TRABALHO ENVOLVENDO INQUERITO EPIDEMEOLÓGICO FOI SELECIONADO EM CONGRESSO

Os alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Leonardo Baracat Caria, Vinicius Nakajima An e Guilherme Bellato relataram sua experiência e sua atuação voluntária no Inquérito Epidemiológico, realizado na Cidade de Jundiaí. Esse relato se transformou em um trabalho com envolvimento de 50 discentes (estudantes) da FMJ. O trabalho foi submetido ao COBEM (Congresso Brasileiro de Educação Médica) que aconteceu virtualmente entre 12 e 18 de outubro de 2020. O trabalho foi selecionado para apresentação oral.
O estudo consistia na opinião dos estudantes sobre a importância da atividade prática dos futuros médicos neste inquérito. Os discentes eram responsáveis pela aplicação dos questionários de saúde para a população jundiaiense. Após o término da atividade em campo, o estudante respondia um questionário para avaliar o trabalho em equipe realizado, a organização da atividade, a disponibilidade de EPIs, o medo de contaminação e a motivação para o voluntariado.
Os resultados apresentados foram: 96% dos discentes consideraram ótimo/bom o trabalho em equipe; 92% elogiaram a organização, 88% consideraram os EPIs suficientes; 70% não sentiram nenhum medo de contaminação e 74% foi a campo motivado pelo desejo de contribuir com a sociedade e para aprender.
Leonardo considera importante a inserção do estudante de medicina nestes cenários de prática, se sente satisfeito e agradecido “É um dever cívico nosso, colaborar e ajudar neste momento tão delicado de pandemia. Nós agradecemos a PMJ e FMJ por essa oportunidade”, explica.
O objetivo geral do inquérito foi realizar um estudo epidemiológico do COVID-19, com objetivo de investigar o perfil epidemiológico na cidade de Jundiaí, verificando a tendência temporal e realizando a distribuição dos casos notificados por meio da análise espacial e grau de imunização da população.
O Departamento de Saúde Coletiva da FMJ, especificamente a profa. Marilia de Jesus Batista de Brito Mota foi a responsável por este trabalho, além disso, a professora realizou o delineamento do estudo, o projeto de pesquisa e coordenou as ações junto com responsáveis da Prefeitura.
Leonardo durante apresentação de trabalho (1)

Leonardo durante apresentação de trabalho (2)