SAÚDE DA MULHER E SAÚDE REPRODUTIVA
Prof. Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/8469283425476772
Lesões precursoras e carcinomas em cabeça e pescoço
Prof. Dr. Ricardo Porto Tedesco
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1369960799548756
Gestação de alto risco com enfoque em prematuridade e síndromes hipertensivas na gestação
Prof. Dr. Rogério Bonassi Machado
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/5212042997342761
Efeitos dos hormônios esteróides sexuais sobre a saúde feminina
Profa. Dra. Maria Helena de Sousa
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9687902757146245
Morbidade materna grave e mortalidade. Estatística aplicada à saúde da mulher. Sistemas de informação em saúde. Bioestatística.
Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9712856298254332
Experiência em pesquisa básica, com enfase em Genetica e Biologia Molecular, voltada para a investigação citogenética, molecular e translacional do câncer.
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Prof. Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/8469283425476772
Lesões precursoras e carcinomas em cabeça e pescoço
Profa. Dra. Ivani Aparecidade de Souza
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/4180443858390337
Mecanismos envolvidos no desenvolvimento de inflamação por enterotoxinas estafilocócicas.
Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9712856298254332
Experiência em pesquisa básica, com enfase em Genetica e Biologia Molecular, voltada para a investigação citogenética, molecular e translacional do câncer.
Prof. Dr. Saulo Duarte Passos
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9659634452657449
Vírus respiratórios e doenças exantemáticas materno-infantis
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
Prof. Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/8469283425476772
Lesões precursoras e carcinomas em cabeça e pescoço
Prof. Dr. Eduardo Vieira Ponte
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/4319205142386910
Investigação dos aspectos epidemiológicos, clínicos e imunológicos de doenças respiratórias
Prof. Dr. Elias David Neto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/0156829305274156
Farmacocinetica de drogas imunossupressoras. Filtração glomerular. Infecção por Citomegalovírus. Transplante renal. Diabetes mellitus tipo II. Insuficiência renal crônica. Osteodistrofia renal
Prof. Dr. Evaldo Marchi
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/5892249310383436
Inflamação local e sistêmica nas doenças pleuro-pulmonares. Qualidade de vida nas doenças pleuropulmonares. Educação médica continuada. Mecanismos envolvidos na sinalização insulínica e efeitos de diferentes terapias hipoglicemiantes e hormonais sobre a morfologia e função tecidual.
Prof. Dr. Ivan Aprahamian
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/5235853810767958
Neuropsiquiatria geriátrica, distúrbios cognitivos e comportamentais em idosos, síndrome da fragilidade e sarcopenia
Prof. Dr. Jorge Camilo Flório
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1495583858845388
Aplicações clínicas de farmacologia e toxicologia
Prof. Dr. José Eduardo Martinelli
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1850855011343080
Estresse, Sintomas Depressivos e Cognição em Idosos .Qualidade de vida em idosos.Testes cognitivos na demência de idosos. Aprendizado cognitivo e motor em pacientes com doença de Parkinson. Reabilitação cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer
Profa. Dra.Ivani Aparecidade de Souza
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/4180443858390337
Mecanismos envolvidos no desenvolvimento de inflamação por enterotoxinas estafilocócicas.
Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9712856298254332
Experiência em pesquisa básica, com enfase em Genetica e Biologia Molecular, voltada para a investigação citogenética, molecular e translacional do cancer.
Prof. Dr. Ronei Luciano Mamoni
[email protected]
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1695801929023892
Estudo de resposta imunologica a fungos patogênicos
Profa. Dra. Taize Machado
augusto [email protected]
http://lattes.cnpq.br/1286070653728182
Pesquisa em Biologia Celular e Molecular do câncer avalia os processos celulares e moleculares associados à proteína HPSE1 e seu envolvimento em aspectos patológicos relacionados capacidade invasiva tumoral in vitro . As pesquisas são realizadas por meio de estudos celulares e moleculares dando enfoque a matriz extracelular em especial ao HS (heparam sulfato), que atua na mediação de diversos sinais biológicos, como por exemplo a proliferação de células tumorais.
