EDITAL FMJ- 016/2022, de 24/03/2022
ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DE DOUTORADO
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
O Prof. Dr. EVALDO MARCHI, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, autarquia municipal de Jundiaí, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
FAZ SABER que o PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE DOUTORADO para o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ.
Para a inscrição ao processo seletivo, o Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Graduação (GTPPG) da FMJ exige que o candidato tenha concluído o curso de mestrado em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES.
O Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação será regido pelo presente edital.
I – CURSO E VAGAS
NOME DO PROGRAMA – CIÊNCIAS DA SAÚDE – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM SAÚDE HUMANA
NÍVEL: DOUTORADO Nota: 04 – Linhas de Pesquisa em: 1) Saúde da Mulher e Saúde Reprodutiva; 2) Saúde da Criança e do Adolescente; 3) Saúde do Adulto e do Idoso. |
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Vagas:
DOUTORADO 6 (seis) para alunos regulares. **No caso de haver número de projetos com excelência nos critérios de avaliação (item VIII) que exceda o número de vagas previstas, o GTPPG poderá aprovar o aumento do número de vagas disponíveis para até 10. |
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Duração do Curso:
DOUTORADO: 48 meses |
II – RECONHECIMENTO DO PROGRAMA
DOUTORADO
Programa reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), em 15 fevereiro de 2017; Portaria MEC nº 259/2017 – Publicado no DOU de 16/02/2017.
III – LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA
Sede da Faculdade: Rua Francisco Telles nº 250 – Jundiaí-SP.
Hospitais próprios e conveniados, serviço Primário de Saúde (UBS), outros Serviços de Saúde e Laboratórios de Pesquisa.
IV – CORPO DOCENTE E ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular, as linhas de pesquisa e o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu estão disponíveis na página da Internet www.fmj.br, clicar em Pós-Graduação.
V – PERÍODO DE INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas de 28/03/2022 a partir das 9h a 29/04/2022 até às 15h, exclusivamente via Internet, em https://site.fmj.br/posgraduacao
VI – TAXA DE INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) a ser recolhida através de pagamento via boleto, que será impresso após o preenchimento da ficha de inscrição.
Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.
VII – EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
- As inscrições serão feitas somente pela Internet (https://site.fmj.br/posgraduacao) e serão efetivadas após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), preenchimento da ficha de inscrição e envio pela internet dos documentos exigidos no item 5.
- A efetivação da inscrição no presente processo seletivo somente será deferida se o interessado atender a todas as exigências deste Edital. Caso a inscrição seja indeferida, por não satisfazer as exigências do edital, não haverá devolução da taxa paga;
- É responsabilidade do candidato certificar-se de que sua inscrição está de acordo com as condições e exigências previstas no neste edital disponível em: (https://site.fmj.br/posgraduacao);
- O candidato responsabiliza-se pela veracidade das informações prestadas na inscrição.
- DOCUMENTOS EXIGIDOS:
a) Projeto de Pesquisa (máximo 20 páginas) contendo: título, nome do autor e orientador; resumo (máximo 400 palavras), introdução com justificativa e objetivos; métodos (incluindo análise estatística); resultados esperados e referências bibliográficas (mínimo de 10, máximo de 30). Formatação do Projeto: Fonte: times new roman, tamanho 12, espaço simples, texto justificado, Referências Bibliográficas no formato Vancouver, arquivo único em formato pdf.
b) O Projeto deve ser submetido online no momento da inscrição.
c) Link do Currículo Lattes do candidato atualizado (disponível para preenchimento no site cnpq.br – Plataforma Lattes).
d) Cópia do diploma de graduação, frente e verso, em um único arquivo em formato pdf.
e) Histórico escolar da graduação, em um único arquivo em formato pdf.
f) Cópia do Diploma do Mestrado ou ATA da defesa ou Declaração de Conclusão, frente e verso, em um único arquivo em formato pdf.
g) Cópia do Histórico Escolar do Mestrado, em um único arquivo em formato pdf.
h) Cópia do(s) trabalho(s) publicado(s) no Curso de Mestrado ou anteriores, em um único arquivo em formato pdf.(opcional).
- Os documentos devem ser anexados no momento do preenchimento da ficha de inscrição no site da FMJ (https://site.fmj.br/posgraduacao);
- A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação pelo candidato das condições totais previstas neste Edital.
- No site ((https://site.fmj.br/posgraduacao) ficará disponível a impressão de 2ª via do boleto e verificação do status de sua inscrição, sendo necessário informar seu CPF.
- O candidato deve observar, no site da inscrição, qual o tamanho máximo e formato permitido para o upload de cada documento.
VIII – PROCESSO SELETIVO:
O Processo Seletivo será realizado pelo Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Graduação (GTPPG), instituído pela portaria 151/2020 de 12/2020, com referendo da Coordenação de Pós-Graduação. Será adotado um regime de avaliação, nos moldes das cláusulas abaixo:
I. OS ALUNOS INSCRITOS terão seus projetos avaliados pelo GTPPG, e serão classificados de acordo com os seguintes critérios:
1) Relevância e qualidade do projeto de pesquisa (PESO 5):
A) Inserção nas linhas de pesquisa dos professores da FMJ e ter a anuência de um orientador oficial do Programa de Pós-Graduação da FMJ (consultar lista de orientadores na página fmj.br).
