EDITAL FMJ- 031/2023, de 02/10/2023
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E GERENCIAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE 2023/2024
O Prof. Dr. EVALDO MARCHI, Diretor de Escola Superior da Faculdade de Medicina de Jundiaí, autarquia municipal de Jundiaí, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
FAZ SABER que está iniciado o período de inscrições para admissão de alunos para o Curso de Especialização em formação em estratégias de desenvolvimento institucional de serviços de saúde 2023/2024.
- DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1. O presente edital destina-se ao provimento de adesão de matriculas necessárias para o provimento do Curso de Especialização em formação em estratégias de desenvolvimento institucional de serviços de saúde 2023/2024.
1.2. É responsabilidade do (a) candidato (a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital e seus anexos.
1.3. Este Edital possui o cronograma em conformidade prevista no Parecer CEE 111/2023, publicado no DOE em 09/03/2023, no que se refere as atividades necessárias para execução e implementação do Curso de Especialização em formação em estratégias de desenvolvimento institucional de serviços de saúde 2023/2024.
1.4. As alterações deste Edital serão sempre divulgadas na página web da FMJ e as dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail [email protected].
- PÚBLICO-ALVO E VAGAS
2.1. O público alvo do Curso de Especialização em Formação em Estratégias de Desenvolvimento Institucional de Serviços de Saúde 2023/2024 é destinado para profissionais interessados em atuar na gestão de serviços de saúde públicos e privados, contribuindo para a melhoria e qualificação da gestão e possibilitar o desenvolvimento de uma visão estratégica da realidade administrativa dos serviços de saúde e de suas unidades produtivas.
2.2. Número de vagas: a turma será disponibilizada a partir da efetivação mínima de 45 inscritos, conforme estabelecido no “TERMO DE ADESÃO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E GERENCIAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE 2023/2024”- ANEXO I
- CRONOGRAMA E DO INVESTIMENTO
3.1. Duração do curso: 14 meses (456 horas);
3.2.Carga horária do curso: 456 horas;
3.3. Investimento: valor global de R$ 12.460,00 – (doze mil quatrocentos e sessenta reais), a ser pago em até14 parcelas iguais e sucessivas, no qual terá vencimento a partir do 5º dia útil do início do curso;
3.4 Início do curso: 19 de janeiro de 2024. Término: Fevereiro/2025;
3.5. Local: O ensino será ministrado de forma híbrida, nas salas de aula da sede da Faculdade de Medicina, de acordo com a natureza de conteúdo e da técnica pedagógica que se fizerem necessárias. As aulas presenciais serão às sextas e sábados, a cada 15 dias, aproximadamente;
3.6.Coordenação Geral do Curso: Profa. Dra. Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo;
3.7. Certificação: Pós-graduação lato sensu – Especialização em Gestão de Saúde (certificado expedido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí), desde que o aluno cumpra satisfatoriamente todas as exigências referente a frequência mínima e avaliações.
- OBJETIVO e DIFERENCIAL DO CURSO
4.1. O profissional especialista formado neste curso estará habilitado a utilizar ferramentas para atuação na gestão e na administração de instituições da área, como hospitais, clínicas, laboratórios, unidades de atenção à saúde, secretarias, empresas operadoras de planos e seguros privados de saúde, associados à natureza específica das práticas de gestão do setor.
4.2. Curso presencial, com professores especialistas, que atuam na gestão em saúde e com experiência neste mercado de trabalho.
- METODOLOGIA e CRONOGRAMA
5.1. Este curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos.
5.2. O curso acontece em atividades presenciais e à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (Google Classroom). O objetivo é alcançado com o apoio de mecanismos de interação e comunicação adequados, além da disponibilização de conteúdos, recursos multimídia (vídeos) e atividades avaliativas. Nesse sentido, o curso contribui para a autonomia do aluno, para que ele realize a busca constante do conhecimento, a capacidade de questionamento e de diálogo com o professor e os demais colegas, além de administrar seu tempo de maneira produtiva.