BIOETICA (Prof. Dr. Saulo e Prof. Dr. Rodrigo)
Ementa: Desenvolver o senso crítico e a reflexão sobre os conflitos éticos mais comuns nos ambientes de trabalho de saúde e no meio acadêmico, sensibilizando o aluno de pós-graduação para a observação constante de suas decisões cotidianas, no intuito de aperfeiçoar sua capacidade para lidar com as diferenças e respeitar as opções pessoais. No
programa serão abordados conceitos de origem e evolução da bioética; filosofia, deontologia médica e ética aplicada, com ênfase nos princípios básicos da bioética, noções sobre o consentimento informado e questões gerais relacionadas à exclusão social, racismo, questões de gênero, aborto e eutanásia, bioética relacionada a questões do nascimento, da vida e da morte, fecundação assistida, projeto genoma
humano e engenharia genética, transplantes de órgãos e tecidos e pesquisas com seres humanos.
Código: DCP-01
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
BARCHIFONTAINE, C. P.; PESSINI, L. Bioética. São Paulo: Loyola, 2001.
BERLINGUER, G. Corpo humano: mercadoria ou valor? Estudos
Avançados USP, São Paulo, v. 7, n. 19, p. 167-197, 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v7n19/05.pdf>.
_____. Bioética cotidiana. Brasília: UnB, 2004.
OGUISSO, T.; ZÓBOLI, E. L. C. Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri: Manole, 2006.
PETROIANU, A. Ética, moral e deontologia médicas. Rio de Janeiro: Guanabara, 2000.
BIOÉTICA. Brasília: CFM, 1993-
DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR (Prof. Dr. Martinelli e Prof. Dr. Tedesco)
Ementa: Desenvolvimento da reflexão sobre a prática docente na busca do aprimoramento do ensino superior, questionando métodos de ensino na busca de alternativas para a obtenção de resultados mais eficientes.
Estabelecer as relações entre os processos de ensino e de aprendizagem fortalecendo o uso de metodologias ativas. Orientações para o processo de construção do conhecimento e suas abordagens coletivas.
Código: DCP-02
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
Lane, J. C. O processo de ensino e aprendizagem em medicina. São Paulo: BYK, 2000.
Assmann,H. Reencantar a Educação – Rumo à Sociedade Aprendente, Petrópolis: Vozes, 1999.
Bunge,M. Epistemologia, São Paulo: EDUSP, 1980.
Demo, P. Universidade, aprendizagem e avaliação – horizontes construtivos, Porto Alegre:Mediação, 2008.
Moraes, M.C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: Papirus, 1997.
Mrorin,E;Ciurana,E.Motta,R. Educar em La Era Planetária. Barcelona; Gedisa, 2003.
Morin,E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
Pimente,S.G; Anastasiou,I.G.G. Docência no Ensino Superior. São Paulo; Cortez, 2002.
Prado,F.L.. São Paulo: Saraiva, 2011.
Pimente,S.G; Anastasiou,I.G.G. Docência no Ensino Superior. São Paulo; Cortez, 2002.
Prado,F.L.. São Paulo: Saraiva, 2011.
EPIDEMIOLOGIA (Profª Drª Taize e Profª Drª Nilva)
Ementa: A disciplina aborda os conceitos de epidemiologia e o uso da epidemiologia descritiva e analítica nas pesquisas, e seus métodos para o estudo de ocorrência de doenças. Estudos de morbimortalidade: coeficientes e padronização de taxas. Desenhos epidemiológicos: estudos caso-controle, transversal, coorte, experimental e ecológicos.
