Edital de Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBIC-FMJ 2022/2023 – RETIFICADO

EDITAL FMJ- 028/2021, de 21/09/2021

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ PIBIC-FMJ/CNPq 2022-2023

 

O Prof. Dr. EVALDO MARCHI, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí́, autarquia municipal de Jundiaí́, Estado de São Paulo, no de suas atribuições legais,

 

  1. COMUNICA a abertura de inscrições para seleção de candidatos para bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) da Faculdade de Medicina de Jundiaí 2022-2023 (PIBIC-FMJ 22-23), de acordo com as datas constantes do quadro abaixo:
Atividade Data Local
Curso de Introdução a Iniciação Científica 2022-2023 Outubro de 2021 Sala G Suite Institucional
Inscrições para a seleção PIBIC-FMJ 01/04/2022 a 15/04/2022

http://www.fmj.br/pibic

Análise da validade das inscrições 16/04/2022 a 18/04/2022  
Publicação das inscrições deferidas 19/04/2022

http://www.fmj.br/pibic

Pedidos de recurso sobre indeferimento de inscrições 20/04/2022 a 23/04/2022

http://www.fmj.br/pibic

Resultado do Recurso  26/04/2022  
Avaliação dos projetos pelo Comitê Externo 27/04/2022 a 18/07/2022
Resultado final* 19/07/2022

http://www.fmj.br/pibic

Pedidos de Recurso do resultado final * Até 5 dias corridos após a divulgação dos resultados finais

http://www.fmj.br/pibic

Análise dos pedidos de recurso e divulgação do resultado final* Até 10 dias corridos após a divulgação dos resultados finais
Matrícula* 01/08/2022 a 07/08/2022

http://www.fmj.br/pibic

* A data de divulgação do resultado final e as etapas subsequentes poderão ser modificadas se houver indefinição do número de bolsas concedidas pelo CNPq e pela FMJ.

  1. As Inscrições de novos projetos do PIBIC-FMJ 22/23 estarão abertas no período de 01/04/2022 até às 16:00 horas do dia 15/04/2022 e serão recebidas exclusivamente on-line por meio do site http://www.fmj.br/pibic.

2.1. Documentos necessários para efetivação da inscrição:

2.1.1 Projeto de pesquisa.

2.1.2  Currículo Lattes do aluno e orientador, cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes.

2.1.3 Histórico Escolar atualizado.

2.1.4 Termo de Compromisso adequadamente preenchido.

2.1.5 Os projetos que apresentarem resultados preliminares, e envolvam pesquisas com seres humanos ou animais, deverão obrigatoriamente apresentar os pareceres do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), respectivamente, constando o número do protocolo de aprovação.

2.2. São de inteira e exclusiva responsabilidade do Aluno e Orientador as informações e a documentação por eles fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, após a submissão da inscrição, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

2.2.1. A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação pelo candidato das condições totais previstas neste Edital.

2.2.2. O candidato deve observar, no site da inscrição, qual o tamanho máximo e formato permitido para o upload de cada documento.

2.3. Além dos documentos arrolados no item 2.1., são também pré-requisitos obrigatórios para a efetivação da inscrição, o atendimento das seguintes condições:

2.3.1. Participação no Curso de Introdução a Iniciação Científica 2022-2023.

2.3.2. Estar regularmente matriculado no curso de graduação médica.

2.3.3. Possuir frequência no ano letivo igual ou superior a setenta e cinco por cento.

2.4. No ato da inscrição, o aluno deverá optar por concorrer à bolsa ou pela participação voluntária.

2.5. O pedido de inscrição do aluno que não cumprir fielmente qualquer uma das normas deste edital será sujeito ao indeferimento.

 

  1. SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

3.1. Serão avaliados apenas os projetos de pesquisa dos candidatos com inscrição deferida e elaborados de acordo com as especificações do ANEXO 1.

3.2. Os projetos de pesquisa deverão estar vinculados a uma das “Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)”.  O PIBIC-FMJ 22-23 se enquadra na área “Tecnologias para Qualidade de Vida”, nos seguintes setores: Saúde, Saneamento Básico, Pesquisa Básica, Humanidades e Ciências Sociais.  A aderência a área prioritária deve estar explicitamente declarada na capa do projeto.