5.3. As estratégias didáticas incluem tanto atividades coletivas quanto individuais, utilizando as ferramentas disponibilizadas como rodas de conversa, seminários, exercícios de múltipla escolha, textos, estudos de casos, projetos aplicativos entre outros, assim como avaliações que acontecem ao longo do processo de aprendizagem. A carga horária será distribuída em aulas presenciais (32 horas/mês) e 6 horas de atividades à distância, sob tutoria, para cada conteúdo das aulas presenciais, totalizando 456 horas de curso, nos moldes do cronograma abaixo:
2024 * atividades práticas previstas |
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Unidades Didáticas: | Carga Horária/ modalidade de Ensino: | Docente responsável: | |||
01 | Acolhimento e Integração dos participantes | Janeiro
16 horas presenciais (Dias 19 e 20) |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo,
Monica Lipay
Marília Jesus Batista
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Apresentação do Programa do Curso | |||||
Metodologia do Ensino Superior
– Redação Científica |
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TCC (Projetos Aplicativos) | |||||
* Definir tema do TCC, levantar referencial bibliográfico e preencher modelo de projeto, conforme orientações e postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Janeiro 03 horas Assíncronas (Classroom) |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo,
Monica Lipay
Marília Jesus Batista
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02 | Teorias Gerais de Administração,
Tipos de Lideranças e Perfil do Gestor |
Fevereiro
16 horas presenciais (Dias 02 e 03) |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo
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* Identificar no seu local de trabalho o perfil da liderança e do gestor e elaborar relatório a ser postado no ambiente virtual de aprendizagem. | Fevereiro 03 horas Assíncronas (Classroom) |
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03 | Políticas Públicas, Formulação de Políticas de Saúde, Sistema de Saúde Brasileiro – SUS (Arcabouço legal, o público e o privado; modelos de atenção à saúde, planejamento, gestão, regulação, financiamento e participação social) | Fevereiro
16 horas presenciais (Dias 16 e 17) |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo
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*Elaborar relatório contendo a análise do serviço de saúde de sua origem (público ou privado), nível de atenção que se encontra e como está articulado na rede de atenção do SUS. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Fevereiro 03 horas Assíncronas (Classroom) |
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04 | Epidemiologia em Serviços de Saúde | Março
16 horas presenciais (Dias 01 e 02) |
Marília Jesus Batista de Brito Mota
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Vigilância Epidemiológica | |||||
Vigilância Sanitária | |||||
Zoonoses | |||||
SCIH | |||||
* Analisar o perfil de morbi-mortalidade do município e responder questões para fixação do conteúdo. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Março 03 horas Assíncronas (Classroom) |
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05 | Gestão Baseada em Evidências | Março
16 horas presenciais (Dias 15 e 16) |
Marília Jesus Batista de Brito Mota | ||
Observar se o plano municipal de saúde do município levou em conta os dados epidemiológicos/ diagnóstico situacional para o atendimento das necessidades de saúde da população e responder questionário sobre o tema. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Março 03 horas Assíncronas (Classroom) |
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06 | Gestão das Redes de Atenção à Saúde. | Abril
16 horas presenciais (Dias 05 e 06) |
Tânia R.G.B.Pupo
Tiago Texera |
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*Elaborar relatório sobre a rede de atenção da região de saúde de Jundiaí. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Abril
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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07 | Planejamento estratégico – bases conceituais | Abril
16 horas presenciais (Dias 19 e 20) |
Fernando Pavan
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* Analisar o planejamento estratégico do serviço de origem do aluno e declarações (missão, visão, valores) e postar no ambiente virtual de aprendizagem | Abril
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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08 | Planejamento Estratégico de Serviços de Saúde (Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios)
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Maio 16 horas presenciais (Dias 03 e 04) |
Tânia R. G. B. Pupo
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*Resolver exercícios sobre planejamento estratégico de UBS e Ambulatório e postar no ambiente virtual de aprendizagem
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Maio 03 horas Assíncronas (Classroom) |
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09 | Planejamento Estratégico de Serviços de Saúde
( Hospitais) |
Maio
16 horas presenciais (Dias 17 e 18) |
Matheus Gomes
(Superintendente do HCSVP) |
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*Resolver exercícios sobre planejamento estratégico de hospital. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Maio
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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10 | Elaboração e gestão de projetos | Junho
16 horas presenciais (Dias 07 e 08) |
Marco Antônio Palleta
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*Identificar os projetos que estão sendo implementados no serviço de origem do aluno e produzir relatório analítico. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Junho 03 horas Assíncronas (Classroom) |
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11 | Gerenciamento de projetos | Junho
16 horas presenciais (Dias 21 e 22) |
Marco Antônio Palleta
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*Observar em seu local de trabalho como os projetos estão sendo gerenciados e produzir relatório analítico. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Junho
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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12 | Planejamento Físico Funcional
Hotelaria em Saúde Engenharia Clínica |
Julho