Análise epidemiológica básica. Causalidade. As transições demográfica e nutricional e suas consequências na saúde pública. Ocorrência de estados de saúde de populações; os pontos fortes e as limitações dos estudos epidemiológicos; a abordagem epidemiológica da causalidade; a contribuição da epidemiologia para a prevenção das doenças, a promoção de saúde e o desenvolvimento de políticas de saúde. A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos metodologia para identificar as causas mais comuns de morte, doenças e deficiências na região; propor desenhos de estudos apropriados para responder questões específicas relacionadas com causalidade de doenças, história natural, prognóstico, prevenção e avaliação de terapias e outras intervenções para o controle de doenças; e avaliar criticamente a literatura especializada.
Código: DCP – 03
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília, 2006.
MEDRONHO, R. A. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à
epidemiologia moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: Medsi: Guanabara Koogan, 2006.
FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
METODOLOGIA CIENTIFICA (Prof. Dr. César)
Ementa: A disciplina aborda os aspectos éticos, conceituais e formais do trabalho científico e fornece subsídios para a apresentação de resultados de pesquisa no formato de artigos científicos e monografias.
Código: DCP – 04
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
MARCHI, Evaldo et al. GUIA para elaboração de dissertações e teses da FMJ. Jundiaí, 2012.
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 7.ed. Campinas: Alínea, 2011.Descritores em Ciências da Saúde.
Disponível em: <http://decs.bvs.br/cgibin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgibin/decsserver/decsserver.xis&interface_language=p&previous_page=homepage&previous_task=NULL&task=start>
International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: of the writing and editing for biomedicall publication. Disponível em: http://www.icmje.org
LIST OF JOURNALS INDEX IN INDEX MEDICUS.
Disponível em: www.nlm.nih.gov/tsd/srials/lji.html
De-la-Torre-Ugarte-Guanilo MC, Takahashi RF, Bertolozzi MR. Revisão sistemática: noções gerais. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(5):1260-6.
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão Integrativa: o que é? Einstein. 2010; 8(1):102-6.
Mendes KDS; Campos RC, Silveira P; Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contex Enferm. 2008; 17(4): 758-64.
DCP – 05 REDAÇÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS (Prof. Dr. Ivan e Prof. Dr. Eduardo)
Ementa: Tem por objetivo o estudo do processo de redação de trabalhos acadêmicos e dos procedimentos envolvidos na sua elaboração, desde o levantamento bibliográfico, a leitura e organização dos registros iniciais, bem como o seu uso em diversos tipos de artigos científicos, tais como: resumos, resenhas, ensaios, relatos e artigos originais.
Processo de escolha da revista e estruturação do artigo, enfocando; a Introdução e Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões, além de Referências, Tabelas, Gráficos, e preparo e apresentação do Material Iconográfico; figuras e esquemas. Processo de revisão por pares. Análise de um Artigo e resposta aos Revisores e Editores.
Código: DCP – 05
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia: Buckingham TA. How to write medical and scientific papers. Disponível em: http://www.lifescipub.com/e-book.htm
Perspectivas Médicas. Disponível em:
http://www.fmj.br/revista_online.asp
Citing Medicine. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/
International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Sample References.
Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html
International Committee of Medical Journal Editors.
Disponível em: http://www.icmje.org/
Endnote.
Disponível em: http://www.bib.uevora.pt/endnote-web/
Iverson C et al. American Medical Association.
Manual of style: a guide for authors and editors. 9th ed.
Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 1998.
BIOESTATISTICA (Prof. Dr.Evaldo)
Ementa: A disciplina aborda os conceitos de estatística utilizados em pesquisa
científica para análise estatística dos dados, incluindo variáveis e suas escalas de mensuração, distribuições de freqüências, medidas de posição e de variabilidade, estudo da distribuição normal e inferência estatística com intervalo de confiança e testes de hipótese, comparação de grupos e associação de variáveis. O curso se desenvolverá através de aulas teóricas, estudos orientados e, exercícios práticos.
Código: DCP – 06
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
LAURENTI, R. et al. Estatistica de saúde. 2. ed. São Paulo: EPU, 1987.
VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1995.
DORIA FILHO, U. Introdução à bioestatística: para simples mortais. São Paulo: Elsevier, 2003.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. 18. ed. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2002
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (Profa. Dra.Tania Pupo)
Ementa: Perspectiva Histórica das Políticas de Saúde no Brasil. Formulação de
Políticas de Saúde. Processo Saúde-Doença. Modelos de Atenção à Saúde. Modelos de Gestão à Saúde: O papel do SUS, relações federativas e gestão governamental na saúde, organização de redes de atenção, financiamento, regulação e normatização. Cenários e desafios da Assistência Médico Hospitalar no Brasil.
Código: DCP – 07
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
DIAS, Reinaldo. Políticas Públicas – Princípios, Propósitos e Processos. São Paulo: Atlas, 2012.
LINDORFER PIVETTA, Saulo. Direito Fundamental À Saúde –Regime Jurídico, Políticas Públicas e Controle Judicial. Ed.Revista dos Tribunais, 2014.
SILVEIRA, Mário Magalhães. Política Nacional de Saúde Pública – A Trindade Desvelada: Economia-saúde-população. Ed. REVAN, 2005.
SOUSA, Simone Letícia Severo e. Direito À Saúde e Políticas
Públicas. Ed. Del Rey, 2014.
METODOLOGIAS ATIVAS (Prof. Dr. Fernando Leme)
Ementa: Análise de diferentes métodos e metodologias centrados na aprendizagem; Consolidação da reflexão sobre as práticas docentes objetivando o protagonismo do aprendente na construção de seu conhecimento; Discussão das principais transformações metodológicas nos processos de formação.
Código: DCP – 08
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
Lane, J. C. O processo de ensino e aprendizagem em medicina. 30h 01 São Paulo: BYK, 2000.
Assmann,H. Reencantar a Educação – Rumo à Sociedade Aprendente, Petrópolis: Vozes, 1999.
Behrens, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis:Vozes, 2005.
Bunge,M. Epistemologia, São Paulo: EDUSP, 1980.
Demo, P. Universidade, aprendizagem e avaliação – horizontes construtivos, Porto Alegre:Mediação, 2008.
Moraes, M.C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: Papirus, 1997.
Mrorin,E;Ciurana,E.Motta,R. Educar em La Era Planetária. Barcelona; Gedisa, 2003.
Morin,E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
Pimente,S.G; Anastasiou,I.G.G. Docência no Ensino Superior. São Paulo; Cortez, 2002.
Prado,F.L. Metodologia de Projetos. São Paulo: Saraiva, 2011.
Prigogine,I. O fim das certezas. São Paulo: Unesp, 1996.
Rodrigues,J.G.(org);Prado,F.L.(147-175).Múltiplos olhares na construção do conhecimento,Vol V. Jundiaí:In House, 2015.
SEMINÁRIO EM PESQUISA (Prof. Dr. Marcelo e Prof. Dr. Rogerio)
Ementa: Análise e discussão dos projetos de dissertação visando subsidiar teórica e metodologicamente a sistematização e a análise de dados das pesquisas quantitativas. Contribuir para a compreensão do processo de produção e divulgação do conhecimento científico, visando a estruturação e elaboração do projeto de dissertação.
Código: DCP – 09
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 01
Bibliografia:
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5. ed. 30h 01 Campinas: Alínea, 2006.
VÍCTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HADDAD, N. Metodologia em estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA (Prof. Dr. Evaldo)
Ementa:Análise e discussão dos projetos de dissertação visando subsidiar teórica e metodologicamente a sistematização e a análise de dados das pesquisas quantitativas. Contribuir para a compreensão do processo de produção e divulgação do conhecimento científico, visando a estruturação e elaboração do projeto de dissertação.
Código: DCP – 09
CARGA HORÁRIA: 1 ano
CRÉDITOS: 01
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5. ed.
Campinas: Alínea, 2006.
VÍCTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa
qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HADDAD, N. Metodologia em estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
Orientadores DOUTORADO
SAÚDE DA MULHER E SAÚDE REPRODUTIVA
Prof. Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/8469283425476772
Lesões precursoras e carcinomas em cabeça e pescoço
Prof. Dr. Ricardo Porto Tedesco
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1369960799548756
Gestação de alto risco com enfoque em prematuridade e síndromes hipertensivas na gestação.
Prof. Dr. Rogério Bonassi Machado
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/5212042997342761
Efeitos dos hormônios esteróides sexuais sobre a saúde feminina
Profa. Dra. Maria Helena de Sousa
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9687902757146245
Morbidade materna grave e mortalidade. Estatística aplicada à saúde da mulher. Sistemas de informação em saúde. Bioestatística.
Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9712856298254332
Experiência em pesquisa básica, com enfase em Genetica e Biologia Molecular, voltada para a investigação citogenética, molecular e translacional do câncer.
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Prof. Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/8469283425476772
Lesões precursoras e carcinomas em cabeça e pescoço
Profa. Dra. Ivani Aparecidade de Souza
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/4180443858390337
Mecanismos envolvidos no desenvolvimento de inflamação por
enterotoxinas estafilocócicas.
Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9712856298254332
Experiência em pesquisa básica, com enfase em Genetica e Biologia Molecular, voltada para a investigação citogenética, molecular e translacional do câncer.
Prof. Dr. Saulo Duarte Passos
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9659634452657449
Vírus respiratórios e doenças exantemáticas materno-infantis
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
Prof. Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/8469283425476772
Lesões precursoras e carcinomas em cabeça e pescoço
Prof. Dr. Eduardo Vieira Ponte
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/4319205142386910
Investigação dos aspectos epidemiológicos, clínicos e imunológicos de doenças respiratórias
Prof. Dr. Elias David Neto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/0156829305274156
Farmacocinetica de drogas imunossupressoras. Filtraçãoglomerular. Infecção por Citomegalovírus. Transplante renal. Diabetes mellitus tipo II. Insuficiência renal crônica. Osteodistrofia renal
Prof. Dr. Evaldo Marchi
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/5892249310383436
Inflamação local e sistêmica nas doenças pleuro-pulmonares. Qualidade de vida nas doenças pleuropulmonares. Educação médica continuada. Mecanismos envolvidos na sinalização insulínica e efeitos de diferentes terapias hipoglicemiantes e hormonais sobre a morfologia e função tecidual.
Prof. Dr. Ivan Aprahamian
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/5235853810767958
Neuropsiquiatria geriátrica, distúrbios cognitivos e comportamentais em idosos, síndrome da fragilidade e sarcopenia
Prof. Dr. Jorge Camilo Flório
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1495583858845388
Aplicações clínicas de farmacologia e toxicologia
Prof. Dr. José Eduardo Martinelli
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1850855011343080
Estresse, Sintomas Depressivos e Cognição em Idosos .Qualidade de vida em idosos.Testes cognitivos na demência de idosos. Aprendizado cognitivo e motor em pacientes com doença de Parkinson. Reabilitação
cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer
Profa. Dra. Ivani Aparecidade de Souza
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/4180443858390337
Mecanismos envolvidos no desenvolvimento de inflamação por enterotoxinas estafilocócicas.
Profa. Dra. Nilva de Karla Cervigne Furlan
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/9712856298254332
Experiência em pesquisa básica, com enfase em Genetica e Biologia Molecular, voltada para a investigação citogenética, molecular e translacional do câncer.
Prof. Dr. Ronei Luciano Mamoni
[email protected] /[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1695801929023892
Estudo de resposta imunologica a fungos patogênicos
Profa. Dra. Taize Machado Augusto
[email protected]
http://lattes.cnpq.br/1286070653728182
Pesquisa em Biologia Celular e Molecular do câncer avalia os processos celulares e moleculares associados à proteína HPSE1 e seu envolvimento em aspectos patológicos relacionados capacidade invasiva
tumoral in vitro . As pesquisas são realizadas por meio de estudos celulares e moleculares dando enfoque a matriz extracelular em especial ao HS (heparam sulfato), que atua na mediação de diversos sinais biológicos,como por exemplo a proliferação de células tumorais.
