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Edital de Transferência de Alunos – 2º Ano/2021 – Abertura de Inscrições

EDITAL FMJ- 035/2020, de 26/11/2020

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA – 2º ANO – 2021

 

O Prof. Dr. EVALDO MARCHI, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, autarquia municipal de Jundiaí, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

FAZ SABER que serão adotados os seguintes procedimentos para admissão de alunos, por transferência, de outras Faculdades de Medicina do Brasil reconhecidas/autorizadas pelo MEC.

  1. DAS INSCRIÇÕES:

1.1.  A Faculdade de Medicina de Jundiaí torna público que no período de 27 de novembro de 2020 a 07 de dezembro de 2020, estarão abertas as INSCRIÇÕES para preenchimento de 06 (seis) vagas por TRANSFERÊNCIA para o segundo ano do Curso de Graduação em Medicina do ano letivo de 2021.

1.2.  As inscrições serão realizadas exclusivamente na página eletrônica https://site.fmj.br/transferencia.

1.3.  O Processo se realizará em duas fases: 1) de caráter eliminatório (análise de compatibilidade de currículo) e 2) classificatória (prova escrita), conforme disposições previstas neste Edital.

1.4.  A condição da situação da inscrição do candidato poderá ser consultada exclusivamente pelo link https://site.fmj.br/transferencia.

 

  1. REQUISITOS PRÉVIOS DOS CANDIDATOS PARA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

2.1.  No link de acesso, disposto no item 1.2 acima haverá o programa de inscrição, contendo os procedimentos e dados necessários, para efetivar a inscrição.

2.2.  O candidato deverá utilizar o seu próprio número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço eletrônico (e-mail) para contato. A utilização do CPF na inscrição garantirá o acesso do candidato aos seus dados e a seu desempenho no processo seletivo, por intermédio do número de protocolo que ele receberá no ato da efetivação de sua inscrição.

2.3.  O candidato poderá optar pela utilização do nome social. Nos termos do Decreto nº 8.727/2016, nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. O nome social constará na capa das provas, listas de aprovados/convocados e demais materiais públicos correlacionados com a aplicação e divulgação dos resultados do Exame de Transferência.

2.4. A taxa de inscrição é de R$ 500,00 (quinhentos reais) e deverá ser paga na rede bancária até 07/12/2020, usando o boleto gerado no ato da inscrição (internet).

2.5.  Não será possível o pagamento da taxa após o vencimento do boleto e nem por transferência na conta da Instituição.

2.6.  Igualmente não serão aceitos inscrições e recebimento de documentação de forma presencial, nem por e-mail e correios, quaisquer que sejam as alegações.

 

  1. DOCUMENTOS EXIGIDOS:

3.1.  Juntamente com o preenchimento dos dados do cadastro no site https://site.fmj.br/transferencia, obrigatoriamente, sob pena de indeferimento da inscrição, o candidato deverá fazer o upload, dos seguintes documentos, em formato PDF, exceto foto 3×4, que deverá ser em arquivo .jpeg ou .png.

  1. Histórico escolar da Faculdade de origem, contendo as disciplinas cursadas pelo candidato, respectivas notas e cargas horárias;
  2. Programas das disciplinas cursadas na Escola de origem;
  3. Declaração recente da Escola de origem sobre a regularidade de sua matrícula naquela Instituição;
  4. d) Decreto ou Portaria que comprove o reconhecimento/autorização do curso médico da Faculdade de origem do candidato, bem como das respectivas renovações de seu reconhecimento;
  5. e) 1 (uma) foto 3×4 recente;
  6. f) Termo de conhecimento e aceitação das normas de transferência devidamente assinado;
  7. Xerox da cédula de identidade e o CPF.

3.2.  É responsabilidade do candidato certificar-se de que sua inscrição está de acordo com as condições e exigências previstas no https://site.fmj.br/transferencia.

3.3.  O candidato responsabiliza-se pela veracidade das informações prestadas na inscrição.

3.4.  O candidato deve observar, no site da inscrição, qual o tamanho máximo e formato permitido para o upload de cada documento.

