EDITAL FMJ 045/2022 – PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APRIMORAMENTO MULTIPROFISSIONAL (FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E FONOAUDIOLOGIA) EM INTENSIVISMO, URGÊNCIA e EMERGÊNCIA MATERNO INFANTIL

EDITAL FMJ-045/2022, de 18/11/2022

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APRIMORAMENTO MULTIPROFISSIONAL (FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E FONOAUDIOLOGIA) EM INTENSIVISMO, URGÊNCIA e EMERGÊNCIA MATERNO INFANTIL 

  1. SOBRE O CURSO 

1.1. Trata-se de aprimoramento profissional prático-teórico para fisioterapeutas, enfermeiros e fonoaudiólogos interessados em desenvolver o conhecimento em intensivismo, urgência e emergência com abordagem multiprofissional nos três diferentes níveis de atenção à saúde;

1.2. Número de vagas disponíveis: 03 (três) vagas, sendo: 01 (uma) vaga para Fisioterapia, 01 (uma) vaga para Enfermagem, 01 (uma) vaga para Fonoaudiologia;

1.3. Duração do curso é de 06 até 08 meses;

1.4. Curso gratuito;

1.5. Início do curso: 06 de abril de 2023;

1.6. Horário do curso: período matutino e vespertino;

1.7. Carga horária do curso: aproximadamente 12 horas semanais, num total de 350 horas.

  1. LOCAIS

Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Unidades de atenção à saúde primária e secundária da Prefeitura Municipal de Jundiaí. 

  1. DIFERENCIAIS

3.1. Curso presencial, com preceptores especialistas das áreas multiprofissionais, com supervisão para aulas teóricas e presenciais. O curso terá 70h/aula teóricas e 280h/aula em campo prático, sempre acompanhando dos preceptores especialistas, de modo que as horas serão distribuídas em até 08 meses de curso;

3.2. As atividades práticas acontecerão no Hospital Universitário de Jundiaí (unidades assistenciais) e nas unidades de atenção primária e secundária da Prefeitura Municipal de Jundiaí. 

  1. COORDENAÇÃO

Coordenação geral do curso

Dra. Ana Carolina Marchesini e Paula Tabuada

Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional

Ft. Dr. Alex Oliveira;

Coordenação da COREMU (Comissão de Residência Multiprofissional)

Pedagoga Julia Fernandes;

Tutores de Pastas

Enfermagem: Enf. Esp. Renata Gentil

Fonoaudiologia: Fga. Ms. Raquel Prestes

Fisioterapeuta: Ft. Dr. Alex Oliveira

  1. INSCRIÇÕES

5.1 Estarão abertas para preenchimento de uma (01) vaga por área (fonoaudiologia, fisioterapia e enfermagem) no período de 25/11/22 a 25/01/2023;

5.2 As inscrições serão realizadas por meio de formulário disponibilizado pelo site oficial da Faculdade de Medicina de Jundiaí (https://site.fmj.br/napex/index.asp). A inscrição só será efetivada após a checagem do formulário de inscrição preenchido online, dos documentos anexados que constam no item 6 deste Edital e da comprovação do pagamento da taxa de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) recolhida (pagamento de boleto obtido no site da FMJ).

  1. Requisitos prévios dos candidatos para inscrição

6.1 Não serão aceitas inscrições fora do período e horários estabelecidos, sob quaisquer alegações;

6.2 Será indeferida a inscrição do candidato, caso algum pré-requisito para efetivação da inscrição não seja atendido e, na eventualidade da não efetivação da inscrição, não será estornada a taxa;

6.3 Os documentos exigidos e que deverão ter suas cópias anexadas ao formulário são:

– cópia da cédula de identidade

– cópia autenticada do Diploma de graduação (frente e verso se necessário)

Os documentos exigidos na fase de inscrição servem tão apenas para habilitar o candidato para participar do processo seletivo, ficando a efetivação da matrícula condicionada ao item “matrícula” (item 11) deste Edital;

  1. Seleção dos candidatos

7.1. Participarão da seleção do candidato três membros da COREMU (Comissão de Residência Multiprofissional), oficialmente representando a presente comissão;

7.2. Das fases do concurso:

7.2.1. A PRIMEIRA FASE do concurso será a prova teórica para avaliação do conhecimento do candidato. A prova teórica é composta por 40 testes de múltipla escolha, 25 deles na área específica de formação do candidato, 10 questões relacionadas às metas internacionais de segurança do paciente e 5 questões relacionadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). Todos os testes têm o mesmo valor de pontos e a nota final será expressa de 0 a 10. Esta fase é eliminatória e, para a aprovação para a próxima fase, o candidato deverá obter a nota mínima de 04 (quatro), ou seja, acertar no mínimo 40% das questões.

7.2.2. A SEGUNDA FASE do concurso será a realização de entrevista semiestruturada (anexo 1) que objetiva caracterizar à vaga, o mais apropriado candidato, dentre os previamente aprovados na primeira fase. Aos itens avaliados na entrevista atribuir-se-ão valores que ao final expressam a nota de 0 a 10;

7.2.3. A TERCEIRA FASE será a avaliação do Curriculum Vitae que o candidato deverá entregar no momento de sua entrevista, impreterivelmente. Os critérios que pontuam o currículo estão apresentados no Anexo 2; e à eles são atribuídos valores que somam uma nota final de 0 a 10.