BIOESTATÍSTICA
A disciplina aborda os conceitos de estatística utilizados em pesquisa científica para análise estatística dos dados, incluindo variáveis e suas escalas de mensuração, distribuições de freqüências, medidas de posição e de variabilidade, estudo da distribuição normal e inferência estatística com intervalo de confiança e testes de hipótese, comparação de grupos e associação de variáveis. O curso se desenvolverá através de aulas teóricas, estudos orientados e, exercícios práticos.
Código: MCP-01
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
LAURENTI, R. et al. Estatistica de saúde. 2nd ed. São Paulo: EPU, 1987.
VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 3rd ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1995.
DORIA FILHO, U. Introdução à bioestatística: para simples mortais. São Paulo: Elsevier, 2003.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. 18th ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
BIOÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS
Desenvolver o senso crítico e a reflexão sobre os conflitos éticos mais comuns nos ambientes de trabalho de saúde e no meio acadêmico, sensibilizando o aluno de pós-graduação para a observação constante de suas decisões cotidianas, no intuito de aperfeiçoar sua capacidade para lidar com as diferenças e respeitar as opções pessoais. No programa serão abordados conceitos de origem e evolução da bioética; filosofia, deontologia médica e ética aplicada, com ênfase nos princípios básicos da bioética, noções sobre o consentimento informado e questões gerais relacionadas à exclusão social, racismo, questões de gênero, aborto e eutanásia, bioética relacionada a questões do nascimento, da vida e da morte, fecundação assistida, projeto genoma humano e engenharia genética, transplantes de órgãos e tecidos e pesquisas com seres humanos.
Código: MCP-02
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
BARCHIFONTAINE, C. P.; PESSINI, L. Bioética. São Paulo: Loyola, 2001.
BERLINGUER, G. Corpo humano: mercadoria ou valo? Estudos Avançados USP, São Paulo, v. 7, n. 19, p. 167-197, 1993. Available at: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v7n19/05.pdf>.
_____. Bioética cotidiana. Brasília: UnB, 2004.
OGUISSO, T.; ZÓBOLI, E. L. C. Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri: Manole, 2006.
PETROIANU, A. Ética, moral e deontologia médicas. Rio de Janeiro: Guanabara, 2000.
BIOÉTICA. Brasília: CFM, 1993-
DIDÁTICA NO ENSINO E PESQUISA
Desenvolvimento de reflexão da prática pedagógica na busca de aprimoramento do ensino superior, questionando métodos de ensino na busca de alternativas para um ensino eficiente e propiciando a reflexão e análise crítica. Ensino de técnicas de abordagem práticas que influenciem no conhecimento aplicado à pesquisa. Abordagens do
processo de ensino nas suas diversas interfaces, desde a tradicional até a comportamentalista, humanista e cognitivista. Dimensões e funções do processo de ensino-aprendizagem.
Código: MCP-03
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
VÍCTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo, 2000.
LANE, J. C. O processo de ensino e aprendizagem em medicina. São Paulo: BYK, 2000.
SAMPAIO, S. A. P. (Org.). Estudos e reflexões sobre a formação de especialistas na área da saúde. São Paulo: FUNDAP, 2010.