3.5.  Em cumprimento da Lei 13.146 (Art. 2º), o candidato com deficiência ou com condições médicas que exijam recursos específicos, deverá anexar um Formulário de Documentação Comprobatória de Condições Médicas Específicas, acompanhado de informações sobre a sua condição clínica; Indicação do Código Internacional de Doenças (CID) e, quando necessário, a Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF). Informar os recursos específicos necessários para a realização das provas, conforme anexo neste edital.

3.6.  A ausência de informações sobre necessidades ou cuidados especiais no ato da inscrição implica aceitação, pelo candidato, das condições idênticas às dos demais candidatos para realização da prova.

3.7.  A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, além de solicitar, no período de inscrições, atendimento especial para tal fim, deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

4.1.  A conferência da documentação e o deferimento da inscrição será realizado apenas após o envio adequado, legível e sem rasuras da totalidade da documentação exigida e da comprovação do pagamento da referida taxa de inscrição.

4.2.  Candidatos pagantes deverão obrigatoriamente consultar a situação da inscrição, na página https://site.fmj.br/transferencia, para assegurar que não houve nenhuma intercorrência que inviabilize a efetivação de sua inscrição.

4.3.  Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.4.  Não haverá, em hipótese alguma, devolução da taxa de inscrição paga.

4.5.  Por falta de previsão legal e regimental, não será disponibilizada bolsa de estudo para essas vagas.

4.6.  A Comissão de Seleção reserva-se o direito de indeferir a inscrição do candidato, caso algum pré-requisito para efetivação da inscrição, prevista neste edital, não tenha sido atendido.

4.7.  A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de aceitação por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital.

4.8.  Os documentos exigidos na fase de inscrição servem tão apenas para habilitar o candidato a participar do presente processo seletivo de transferência de seis vagas para o SEGUNDO ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE 2021, ficando a efetivação da matrícula condicionada ao disposto no item 8 deste edital.

 

  1. DO PROCESSO SELETIVO:

5.1. Do Currículo:

5.1.1.  A análise curricular consiste na primeira etapa do processo seletivo, no qual o currículo do candidato será analisado para avaliar a possibilidade de adaptação ao curso médico da FMJ, sendo ELIMINADOS os candidatos cujo currículo não se adapte ao da FMJ, ficando esses candidatos impedidos de participarem da prova escrita. A Comissão de Seleção adotará os seguintes critérios para proceder com a habilitação do candidato para a realização da prova:

5.1.1.1. Mínimo de 50% de cada carga horária das disciplinas equivalentes, segundo currículo da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ);

5.1.1.2. As disciplinas com diferentes títulos serão avaliadas segundo conteúdo dos programas e da carga horária equivalente;

5.1.1.3. Candidatos que apresentem reprovações e/ou dependências de qualquer disciplina cursada na instituição de origem não poderão ser incluídos para realização da prova escrita;

5.1.1.4. Candidatos que cursem Medicina em instituições do exterior não poderão ser incluídos para realização da prova escrita;

5.1.2.  O resultado da análise de currículo será divulgado no dia 16/12/2020 na FMJ, no site: www.fmj.br, a partir das 10:00 horas e na Imprensa Oficial do município de Jundiaí;

5.1.3.  A deliberação sobre a viabilidade de adaptação curricular é competência exclusiva da Comissão de Seleção, e será sempre baseada em critérios objetivos em vista das informações que compõem o currículo escolar do candidato;

5.1.4.  Não haverá vista presencial da pré-seleção curricular feita pela Comissão de Seleção. Eventuais objeções ao resultado e a indicação do motivo da eliminação do candidato neste processo seletivo, será feita exclusivamente na área do candidato, no prazo de até 02 dias após a data da divulgação do resultado. O candidato, no campo específico, ciente das disposições ensejadoras de sua eliminação, poderá, desde que devidamente embasadas, apresentar suas considerações para reavaliação (recurso – conforme item 9 deste edital).