 

  1. FINALIDADE:

4.1. Despertar vocação científica entre estudantes de graduação.

4.2. Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa.

4.3. Contribuir para reduzir o tempo de permanência dos alunos na pós-graduação.

4.4. Contribuir para a formação de recursos humanos par a pesquisa.

4.5. Estimular a articulação entre a graduação e pós-graduação.

4.6. Proporcionar ao aluno da graduação estímulo ao pensamento científico.

 

  1. BOLSAS
    • O período de concessão das Bolsas é de 12 (doze) meses, admitindo-se a possibilidade de renovações.
    • Entende-se por renovação, a inscrição de novo projeto pelo mesmo bolsista no processo seletivo PIBIC-FMJ do ano subsequente.
    • A vigência das bolsas será de agosto de 2022 a julho de 2023.
    • Os alunos aprovados no processo seletivo do PIBIC-FMJ 22-23, e que forem contemplados com bolsa, mas que desistirem da bolsa ou ficarem impossibilitados de receber a bolsa após a efetivação da matrícula no PIBIC, serão excluídos do programa e não receberão certificado. Portanto, recomendamos aos alunos que pretendem concorrer a outras bolsas da Faculdade de Medicina de Jundiaí ou de outras instituições de fomento durante o curso do PIBIC-FMJ 21-22, que optem no ato da inscrição no PIBIC-FMJ 22-23 pela participação voluntária, sem concorrer à bolsa.

5.5. A concessão da Bolsa está vinculada aos termos deste Edital e as Normatizações da FMJ e do CNPq.

5.6. O número de bolsas será divulgado oportunamente no site http://www.fmj.br/pibic, de acordo com o número de bolsas disponibilizadas pelo CNPq e pela FMJ.

5.7. É vedada a divisão da bolsa entre dois ou mais alunos.

 

  1. REQUISITOS PARA BOLSA

6.1 Bolsistas

6.1.1 Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

6.1.2 Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedado o acúmulo com bolsas de outros programas do CNPq ou de outras instituições de fomento ao ensino, à pesquisa e congêneres.

6.1.3 Não receber qualquer remuneração em exercício de atividades extracurriculares de qualquer natureza, durante a vigência da bolsa.

6.1.4 Ser selecionado e indicado pelo orientador.

6.1.5 Cumprir os requisitos estabelecidos pelo PIBIC-FMJ, definidos na normatização vigente, sob pena de devolução em valores atualizados da(s) parcela(s) da bolsa recebida(s) indevidamente.

6.2. Orientador

6.2.1 Ser docente da instituição com titulação de doutor, ou de perfil equivalente.

6.2.2  Qualificação da experiência e da sua linha de pesquisa do ponto de vista cientifico ou tecnológico quanto à temática dos projetos apresentados.

6.2.3  Qualificação da experiência e capacidade de formação de pesquisadores, assim como a qualidade e regularidade da sua produção.

6.2.4 Para os professores de outras IES, seguir a normatização PIBIC-FMJ, vigente.

 

  1. COMPROMISSOS

7.1 ALUNO BOLSISTA

7.1.1 Dedicar-se à pesquisa, seguindo o cronograma e as convocações definidas pelo orientador e pelo calendário PIBIC-FMJ.

7.1.2 Elaborar, redigir e entregar os relatórios parcial e final e o resumo da pesquisa, a ser publicada no livreto do PIBIC, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

 7.1.3 Fazer as apresentações durante a qualificação e o Fórum Cientifico, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

7.1.4 Fazer referência a condição de bolsista, especificando se a bolsa é da FMJ ou do CNPq, nas publicações e trabalhos apresentados.

7.1.5 Durante a participação no PIBIC, o aluno deverá frequentar e ser aprovado no curso “Metodologia e pensamento crítico na pesquisa científica“, de acordo com o plano de ensino descrito no ANEXO IV.

7.2. ORIENTADOR

7.2.1. Escolher e indicar para bolsista o aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas nas Normatizações do PIBIC-FMJ e do CNPq NR 017/2006.

