EDITAL DE SELEÇÃO DA OPERAÇÃO GUAICURUS
A Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, por meio deste, informa que estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes interessados em participar do Projeto Rondon, na Operação “Guaicurus” – MS, entre os dias 13 a 30 de julho de 2023.
- Das informações gerais
A Faculdade de Medicina de Jundiaí, tendo como base a participação na Operação “Guaicurus” – MS, torna público este edital a fim de convocar os estudantes interessados em participar do processo seletivo.
1.1. Do Objeto
O presente Edital estabelece os critérios de composição da equipe de dez (10) estudantes que, juntos com dois professores, representarão, em caráter de trabalho voluntário, nos termos da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, a FMJ na Operação “Guaicurus”. Sendo que, serão selecionados nove (9) alunos distribuídos da seguinte maneira: sete (7) alunos titulares e dois (2) reservas. Os demais aprovados ficam numa “lista de espera”, podendo ser convocados mediante eventuais desistências.
- Do público alvo
Estão aptos a se inscreverem para esse processo seletivo todos os estudantes desde que:
2.1. Estejam regularmente matriculados no curso de medicina da FMJ do terceiro ao sexto ano em 2023.
2.1.1. No caso dos candidatos dos quinto e sexto anos, suas horas no Projeto Rondon serão validadas como carga horária do internato, conforme comunicado da Coordenação de Curso em 23 de março de2023.
2.2. Estejam, preferencialmente, cursando a partir da segunda metade do curso conforme item 8.4 do edital nº 1/2022-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD. (DOU: 23/12/2022, Edição 241, Seção 3, página 43).
2.3. Comprometam-se a realizar o planejamento, a execução das atividades da forma mais salutar e ética.
2.4. Estejam preparados física e emocionalmente para enfrentar as condições de trabalho. É obrigatório que os candidatos estejam avaliados clínica, odontológica e psicologicamente, tendo em vista a permanência em localidade com carência de recursos e, por vezes, inóspitas. (Conforme item 9.2.8 do editai das Operações).
2.4.1. Estejam com a Carteira de vacinas atualizadas de acordo com o Ministério da Saúde, incluindo febre amarela e Covid-19 a serem comprovadas no ato da inscrição por cópias.
2.4.2. Todos os integrantes da equipe, deverão estar portando cartão de vacinação com as vacinas obrigatórias exigidas pelo Ministério da Saúde, bem como a da COVID-19, no mínimo 2ª dose, para desenvolverem e executarem as ações da Operação, bem como a apresentação DE RESULTADO NEGATIVO de teste do COVID-19, realizado 48 horas antes do embarque. (Conforme item 9.2.8.1 do edital das Operações).
2.5. Tenham tempo livre para se dedicar às etapas de planejamento e capacitação a realizar-se nos meses de abril, maio e junho de 2023 (Ver item 5.1)
2.6. Possam se ausentar de suas atividades rotineiras nos dias da operação.
2.7. Tenham disponibilidade de tempo integral durante os dias do período da operação.
2.8. Estejam aptos para atuar de forma multidisciplinar, com respeito e espírito colaborativo com os demais participantes e com a população do município.
2.9. Estejam aptos a colaborar com as ações citadas na proposta e/ou ajustadas após a Viagem Precursora, e que tenham experiência em ações semelhantes.
2.10. Estejam aptos a cumprir todas as determinações dispostas no “Guia do Rondonista” que se encontra a disposição para download no site:https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads
- Da inscrição
3.1. A inscrição deverá ser feita no período de 28 de Março a 9 de abril de 2023 (até as 23 horas e 59 minutos, conforme registro de recebimento de e-mail).
3.2. Nesse período o aluno deverá manifestar seu interesse em participar do Projeto Rondon por meio de Ficha de Inscrição (Anexo 1 – clique aqui).