5.2. Da Prova Escrita:

5.2.1.  A prova teórica consiste na segunda etapa do processo seletivo, e será aplicada aos candidatos habilitados na análise de currículo pela Comissão de Seleção da Faculdade de Medicina de Jundiaí, nas dependências da Faculdade de Medicina de Jundiaí – Rua Francisco Telles, 250 – V. Arens – Jundiaí-SP, no dia 18/01/2021 (2ª feira), às 09:00 horas.

5.2.2. A prova constará de questões de múltipla escolha versando sobre Bioquímica (inclui Biofísica), Histologia (inclui Biologia Celular e Embriologia), Anatomia, Políticas Públicas de Saúde e Genética e Biologia Molecular, disciplinas ministradas no primeiro ano do curso de medicina da FMJ, e terá duração de 04 (quatro) horas.

5.2.3.  A prova terá valor de 0 a 100 pontos. Serão desclassificados do processo seletivo os candidatos que obtiverem nota abaixo da média entre a maior e a menor nota obtida pelo conjunto de candidatos.

5.2.4.  Não haverá, sob qualquer alegação, 2ª chamada para a prova teórica, nem realização da mesma fora do local e horário estabelecidos.

5.2.5.  Os candidatos deverão comparecer ao local destinado à realização da prova teórica com antecedência de 1 (uma) hora do seu início, usando máscara, portando caneta esferográfica (tinta azul ou preta), confirmação da inscrição e documento de identidade com foto (original).

5.2.6.  Durante a prova teórica, não será permitida comunicação entre os candidatos, consulta a livros, cadernos, revistas, folhetos ou assemelhados, o porte ou a utilização de quaisquer aparelhos que possibilitem comunicação à distância.

5.2.7.  Somente será permitida a saída da sala de prova depois de transcorrida 01(uma) hora do início da mesma.

5.2.8.  O resultado da prova teórica será divulgado no dia 22/01/2021 na Faculdade de Medicina de Jundiaí, pelo site www.fmj.br a partir das 10:00 horas e na Imprensa Oficial do município de Jundiaí.

5.2.9.  Na hipótese de anulação de questão da prova, será atribuído a todos os candidatos presentes à prova o valor da questão anulada.

5.2.10. Estará sujeito à desclassificação do Exame de Transferência da FMJ, o candidato que, durante a prova:

  1. Recorrer a atos ilícitos, como comunicar-se ou tentar se comunicar com outro candidato, ou utilizar material estranho à prova;
  2. Estabelecer ou tentar estabelecer qualquer tipo de comunicação externa;
  3. Registrar ou difundir por imagem ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame;
  4. Retirar da sala material próprio do exame, de devolução obrigatória;
  5. Tumultuar o ambiente de realização da prova;
  6. Comportar-se de maneira grosseira ou desrespeitosa com os demais candidatos ou aplicadores da prova;
  7. Empregar na prova linguagem imprópria, contendo, por exemplo, ofensa, obscenidade, etc.;
  8. Inserir na prova, de forma proposital, elementos verbais ou visuais com conteúdo totalmente alheios ao escopo das questões;
  9. Deixar de se identificar nos campos adequados do caderno de questões e da folha de resposta.

 

  1. DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS:

6.1.  Os candidatos serão classificados de acordo com a nota obtida na prova teórica.

6.2.  Como critérios de desempate, será utilizado maior pontuação das disciplinas de acordo com a sequência: 1º) Anatomia, 2º) Bioquímica, 3º) Histologia, 4º) Políticas Públicas de Saúde e 5º Genética.

6.3.  Caso ocorra empate em todos os quesitos, será realizado sorteio para o desempate.

 

  1. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

7.1.  O resultado do Processo Seletivo de Transferência será divulgado por Edital, contendo a classificação dos candidatos aprovados, de acordo com as normas ora estabelecidas, e publicado na Faculdade, no site www.fmj.br e na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí.