7.2.2 Orientar o aluno na realização da pesquisa, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

7.2.3 Orientar o aluno na confecção dos relatórios parcial e final, conforme datas e normas estabelecidas pelo PBIC-FMJ.

7.2.4 Orientar o aluno na confecção do resumo da pesquisa a ser publicado no livreto do PIBIC, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

7.2.5 Orientar o aluno no preparo e treino da apresentação do trabalho na qualificação e no Fórum Científico, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

7.2.6 Comparecer ao Fórum Cientifico e acompanhar o aluno na sua apresentação.

7.2.7 Controlar a frequência e dedicação do aluno no desenvolvimento do projeto de pesquisa, devendo comunicar imediatamente ao Comitê Institucional de Pesquisa da FMJ o descumprimento dos compromissos atribuídos e assumidos pelo aluno.

7.2.8. É vedado ao orientador repassar a outro docente a orientação de seu(s) aluno(s).  Em caso de impedimento eventual do orientador, a(s) bolsa/vaga (s) retorna (m) à coordenação do programa.

7.2.9. É vedada a troca de aluno durante a vigência da pesquisa.  Em caso de impossibilidade de recebimento da bolsa, a mesma retornará à coordenação do programa.

 

  1. COMPROMISSOS DO ALUNO SELECIONADO PARA PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA

8.1. Dedicar-se à pesquisa, seguindo o cronograma e as convocações definidas pelo orientador e pelo calendário PIBIC-FMJ.

8.2. Elaborar, redigir e entregar os relatórios parcial e final e o resumo da pesquisa, a ser publicado no livreto do PIBIC, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

8.3. Fazer as apresentações durante a qualificação e o Fórum Científico, conforme datas e normas estabelecidas pelo PIBIC-FMJ.

8.4. Durante a participação no PIBIC, o aluno deverá frequentar e ser aprovado no curso “Metodologia e pensamento crítico na pesquisa científica “, de acordo com o plano de ensino descrito no ANEXO IV.

 

  1. SELEÇÃO

9.1. AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
9.1.1. A avaliação dos projetos ocorrerá entre os dias 24/04/2022 a 18/07/2022.  Neste período, os membros do Comitê Externo, composto por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, preferencialmente com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, avaliarão os projetos de acordo com o mérito científico.  A Comissão Externa estabelecerá uma pontuação para cada aluno de acordo com os critérios descritos no ANEXO 2 deste edital.  Esta pontuação será o primeiro critério utilizado para a classificação do aluno.

9.1.2. Em caso de empate entre candidatos na pontuação estabelecida pela Comissão Externa, o critério de desempate para definição da classificação será a qualificação do orientador no quesito quantidade e qualidade da produção científica, considerando os artigos completos publicados em revistas indexadas e com fator de impacto, nos últimos 3 anos.  Se persistir o empate, o critério de desempate será a média das notas do histórico escolar do aluno.

9.1.3. Os critérios estabelecidos nos itens 9.1.1. e 9.1.2. serão utilizados para estabelecer a classificação final dos alunos.  A ordem da classificação final dos alunos será utilizada para estabelecer a condição do aluno, dentre três possibilidades: aprovado para receber bolsa, aprovado para participação voluntária ou não aprovado.

9.2. Distribuição das bolsas:

9.2.1. O número de alunos contemplados com bolsa será exatamente igual à soma do número de bolsas concedidas pelo CNPq e pela FMJ.

9.2.2. Serão selecionados para bolsa os primeiros alunos de acordo com a classificação final.

9.2.3. Para os casos de impedimento do orientador ou do aluno, a bolsa será destinada para o próximo aluno na ordem de classificação final.

9.3. Participação no PIBIC-FMJ 22-23 como voluntário:

9.3.1. Dentre os alunos não contemplados com bolsa, será selecionado um grupo de alunos para participar do PIBIC-FMJ 22-23 como voluntário

9.3.2. Os alunos selecionados para participação como voluntários não receberão bolsa, mas receberão o certificado de participação no PIBIC-FMJ 22-23, desde que cumpram todas as determinações estabelecidas neste edital e cumpram todas as obrigações relacionadas ao PIBIC-FMJ 22-23.