3.3. A ficha de inscrição (com foto) deverá ser enviada como anexo, através do e-mail institucional, para o seguinte endereço: [email protected] com a denominação do assunto: Inscrição na Operação Guaicurus do Projeto Rondon.
3.4. Anexar carteiras de vacinas conforme item 2.4.1.
- Da seleção
4.1. A Pré-Seleção (atendimento aos itens 3.1, 3.2 e 3.3).
4.2. Participar da Palestra “Projeto do Rondon” no dia 10/04/2023 no Anf A na Unidade I às 19:00hs e responder questionário, que terão caráter eliminatório.
4.3. A entrevista possui caráter eliminatório. Participarão desta etapa apenas aqueles alunos inscritos e selecionados de acordo com o item 4.1 e 4.2.
4.4. A entrevista ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril de 2023 (4ª e 5ª feira, mediante agendamento a ser divulgado com a lista de selecionados para a entrevista), no laboratório de Bioquímica, na própria FMJ (unidade 1).
4.4.1. A entrevista será realizada obrigatoriamente pelos professores do Núcleo do Rondon, e envolvidos na Operação.
4.5. A divulgação do resultado do processo seletivo deverá ocorrer até dia 16 de abril de 2023.
- Do planejamento e capacitação
5.1. A presença em todas as etapas da capacitação é obrigatória para os titulares e reservas e ocorrerá as terças e/ou quartas e/ou quintas-feiras, podendo ocorrer exceções caso necessário.
5.2. Durante a capacitação e treinamento dos alunos selecionados, oito alunos serão denominados titulares e dois alunos serão denominados reservas.
5.3. Os alunos reservas só comporão a equipe se algum aluno titular ficar impossibilitado de fazê-lo.
5.4. Os alunos denominados reservas poderão compor a equipe da operação seguinte, desde que a proposta da FMJ seja aprovado na seleção pelo Ministério da Defesa.
- Disposições finais
6.1. O estudante, ao fazer a inscrição, declara-se ciente e de acordo com todas as normas deste edital, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pelo Núcleo Rondon nos casos omissos e nas situações não previstas neste edital.
6.2. O estudante, após a participação no Projeto Rondon, receberá Certificado emitido pelo Ministério da Defesa.
6.3. Somente serão admitidos recursos nos casos comprovados de descumprimento deste Edital.
6.4. Os recursos deverão ser encaminhados para a Diretoria da FMJ, através de requerimento protocolado, em petição escrita, devidamente fundamentada, assinada pelo interessado, no prazo de 48 horas, a contar da data da divulgação dos resultados mencionados no item 4.5 do presente Edital.
6.5. O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.
Para mais informações veja edital oficial no site do Ministério da Defesa: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon
Diretoria da FMJ, aos vinte e oito dias do mês de março de dois mil e vinte e três (28/03/2023)
Prof. Dr. Evaldo Marchi
Diretor
Lista dos Classificados para Entrevista de Seleção da Equipe
FMJ na Operação Guaicurus do Projeto Rondon
1801070 Bianca P. Fede
1801105 Livia E. Simas
1901126 Stephane K. C. Corrêa
1901157 Gabriella C. Santos
1901181 Maria Guadalupe Pereira
1901033 Bruno do A. M. Coutinho
1901183 Danielle P. S. de Branco
2001082 Maria Carolina Delforno
2001027 Brenda S. Neves
2001054 Giovanna Beatrice C. de Oliveira
2001139 Barbara M. Ambrosano
2001087 Thais T. Yauti
2001076 Julia de O. Nadaleto
2001115 Beatriz de Oliveira
2001104 Isabela P. Leite
2101007 Juliana J. Santos
2101210 Erica A. Todo
2101167 Laura S. Cassiano
2101027 Lucas D. G. Hernandez
2101191 Maria Carolina D. F. Centioli
2101205 Caroline S. Coelho
Obs: Em caso de não haver seleção de candidatos suficientes para
compor a equipe, nova lista será publicada com os classificado
subsequentes.