7.2.  Não haverá envio de resultados e/ou convocação pelos correios ou por quaisquer outros meios.

7.3.  A superveniência de vagas remanescentes, após a conclusão do processo de transferência, poderá ser computada no cálculo das vagas para a transferência que versa esse edital, ficando a critério do Diretor convocar aprovados em número que ultrapasse o número de vagas previsto neste instrumento.

 

  1. DA MATRÍCULA:

8.1.  Os candidatos que, de acordo com a sua classificação, tiverem direito à matrícula deverão realizá-la no prazo de 03 (três) dias úteis a partir da publicação do resultado final do processo seletivo no site da FMJ, no horário das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Faculdade, apresentando os seguintes documentos, cópia acompanhada com original ou autenticada:

  1. Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; (2 cópias);
  2. Histórico escolar do ensino médio ou equivalente; (2 cópias);
  3. Certidão de nascimento ou casamento; (1 cópia);
  4. Título de eleitor com comprovante de voto da última eleição, para os brasileiros maiores de 18 anos; (1 cópia);
  5. Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino; (1 cópia);
  6. Cédula de identidade; (1 cópia);
  7. CPF junto à Receita Federal; (1 cópia);
  8. Atestado de saúde; (original);
  9. Carteira de vacinação atualizada; (1 cópia);
  10. 06 (seis) fotos 3×4 cm; (recente);
  11. Histórico Escolar atualizado da Faculdade de origem;
  12. Comprovante de Residência (do próprio aluno ou dos pais).

8.2.  Os candidatos aprovados, que apresentem todos os documentos elencados acima, serão matriculados respeitando o número de vagas existentes, após anuência individual, ao plano de adaptação a ser proposto pela Faculdade.

8.3.  Caso o candidato classificado para o preenchimento da vaga não efetue a sua matrícula no período estabelecido, este será eliminado, e será convocado o próximo candidato, obedecida rigorosamente a ordem de classificação.

 

  1. DO RECURSO:

Será admitido um único recurso para cada hipótese abaixo, em campo próprio no site https://site.fmj.br/transferencia, no prazo 02 dias úteis contados da publicação dos eventos do concurso de transferência no site da faculdade:

9.1.  Serão admitidos recursos quanto:

a) ao indeferimento da inscrição;

b) à aplicação da prova de múltipla escolha;

c) ao resultado da análise de currículo;

d) ao resultado final do concurso de transferência.

9.2.  Somente serão considerados os recursos interpostos no prazo estipulado no caput desta cláusula e não serão aceitos os recursos interpostos a evento diverso das hipóteses acima.

9.3.  O candidato deve ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

9.4.  O Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí constitui a única instância para recurso, sendo soberano em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

9.5. Serão indeferidos os recursos:

a) cujo teor desrespeite a Comissão de Transferência;

b) que estejam em desacordo com as especificações contidas neste capítulo;

c) cuja fundamentação não corresponda à questão recursada;

d) sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente, incoerente ou os intempestivos;

e) interposto fora do prazo ou em modalidade divergente prevista neste instrumento.

9.6.  As respostas de todos os recursos, quer procedentes ou improcedentes serão levadas ao conhecimento de todos os candidatos inscritos no concurso de transferência por meio de publicação no site da Faculdade de Medicina de Jundiaí: www.fmj.br.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

10.1.  A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação tácita de todos os temas constantes do Edital e do Regimento da Faculdade de Medicina de Jundiaí aprovado pelo CEE.

10.2.  A inexatidão de dados e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificados posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição ou matrícula, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

10.3.  O currículo pleno do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina de Jundiaí encontra-se à disposição dos interessados no site www.fmj.br.

10.4.  Demais informações, caso necessárias, poderão ser obtidas pelo e-mail transferencia@fmj.br.

10.5.  Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão de Seleção do presente processo de transferência para o ano de 2021.

10.6.  Este Edital será afixado na Faculdade de Medicina de Jundiaí e publicado na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí e no site da FMJ.