9.3.3. A seleção dos alunos que participarão como voluntários sem bolsa no PIBIC-FMJ 22-23 respeitará a ordem de classificação final.

9.3.4. O número total de alunos selecionados para participação voluntária será igual a 60% do número total de bolsas disponíveis.

9.3.5. Os alunos que não forem selecionados para participar do PIBIC-FMJ 22-23 como bolsista nem como voluntário serão considerados não aprovados.

9.3.6. Os alunos não aprovados não participarão do PIBIC-FMJ 22-23 e não receberão certificado.

 

  1. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

Em 19/07/2022 está prevista a divulgação do resultado no site http://www.fmj.br/pibic e por meio de e-mail para os alunos e professores-orientadores, entretanto, a data de divulgação do resultado final e as etapas subsequentes poderão ser modificadas na dependência da definição do número de bolsas concedidas para o PIBIC-FMJ 22-23. A lista dos projetos aprovados com bolsa e a lista para os projetos aprovados sem bolsa (voluntários) serão apresentadas por ordem alfabética.

 

 

  1. DO RECURSO

11.1. A interposição do recurso contendo as razões que sustentam o pedido deverá ser enviada para o e-mail pibic@fmj.br e serão analisadas pelo CIP da FMJ.

11.2. Será admitido apenas um recurso referente ao indeferimento de inscrições e um recurso referente ao resultado final do concurso.

11.3. Somente serão apreciados os pedidos de recursos interpostos no prazo estipulado neste edital e não serão aceitos os recursos interpostos a evento diverso das hipóteses acima.

11.4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

11.5. Serão indeferidos os recursos:

11.5.1. Cujo teor desrespeita a Banca Examinadora;

11.5.2. Que estejam em desacordo com as especificações contidas neste edital;

11.5.3. Cuja fundamentação não corresponda à questão recursada;

11.5.4. Sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente, incoerente ou os intempestivos.

11.5.5. Interposto fora do prazo.

11.6. As respostas de todos os recursos, quer procedentes ou improcedentes, serão levadas ao conhecimento de todos os candidatos inscritos no Concurso por meio de publicação no site da Faculdade de Medicina de Jundiaí: www.fmj.br.

11.7.O Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí constitui a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

 

  1. MATRÍCULA DOS ALUNOS BOLSISTAS E DOS VOLUNTÁRIOS

12.1. PERÍODO:

De 01/08/2022 a 07/08/2022, pelo site http://www.fmj.br/pibic.

12.2. Documentos exigidos:

12.2.1. O aluno e o orientador com projeto aprovado para o PIBIC 22/23 assinarão Termo de Compromisso comprometendo-se a elaborar uma versão do projeto de acordo com as normas específicas do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), e enviá-la para análise na Plataforma Brasil (quando envolver seres humanos) ou protocolá-la no CEUA (quando utilizar animais), em até 7 dias após a matrícula.

12.2.2. Se o projeto já tiver sido previamente aprovado, no momento da matrícula o aluno deve enviar o parecer do comitê constando a aprovação do projeto.

12.2.3. Os documentos descritos nos itens anteriores e a Ficha de Matrícula, preenchidos e assinados pelo orientador e bolsista, deverão ser entregues no ato da matrícula, que será feita pelo site http://www.fmj.br/pibic.

12.3. O PIBIC-FMJ não receberá a matrícula nas seguintes situações:

 

12.3.1. Projeto de aluno aprovado e contemplado para receber bolsa que estiver recebendo, no momento da matrícula, qualquer outro tipo bolsa da instituição ou de outra fonte de fomento. Nesses casos, o aluno poderá prosseguir a matrícula desde que abdique da bolsa PIBIC-FMJ 22-23 e opte pelo PIBIC Voluntário. A bolsa será então destinada para o próximo aluno na ordem de classificação final.

12.4. Situações não previstas neste edital serão analisadas pelo CIP da FMJ.

 

  1. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

13.1. Os depósitos dos valores referentes à bolsa se darão somente em conta corrente com o CPF do aluno bolsista (Bolsa PIBIC CNPq – exclusivamente no Banco do Brasil) (Bolsa FMJ – no Banco do Brasil ou Bradesco).