16 horas presenciais |
Marcelo Assad Boeger
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*Assistir ao vídeo sobre organização estrutural e funcional de hospitais e emitir relatório. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Julho
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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13 | Gestão da Qualidade, Riscos e Segurança do Paciente
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Agosto 16 horas presenciais
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Fernando Pavan
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*Identificar nos hospitais do município de Jundiaí (Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Universitário) a existência de Comissão de Qualidade, suas atribuições e desafios. Elaborar relatório e postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Agosto
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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14 | Experiência do Paciente e
Humanização/Hospitalidade |
Agosto
16 horas presenciais |
Izabel Rios
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*Assistir ao vídeo Experiência do Paciente e elaborar resumo sobre o tema. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Agosto
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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15 | Projetos Aplicativos – Apresentação das propostas de intervenção (Pré-Projetos) | Setembro
16 horas presenciais (Dias 13 e 14) |
Tutores:
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo, Monica Lipay Marília Jesus Batista |
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Monitoramento das mudanças propostas de intervenção apresentadas nos pré-projetos – feedback aos alunos | Setembro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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16 | Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas: A dimensão humana nas organizações, o indivíduo na organização, Equipes, Produtividade nas Equipes, Liderança, Liderança e Poder, Negociação, Conflito e Motivação. | Setembro
16 horas presenciais (Dias 27 e 28) |
Tiago Antunes
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*Visita ao RH da instituição de origem para observar o funcionamento do setor; assistir vídeo sobre liderança e elaborar relatório analítico sobre a visita. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Setembro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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17 | Tecnologias, Informação e Inovação em Saúde | Outubro
16 horas presenciais |
Alexander Terra Antunes
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*Assistir ao vídeo sobre novas tecnologias na saúde e identificar em seu ambiente de trabalho a utilização das mesmas. Elaborar relatório e postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Outubro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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18 | Acreditação de Serviços de Saúde | Outubro
16 horas presenciais Outubro 16 horas presenciais |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo
Convidado: André Grion
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A partir do Manual de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) apresentar em relatório os critérios estabelecidos para cada nível de certificação. Postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Outubro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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19 | Gestão de Custos, Finanças e Resultados em Saúde | Novembro
16 horas presenciais |
Marco Ramos
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*Responder questões para fixação de conteúdos e posta no ambiente virtual de aprendizagem. | Novembro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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20 | Marketing e Relacionamento Empresarial | Novembro
16 horas presenciais |
Tiago Antunes
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*Identificar as estratégias de marketing utilizadas pelos serviços de saúde. Elaborar relatório e postar no ambiente virtual de aprendizagem. | Novembro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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21 | Apresentação dos Projetos Aplicativos |
Dezembro 16 horas presenciais
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Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo,
Monica Lipay,
Marília Jesus Batista
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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | |||||
Avaliar os projetos apresentados,
via Google Forms. |
03 horas Assíncronas (Classroom) | ||||
2025 |
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22 | Apresentação dos Projetos Aplicativos | Janeiro
16 horas presenciais (Dias 10 e 11) |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo,
Monica Lipay,
Marília Jesus Batista
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Avaliar os projetos apresentados, via Google Forms. | Janeiro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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23 | Apresentação dos Projetos Aplicativos | Janeiro
16 horas presenciais |
Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo,
Monica Lipay,
Marília Jesus Batista
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||
Avaliar os projetos apresentados,
via Google Forms. |
Janeiro
03 horas Assíncronas (Classroom) |
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24 | Apresentação dos Projetos Aplicativos | Fevereiro
16 horas presenciais |
Tânia Regina
Gasparini Botelho Pupo,
Monica Lipay,
Marília Jesus Batista |
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Trabalho de Conclusão de Curso
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Entrega dos TCCs e Encerramento | Fevereiro
03 horas Assíncronas |
- DA INSCRIÇÃO E DA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA DO CURSO
6.1. A Inscrição do aluno no curso dar-se–à por meio de preenchimento de formulário, aceite do Termo de Adesão à Matrícula e envio dos seguintes documentos:
- Cédula de Identidade;
- CPF (pode ser anexada a Cédula de Identidade caso conste o número do CPF);
- Frente e verso do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso. Obrigatório constar o nome da Instituição e o nome do curso;
- Foto 3×4.
