretaria de Pós-Graduação da FMJ, localizada no 2º andar do prédio sede da Faculdade, à rua Francisco Telles nº 250 – Vila Arens – Jundiaí-SP.
b) Por ocasião da matrícula, serão exigidos os seguintes documentos:
1. Cópia da Cédula de Identidade – 1 via;
2. Cópia do Título de Eleitor – 1 via;
3. Cópia do CPF junto à Receita Federal – 1 via;
4. Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento – 1 via;
5. Duas fotografias recentes 3×4 cm;
6. Cópia autenticada do Diploma de Graduação – 1 via;
7. Cópia autenticada do certificado de especialização ou residência – 1 via;
8. Cópia autenticada do Diploma de Mestrado – 1 via (para Doutorado);
9. Cópia autenticada do Histórico de Mestrado – 1 via (para Doutorado);
10. Outros documentos poderão ser solicitados, de acordo com a necessidade;
11. Comprovante do pagamento, via depósito identificado no Banco do Brasil, Agência 0340-9, Conta Corrente 5951-X, no valor de R$ 120,00.
XI – PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO de 2020.
O presente processo seletivo terá validade para o ano de 2020.
Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, aos dezenove dias do mês de agosto de dois mil e dezenove (19/08/2019).
Prof. Dr. Edmir Américo Lourenço
Diretor