EPIDEMIOLOGIA
A disciplina aborda os conceitos de epidemiologia e o uso da epidemiologia descritiva e analítica nas pesquisas, e seus métodos para o estudo de ocorrência de doenças. Estudos de morbi-mortalidade: coeficientes e padronização de taxas. Desenhos epidemiológicos: estudos caso-controle, transversal, coorte, experimental e ecológicos. Análise epidemiológica básica. Causalidade. As transições demográfica e nutricional e suas conseqüências na saúde pública. Ocorrência de estados de saúde de populações; os pontos fortes e as limitações dos estudos epidemiológicos; a abordagem epidemiológica da causalidade; a contribuição da epidemiologia para a prevenção das doenças, a promoção de saúde e o desenvolvimento de políticas de saúde. A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos metodologia para identificar as causas mais comuns de morte, doenças e deficiências na região; propor desenhos de estudos apropriados para responder questões específicas relacionadas com causalidade de doenças, história natural, prognóstico, prevenção e avaliação de terapias e outras intervenções para o controle de doenças; e avaliar criticamente a literatura especializada.
Código: MCP-04
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6th ed. Brasília, 2006.
MEDRONHO, R. A. Epidemiologia. 2nd ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemiologia moderna. 4th ed. Rio de Janeiro: Medsi: Guanabara Koogan, 2006.
FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 4th ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A disciplina aborda as técnicas mais comuns de realização de pesquisa em saúde com vistas à complementação da base de conhecimento sobre o assunto, no intuito de subsidiar a elaboração do projeto de pesquisa e os procedimentos metodológicos que possam garantir o adequado desenvolvimento de pesquisa e a redação do trabalho de conclusão de curso, com base nas normas técnicas da ABNT /Vancouver. Ensino do pensamento científico aplicado baseado em conceitos lógicos e de epistemologia, capacitando o pós-graduando para o manejo da estratégia da investigação científica. Noções a respeito do pensamento científico, pesquisa básica e aplicada, pesquisa na área médica e interação academia-comunidade-indústria. Noções de levantamento bibliográfico, apresentação formal de dissertações e teses, e elaboração de projetos de pesquisa.
Código: MCP-05
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
TURATO, E. R. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2nd ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5th ed. Campinas: Alínea, 2006.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5th ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ULIN, P. R.; ROBINSON, E. T.; TOLLEY, E. E. Investigación aplicada en salud pública: métodos cualitativos. Washington: OPS, 2005. Available at: <http://books.google.com.br/books?id=2N7zCE12BbAC&pg=PR11>.
REDAÇÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS
Tem por objetivo o estudo do processo de redação de trabalhos acadêmicos e dos procedimentos envolvidos na sua elaboração, desde o levantamento bibliográfico, a leitura e organização dos registros iniciais, bem como o seu uso em diversos tipos de trabalhos acadêmicos, tais como: resumo, resenhas, ensaio e artigo científico.
Escolha da revista. Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Referências, Tabelas. Preparo e apresentação do material iconográfico, Figuras, Esquemas. Processo de revisão por pares.
Análise do Artigo. Resposta aos Revisores
Código: MCP-06
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5th ed. Campinas: Alínea, 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22nd ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT. 2nd ed. Curitiba: Juriá, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
SEMINÁRIO DE PESQUISA I
Análise e discussão dos projetos de dissertação visando subsidiar teórica e metodologicamente a sistematização e a análise de dados das pesquisas quantitativas. Contribuir para a compreensão do processo de produção e divulgação do conhecimento científico, visando a estruturação e elaboração do projeto de dissertação.
Código: MCP-07
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5th ed. Campinas: Alínea, 2006.
VÍCTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 4th ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HADDAD, N. Metodologia em estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
Análise e discussão dos projetos de dissertação visando subsidiar teórica e metodologicamente a sistematização e a análise de dados das pesquisas quantitativas. Contribuir para a compreensão do processo de produção e divulgação do conhecimento científico, visando a estruturação e elaboração do projeto de dissertação.
Código: MCP-018
CARGA HORÁRIA: 1 ano
CRÉDITOS:30h
Bibliografia:
LIMA, M. SOCORRO. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, s.d.
PIMENTA, SELMA G. O estágio na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, SELMA G.; LIMA, M. SOCORRO.L. Estágio e docência. 7th ed. São Paulo: Cortez, 2012.