FMJ apresenta Centro de Habilidades e Simulação Realística

Amanhã, dia 23 de maio de 2020, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) apresenta o novo “Centro de Habilidades e Simulação Realística Multiprofissional e Multidisciplinar” que foi planejado para propiciar um maior desenvolvimento das competências acadêmicas e profissionais dos Docentes, Discentes e Colaboradores, através de ambientes e situações hipotéticas, de simulação clínica, porém mais próximas da realidade do trabalho médico.
A estrutura física situada na Unidade 2 da FMJ incluirá: Anfiteatro, Sala Flex de Simulação Realística, Sala de Debriefing, Sala de Controle e Sala Flex de Habilidades cirúrgicas e não cirúrgicas. Também se contará com recursos humanos capacitados, equipamentos, manequins e simuladores de baixa, média e alta fidelidade. Os “pacientes” são manequins capazes de emitir sons, fazer movimentos e até apresentar sinais fisiológicos e patológicos. Além disso, pode-se realizar exames e procedimentos.
Assim, será possível vivenciar práticas simuladas de situações clínicas, cirúrgicas e comportamentais do mundo profissional como realização de parto, atendimento de emergência; consultas domiciliares, ambulatorial ou no consultório; passagem de plantão, visita clínica em uma enfermaria hospitalar. Tudo isso em condições seguras, controladas e inovadoras propiciadas pelo Centro.
Segundo a prof. Dra. Flávia Lilalva, coordenadora do centro, o CHASIM pode ser utilizado a partir do primeiro semestre do curso de Medicina, uma vez que associa temáticas contidas nas disciplinas básicas com as disciplinas clínicas e cirúrgicas. “Exemplo de simulação de uma situação: A temática metabolismo dos carboidratos e dos lipídeos estudado na bioquímica pode interagir com a anatomia, histologia, genética, fisiologia, endocrinologia e cirurgia, tendo como temas clínicos de referência o diabetes e a obesidade. É claro que o nível de complexidade das competências clínicas é progressivo, aumentando ao longo do curso. Ou seja, baixa complexidade clínica no início e alta no final, mas sempre tendo como norte a integração entre as diferentes áreas da formação Médica”, explica.
Para o diretor da FMJ, Prof. Dr. Edmir Lourenço, o cenário de simulação realística em saúde é uma parte integrante e fundamental para a formação profissional do futuro médico e servirá para capacitar e treinar os profissionais de saúde. “A vivência da simulação é transformadora. Permite que o estudante se desenvolva, sem ter praticado ainda diretamente em seres humanos, enfatizando a imprescindível inclusão da humanização na prestação de serviços de saúde”.
Sala de Habilidades e Centro de Simulação (13)

Sala de Habilidades e Centro de Simulação (14)

Ante sala do Centro de Simulação com parte da equipe de trabalho)

Centro de Simulação

Flavia Lilalva no Centro de Simulação

Sala de Habilidades e com diretor -Evaldo e Edmir

Sala de Habilidades