13.2. O prazo final para entrega do Relatório Parcial é no mês de janeiro de 2023 e a qualificação dos projetos ocorrerá no mês de fevereiro de 2023, em data a ser divulgada oportunamente. O relatório científico final e o resumo da pesquisa (a ser publicado no livreto do PIBIC) deverão ser entregues até o último dia útil do mês de julho de 2023, na forma impressa e digital, conforme normas do PIBIC-FMJ.

13.3. Caso o orientador (a) e aluno (a) não entreguem algum dos relatórios ou tenham algum relatório não aprovado, serão considerados inadimplentes e terão todas as solicitações junto ao PIBIC-FMJ suspensas até que a situação seja regularizada.

13.4. Os demais esclarecimentos deverão ser feitos pelas normatizações do PIBIC-FMJ e PIBIC-CNPq vigentes ou pelo CIP da FMJ.

13.5. A normatização do PIBIC-FMJ (atualizada em Abril/2019) está disponível no site da FMJ.

13.6. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza.

Para que não se alegue desconhecimento, a diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí faz publicar o presente edital no site e nos murais da instituição.

 

Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí́, aos vinte e um dias do mês de setembro de dois mil e vinte e um (21/09/2021)

 

Prof. Dr. Evaldo Marchi

Diretor

 

 

 ANEXO I. Especificações para preparação do projeto de pesquisa

  1. A estrutura do projeto de pesquisa deve conter as seguintes partes:

1.1. Capa: Contendo o título do projeto, descrição da área prioritária a qual o projeto está vinculado de acordo com o item 3.2 deste edital, nome completo do autor principal (aluno), nome completo do orientador (professor), assinatura do autor principal, assinatura do orientador, link para o currículo lattes do autor principal e link para o currículo lattes do orientador. Se houver aluno ou professor colaborador, deverá estar claramente discriminada a função de cada membro da equipe. Na ¨Capa¨ do projeto também deverá está descrito o número de palavras do ¨Corpo do Projeto¨.

1.2. Resumo: Deve conter os tópicos Introdução, Objetivos e Métodos. Limite de 300 palavras

1.3. Corpo do projeto: deve conter os tópicos Introdução, Objetivos e Métodos. Limite de 2.000 palavras.

1.3.1. Introdução: Contendo argumentação referenciada que justifica do objetivo do projeto. Para cada conceito apresentado deve haver uma referência que comprova a afirmação. As referências deverão ser apresentadas de acordo com as normas Vancouver.

1.3.2. Objetivos: Define o que o pesquisador pretende atingir com a investigação.

1.3.3. Métodos: Deve conter o planejamento sobre tudo o que será realizado na pesquisa, com o maior detalhamento possível. Para projetos clínicos recomenda-se que contemple a descrição do desenho do estudo, da população do estudo, critérios de inclusão e exclusão, procedimentos previstos com descrição da técnica de execução e planejamento estatístico. Para estudos em animais ou outros organismos, deve conter a caracterização e a procedência, procedimentos previstos com descrição da técnica de execução e planejamento estatístico.

1.4. Cronograma: Trata-se da descrição dos planos de trabalho.

1.5. Referências bibliográficas: Deve-se dar preferências às referências mais recentes e aos artigos originais de revistas indexadas. As referências deverão ser apresentadas de acordo com as normas Vancouver.

  1. Instruções redatoriais

2.1. O resumo deve conter até 300 palavras. O corpo do projeto (introdução, objetivo e métodos) deve conter até 2.000 palavras.

2.2. As referências bibliográficas não devem exceder o número de 30. Apesar de não haver número mínimo de referências bibliográficas, entende-se que um projeto deve ser bem referenciado para ter credibilidade, preferencialmente com artigos recentes e originais, sendo este um parâmetro de avaliação da qualidade do projeto. As referências deverão ser apresentadas de acordo com as normas Vancouver.