 

  1. DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Bioquímica e Biofísica

BAYNES, J.W.; DOMINICZAK, M.H. Bioquímica médica. 4. ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

COMPRI-NARDY, M.B.; STELLA, M. B.; OLIVEIRA, C. Práticas de laboratório de bioquímica e biofísica: uma visão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

MARZZOCO, A.; TORRES, B.B. Bioquímica básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

SANCHES, J. A. G.; COMPRI-NARDY, M. B; STELLA, M. B. Bases da bioquímica e tópicos de biofísica: um marco inicial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Anatomia

DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana: sistêmica e segmentar. 3. ed. rev. São Paulo: Atheneu, 2011.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Moore anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2015.

Embriologia, biologia celular e tecidual

MOORE, K. L.; PERSAUD, T.V.N.; TORCHIA, M. G. Embriologia clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

JUNQUEIRA, L.c.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2013.

YAMADA, A. T. et al. Biologia tecidual: um guia ao microscópio. Campinas: CEDT, 2016. (EBOOK)

Genética e Biologia Molecular

NUSSBAUM, R. L.; McINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson Genética Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

LIPAY, M.V.N.; BIANCO,B. Biologia Molecular: Métodos e Interpretação. 1ed. Rio de Janeiro: Gen – Roca, 2015.

JORDE, L. B. et al. Genética Médica. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

Bioética e Humanidades Médicas

HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução 466 de 12 de Dezembro de 2012. Disponível em: .https://conselho.saude.gov.br › resolucoes › 2012 › Reso466 Acesso em: 24/11/2020

REVISTA BIOÉTICA. Rio de Janeiro: CFM, 1993. Disponível em: revistabioetica.cfm.org.br

Acesso em: 24/11/2020

– Políticas públicas de saúde

CAMPOS, G.W.S. et. al.(Org). Tratado de saúde coletiva. 2: ed. São Paulo. Hucitec. 2012.
HELMAN, C.G. Cultura, saúde e doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009
ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. (Org.). Epidemiologia e saúde. 7. ed. Rio de Janeiro: Medsi.2013.

Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, aos vinte e seis dias do mês de novembro de dois mil e vinte (26/11/2020).-

 

Prof. Dr. Evaldo Marchi

Diretor

 

EDITAL FMJ- 035/2020, de 26/11/2020

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA – 2º ANO – 2021

A N E X O

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE TRANSFERÊNCIA PARA GRADUAÇÃO NA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

 

Eu,_______________________________________________________, portador do RG nº ______________________________ CPF n.º ________________________, telefone fixo (DDD)____________________, telefone celular (DDD) ___________________, candidato ao concurso de transferência  para 2º ano do curso de medicina da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ de 2021, inscrição número ___________________, venho requerer, junto à Comissão de Transferência, condições especiais, conforme o tipo de recurso(s) abaixo identificado(s).

Anexo: cópia autenticada em cartório do laudo médico, datado de ___/___/_____, com justificativa para o atendimento especial solicitado, bem como a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) e Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF).

Dispositivo, adaptação ou suporte necessários para realização das provas:

(      ) prova em braile.

(      ) prova com letra ampliada (prova formato A3).

(      ) auxílio de tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

(      ) auxílio para leitura (ledor/transcritor).

(      ) auxílio para transcrição.

(      ) sala de acesso facilitado – pessoas com dificuldades de locomoção, cadeirantes e obesos.

(      ) mobiliário acessível – obesos e deficientes.

(      ) necessidade tempo adicional para realização da prova objetiva (1 hora).

Ao assinar este requerimento, o (a) candidato (a) declara sua expressa concordância em relação ao enquadramento de sua situação, nos termos do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União, de 03 de dezembro de 2004, sujeitando-se à perda dos direitos requeridos.

______________________________________

Assinatura do candidato

 ATENÇÃO:

  • A solicitação de atendimento especial estará sujeito à análise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido, podendo ainda a Comissão de Transferência solicitar ao candidato outras informações e ou documentação que se fizerem necessárias;
  • Somente serão aceitos laudos médicos com data de emissão dentro de 30 dias anteriores à inscrição para o processo de transferência;
  • Toda documentação é de responsabilidade exclusiva do candidato;
  • A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dos documentos dentro do prazo estipulado.