B) Originalidade e contribuição ao desenvolvimento da área de conhecimento do projeto proposto;
C) Clareza e pertinência dos objetivos propostos;
D) Adequação dos métodos aplicados (incluindo análise estatística);
E) Exequibilidade dentro do cronograma proposto (4 anos para doutorado);
F) No caso de projetos em execução, resultados obtidos preliminarmente;
G) No caso de projetos em execução, captação de fomento junto a agências financiadoras.
2) Histórico escolar e acadêmico do candidato (PESO 3):
A) Regularidade de notas obtidas durante a graduação e pós-graduação;
B) Participação prévia em projetos de pesquisa (IC ou pós-graduação);
C) Participação e apresentação de trabalhos em reuniões científicas;
D) Publicação de artigos científicos;
E) Outras informações acadêmicas relevantes (patentes obtidas, palestras ministradas, prêmios recebidos, etc).
3) Entrevista (PESO 2):
Os candidatos serão convocados para a entrevista, com indicação de data e local, com antecedência de 10 dias úteis, dentro do período estabelecido no calendário deste processo seletivo.
A entrevista será realizada pelo Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Graduação (GTPPG) da FMJ, com todos os alunos inscritos no Doutorado, e terá duração mínima de 15 minutos e máxima de 30 minutos, ocasião em que serão avaliados no candidato os seguintes quesitos:
A. Domínio sobre o tópico abordado no projeto de pesquisa proposto;
B. Conhecimento sobre os projetos de pesquisa e metodologia proposta;
C. Disponibilidade para execução do projeto de pesquisa.
IX – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados serão divulgados a partir de 13/05/2022 em edital de Aprovados disponível no site da Faculdade de Medicina de Jundiaí: (https://site.fmj.br/posgraduacao);
X – MATRÍCULAS
a) Os candidatos classificados, de acordo com as vagas oferecidas, farão matrícula no período de 23/05/2022 a 27/05/2022, das 08:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas, na Secretaria de Pós-Graduação da FMJ, localizada no 2º andar do prédio sede da Faculdade, à rua Francisco Telles nº 250 – Vila Arens – Jundiaí-SP.
b) Por ocasião da matrícula, serão exigidos os seguintes documentos:
- Cópia da Cédula de Identidade – 1 via;
- Cópia do Título de Eleitor – 1 via;
- Cópia do CPF junto à Receita Federal – 1 via;
- Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento – 1 via;
- Duas fotografias recentes 3×4 cm;
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação – 1 via;
- Cópia autenticada do Diploma de Mestrado – 1 via;
- Cópia autenticada do Histórico de Mestrado – 1 via;
- Comprovante de SUBMISSÃO do trabalho ao Comitê de Ética em Pesquisa de Instituição credenciada.
- Outros documentos poderão ser solicitados, de acordo com a necessidade;
- Comprovante do pagamento, via depósito identificado, colocando seu CPF como identificador, no Banco do Brasil, no valor de R$ 150,00:
ii. Para pagamentos via Banco do Brasil: Agência: 0340-9, Conta Corrente: 5951-X
iii. Para pagamentos via outros bancos: Agência: 0340-9, Conta Corrente: 5951-0
XI – DOS RECURSOS
a) Será admitido um único recurso para cada hipótese abaixo, em campo próprio no site (https://site.fmj.br/posgraduacao) devidamente protocolado ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação. Serão admitidos recursos quanto: 01 recurso para cada situação abaixo arrolada
I. ao indeferimento do requerimento da inscrição;
II. à aplicação das provas;
III. ao resultado das provas;
IV. ao resultado final do concurso.
b) Somente serão considerados os recursos interpostos no prazo estipulado neste capítulo e não serão aceitos os recursos interpostos a evento diverso das hipóteses acima.
c) O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.
d) O prazo para interposição de recurso é de 02 (dois) dias úteis contados da publicação, do evento a ser objeto de recurso.
e) O diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí constitui a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
f) Serão indeferidos os recursos:
- cujo teor desrespeita a Banca Examinadora;
- que estejam em desacordo com as especificações contidas neste capítulo;
- cuja fundamentação não corresponda à questão recursada;
- sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente, incoerente ou os intempestivos.
- interposto fora do prazo ou em modalidade divergente prevista neste instrumento.
g) As respostas de todos os recursos, quer procedentes ou improcedentes, serão levadas ao conhecimento de todos os candidatos inscritos no Concurso por meio de publicação no site da Faculdade de Medicina de Jundiaí: fmj.br.
XI – PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO.
O presente processo seletivo terá validade para o ano de 2022, ingresso em 2022.
DATAS | |
28/03/2022 a 29/04/2022 | Período de inscrição |
02/05/2022 a 06/05/2022 | Período de avaliação de projetos e histórico escolar e acadêmico do candidato |
02/05/2022 | Convocação para as entrevistas |
09/05/2022 a 11/05/2022 | Período de Entrevistas com candidatos |
12/05/2022 a13/05/2022 | Divulgação dos resultados preliminares |
16/05/2022 a 17/05/2022 | Prazo para interposição de recursos |
18/05/2022 a 19/05/2022 | Divulgação dos resultados de recursos |
20/05/2022 | Divulgação dos resultados (Lista de Aprovados) |
23/05/2022 a 27/05/2022 | Período de matrícula |
Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, aos vinte e quatro dias do mês de março de dois mil e vinte e dois (24/03/2022).
Prof. Dr. Evaldo Marchi
Diretor