 

  1. O arquivo do projeto deverá ser submetido no formato PDF

 

ANEXO II. Critérios para avaliação do projeto de pesquisa

 

  1. A comissão externa avaliará o projeto de acordo com os parâmetros definidos neste edital:

1.1. Apresentação gráfica e redação do texto.

1.2. Fundamentação teórica: será avaliado se o texto apresentado na introdução oferece um racional bem justificado e referenciado.

1.3. Descrição do objetivo: definição, relevância e originalidade.

1.4. População do estudo bem descrita e adequada para os objetivos.

1.5. O desenho do estudo bem descrito e adequado para os objetivos.

1.6. Procedimento bem descritos na metodologia e adequados para os objetivos.

1.7. Resultados preliminares não são obrigatórios, mas, quando disponíveis, pontuam na avaliação da comissão externa, desde que sejam consistentes e bem apresentados.

1.8. Referências bibliográficas: referências recentes preferencialmente com artigos originais de revistas indexadas com alto impacto.

1.9. O projeto contempla interação entre áreas do conhecimento.

1.10. Interação entre ensino, pesquisa e extensão.

1.11. Expectativa de impacto na melhora da qualidade de vida do público-alvo.

1.12. Exequibilidade.

1.13. A proposta do projeto traz inovação e novos conhecimentos úteis.

 

ANEXO III. Curso de Introdução à Iniciação Científica

 

Coordenadoras:

Professora Ana Claudia Giesbrecht Puggina Rosa

Professora Maria Helena de Souza

 

O curso será oferecido no formato online, com vídeo-aulas gravadas e textos para leitura disponibilizados em sala virtual no G Suite institucional. Os alunos deverão acessar a sala usando o e-mail institucional. O código para acesso da sala será divulgado em outubro de 2021, no site da FMJ. Os alunos terão sete dias para assistirem as vídeo-aulas e lerem os textos e referências disponibilizados. Em seguida, os alunos deverão responder às questões do Google Forms, que também estará disponível na sala do curso. O registro de participação no curso será documentado pelo preenchimento de todas as respostas do questionário do Google Forms, até o último dia do mês de outubro de 2021. Para que o aluno tenha a participação reconhecida pelo Comitê Institucional de Pesquisa, todas as questões precisam ser respondidas até a data limite. Apenas alunos com participação reconhecida pelo Comitê Institucional de Pesquisa, no Curso de Introdução à Iniciação Científica, poderão se inscrever no processo seletivo do PIBIC-FMJ 2022-2023.

 

ANEXO IV. Plano de Ensino do Curso ¨Metodologia da Pesquisa Científica¨

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

STRICTO SENSU

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado / Doutorado) e PIBIC ANO LETIVO

2022

Curso:

PIBIC (obrigatório)

M/D (opcional)

SEMESTRE

Segundo

DISCIPLINA

Metodologia e pensamento crítico na pesquisa científica

CARGA HORÁRIA

15 horas

TEORIA

15 horas

PRÁTICA

0 horas

PROF RESPONSÁVEL

Eduardo Vieira Ponte

Rose Luce Gomes do Amaral

DIA / HORÁRIO DAS AULAS

Terça feira / 19:00h

LOCAL

Unidade 1

CORPO DOCENTE

Eduardo Vieira Ponte

Rose Luce Gomes do Amaral

Paulo Cesar Giraldo

Deirdre Jane Donovan

 

EMENTA

A disciplina traz ao aluno do PIBIC e da pós-graduação estrito senso da Faculdade de Medicina de Jundiaí a oportunidade de aprender a analisar criticamente artigos e projetos científicos. São abordados os aspectos escrita acadêmica, metodologia e bioestatística, em atividades teóricas presenciais que aplicam a metodologia ativa de ensino, e atividades online ao vivo no formato de aula formal. O curso também pretende proporcionar interação entre os alunos do PIBIC e da pós-graduação estrito senso, uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos.