- Comprovante de endereço.
6.2. O período de inscrição será do dia 02/10/2023 até as 23h59min do dia 20/12/2023 (horário de Brasília) pelo link https://academico.fmj.br/selecao_simplificada
6.3. Não há taxa de inscrição.
6.4. Após o preenchimento e envio dos documentos descritos no item 4.1, será gerado um protocolo, e de posse desse número, o candidato acompanhará sua inscrição e efetivação de matrícula.
6.5. Na data de 05/01/2024, será disponibilizado, no site da FMJ, o resultado das análises das inscrições e deferimento da matrícula. Fica reservado à FMJ, o direito de excluir a candidatura à matricula daquele que não anexar os documentos comprobatórios no formulário de inscrição, e não preenchê-lo de forma completa, correta, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.
6.6. A realização e a oferta deste curso previstas neste Edital, está condicionada à efetivação de, no mínimo, 45 matrículas, sendo certo que o início do curso previsto, para início de 2024, poderá sofrer alteração caso não seja alcançado este número mínimo de 45 alunos matriculados.
6.7. Ainda que tenha sido deferida a matrícula, a cobrança da 1º parcela da mensalidade do curso terá seu vencimento postergado para ocorrer a 3 dias úteis, antes da data de início do curso. Caso não haja, o pagamento da primeira parcela, a matricula será automaticamente cancelada.
6.8. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Diretoria de Extensão e Cultura da FMJ.
6.9. O candidato que prestar declaração falsa, omissa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou desligado do curso, na hipótese de já ter sido matriculado.
6.10. A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente Edital, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a observância, mediante consulta ao site: www.fmj.br informado e dos procedimentos e prazos estabelecidos no presente Edital, além de eventuais alterações posteriores que venham a ser editadas em relação ao presente processo.
- DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. A não comprovação dos requisitos fixados neste Edital, em tempo e forma estabelecidos, acarretará automática eliminação do aluno, independente da fase do processo.
7.2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação tácita de todos os temas constantes do Edital e do Regimento da Faculdade de Medicina de Jundiaí aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.
7.3. A inexatidão de dados e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificados posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição ou matrícula, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal;
7.4. Demais informações poderão ser obtidas no Departamento de Extensão e Cultura da Faculdade de Medicina de Jundiaí, pelo telefone 11 3395-2140 ou e-mail [email protected] ou site: www.fmj.br.
7.5. Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Diretoria de Extensão e Cultura da Faculdade de Medicina de Jundiaí
7.6. Este Edital será afixado na Faculdade de Medicina de Jundiaí, publicado na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí e no site : www.fmj.br da FMJ.
- Calendário destacando os eventos relacionados ao presente Edital:
Período de inscrições de adesão a matrícula | 02/10/2023 a 20/12/2023 |
Publicação de deferimento da matrícula | 05/01/2024 |
Início do curso | 19/01/2024 |
Para conhecimento, faz baixar o presente Edital que será publicado na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí e no site da Faculdade de Medicina de Jundiaí, sendo afixado no local de costume no prédio da Unidade 1 da Faculdade.
Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, aos dois dias do mês de outubro de dois mil e vinte e três ( 02/10/2023 ).
Prof. Dr. Evaldo Marchi
Diretor