OBJETIVOS

Ao término da disciplina o aluno deverá ter aprimorado suas habilidades:

1.       Na boa escrita acadêmica

2.       Na seleção e interpretação crítica de artigos e projetos científicos

3.       Em identificar metodologias e validade interna e externa

4.       Em reconhecer e associar hipóteses à conclusão.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Atividade 1: Apresentação do PIBIC e do curso

Atividade 2: Análise de um estudo de prevalência

Atividade 3: Análise de um estudo de coorte

Atividade 4: Atividade online

Atividade 5: Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação

Atividade 6: Análise de um ensaio clínico

Atividade 7: Análise de um estudo experimental

Atividade 8: Atividade online

Atividade 9: Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação

Atividade 10: Atividade online

Atividade 11: Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação

Atividade 12: Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação

Atividade 13: Atividade online

Atividade 14: Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação

Atividade 15: Prova, avaliação do curso e encerramento

METODOLOGIA DE ENSINO

O curso será predominantemente presencial. Cada atividade presencial terá 1 hora de duração.

1. Primeira parte da atividade (15 minutos): um aluno previamente selecionado apresentará o artigo original ou o projeto de pesquisa previamente escolhido.

2. Segunda parte da atividade (20 minutos): A turma será subdividida em 10 grupos com cinco alunos do PIBIC, tutorados por um aluno da pós-graduação (quando houver). Cada subgrupo deverá responder as seguintes questões, referente ao trabalho apresentado:

– A população avaliada e os critérios de inclusão exclusão estão adequados para o objetivo principal?

– O desenho do estudo é adequado para o objetivo principal?

– Os instrumentos são adequados para medir os desfechos de interesse?

– O planejamento estatístico está adequado?

– Qual a principal limitação do projeto/artigo?

– Qual a principal dúvida do grupo em relação ao projeto/artigo?

3. Terceira parte da atividade (20 minutos): Cada grupo terá 2 minutos para apresentar, pontualmente, um comentário ou dúvida relevante.

4. Quarta parte da atividade (05 minutos): O professor responsável pela atividade fará os comentários finais.

As atividades online utilizarão ferramentas de aprendizado remoto: Google Meeting, Google Forms, Google Drive e Classroom. Cada atividade remota (ao vivo) terá 60 minutos de duração. As aulas on-line terão formato formal, com apresentação de conceitos, definições e o conteúdo da bibliografia recomendada.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE FREQUÊNCIA

Alunos do PIBIC: A avaliação será feita através de uma prova com questões referentes a interpretação de um artigo original previamente disponibilizado. O aluno reprovado poderá repetir o curso uma vez, no ano subsequente. O Certificado do PIBIC será entregue apenas ao aluno que tiver frequência superior a 75% das atividades e pontuação superior a 6,0 na prova. O controle de frequência será por assinatura da lista de presença.

Alunos da Pós-Graduação: A avaliação será feita através de uma prova com questões referentes a interpretação de um artigo original previamente disponibilizado. O aluno reprovado poderá repetir o curso uma vez, no ano subsequente. O certificado de aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica será entregue apenas ao aluno que tiver frequência superior a 30% das atividades e pontuação superior a 8,0 na prova. O controle de frequência será por assinatura da lista de presença.

 

BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:

Stanton Glantz: Primer of Biostatistics

Delineando a Pesquisa Científica: Stephen B Hulley

COMPLEMENTAR:

Artigos originais e projetos de pesquisa disponibilizados com 14 dias de antecedência, para discussão durante a atividade presencial

 

Data da aula Tema da aula Aula ministrada pelo professor:
09/08/22 Apresentação do PIBIC e do curso Todos os professores
16/08/22 Análise de um estudo de prevalência EVP
23/08/22 Análise de um estudo de coorte EVP
30/08/22 Atividade online RLGA, PCG, DJD

 

 

13/09/22 Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação EVP
20/09/22 Análise de um ensaio clínico EVP
27/09/22 Análise de um estudo experimental EVP
04/10/22 Atividade online RLGA, PCG, DJD
11/10/22 Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação EVP
18/10/22 Atividade online RLGA, PCG, DJD
25/10/22 Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação EVP
01/11/22 Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação EVP
08/11/22 Atividade online RLGA, PCG, DJD
22/11/22 Análise de um projeto do PIBIC ou da pós-graduação EVP
29/11/22 Prova, avaliação do curso e encerramento Todos

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