7.3. Cada fase do processo tem um peso final na média do candidato, a ver: Prova teórica = 40% da nota final; Entrevista = 50% da nota final; Avaliação do currículo – 10% da nota final. Assim o cálculo da média final do candidato será feito com a seguinte equação:

(prova teórica x 0,4) + (entrevista x 0,5) + (currículo x 0,1) = média final

7.4. Para a aprovação no processo seletivo o candidato deverá obter média igual ou superior a 6,0 (seis);

7.5. Respeitada a nota mínima da média final, o candidato de cada área que somar maior pontuação será classificado e será chamado para efetivação da matricula;

7.6. Será oportunizada faze recursal para todas as 03 fases do processo seletivo, conforme calendário, sendo certo que compete ao candidato acompanhar a divulgação das notas e resultados do recurso, no site da FMJ.

  1. Empate

Em caso de empate na nota final entre os candidatos, os critérios de desempates serão:

8.1 maior nota na prova teórica;

8.2 maior nota da entrevista;

8.3 maior nota do currículo;

8.4 o candidato que tiver experiência comprovada em serviço multiprofissional. 

  1. Dos recursos

9.1. Será admitido, taxativamente, um único recurso, para cada uma das seguintes situações:

a) ao indeferimento do requerimento da inscrição;

b) ao resultado final de cada fase do processo seletivo, descrito no item 7.

9.2. Somente serão considerados os recursos interpostos, via e-mail [email protected], no prazo estipulado na cláusula abaixo e não serão aceitos os recursos interpostos a evento diverso das hipóteses acima.

9.3. O prazo para interposição de recurso é de 01 (um) dia útil contado da publicação no site da FMJ.

9.4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

9.5. O Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí constitui a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

9.6. Serão indeferidos os recursos:

a) cujo teor desrespeita a Comissão de Seleção;

b) que estejam em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo;

c) cuja fundamentação não corresponda à questão recursada;

d) sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente, incoerente ou os intempestivos.

9.7. As respostas de todos os recursos, quer procedentes ou improcedentes serão levadas ao conhecimento de todos os candidatos inscritos no processo seletivo por meio da publicação no site da FMJ.

9.8. Por motivos de proteção de dados (LGPD), não são permitidos aos candidatos acessarem os documentos ou avaliações dos demais candidatos;

  1. DATAS DO PROCESSO SELETIVO

10.1. A primeira fase do processo seletivo ocorrerá na Faculdade de Medicina de Jundiaí em 08/02/2023 (quarta-feira) às 09 horas, para todos os que tiverem as inscrições deferidas;

10.2. O resultado da primeira fase será divulgado em 09/02/2023 (quinta-feira) a partir das 12h00 no site da FMJ. Os aprovados na primeira fase serão convocados via site da Faculdade de Medicina de Jundiaí;

10.3. A segunda fase do processo seletivo será realizada em 28/02/2023 (terça-feira) na Faculdade de Medicina de Jundiaí (Unidade 1) (Rua Francisco Telles nº 250 Vila Arens – Jundiaí), a partir das 09h00. Os candidatos selecionados serão convocados por horário de entrevista, e a ausência, atraso ou a não entrega do currículo inviabiliza o candidato de continuar no processo.

10.4. Os candidatos deverão apresentar seus Curriculum Vitae no horário e data da entrevista.

10.5 O resultado da segunda fase será divulgado em 01/03/2023 (quarta-feira) a partir das 12h00 no site da FMJ.

10.6. O resultado da terceira fase será divulgado em 06/03/2023 (segunda-feira) a partir das 12h00 no site da FMJ.

  1. DO RESULTADO FINAL

11.1. O resultado final do processo seletivo e o nome dos aprovados serão divulgados no site da FMJ (www.fmj.br) no dia 13/03/2023 (segunda-feira) a partir das 12h00;

  1. DA MATRÍCULA

12.1. A matrícula deverá ser efetuada no período de 20 a 28/03/2023, impreterivelmente. Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser entregues no NAPEX da Faculdade de Medicina de Jundiaí (Rua Francisco Telles nº 250 Vila Arens – Jundiaí) e são os seguintes:

12.2. Cópia física autenticada do diploma de graduação (fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem);

12.3. Cópia autenticada da quitação da anuidade 2021 e 2022 ou fração, do conselho de classe;

12.4. Cópia do documento do conselho de classe que habilite o exercício da profissão;

12.5. Uma foto 3×4 recente;

12.6. Cópia da cédula de identidade;

12.7. Carteira de vacinação atualizada;

Parágrafo único: O candidato classificado para o preenchimento da vaga que não efetue a sua matrícula no período estabelecido perderá a vaga, sendo convocado o próximo candidato, obedecida a ordem de classificação.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela comissão de seleção do presente processo de seleção;

13.2. Este edital será afixado na FMJ e publicado no site da FMJ e no site do HU;

13.3. Outras informações ou dúvidas podem ser atendidas pelo e-mail: [email protected]

13.4. Calendário destacando os eventos relacionados ao presente Edital

Período de inscrições 25 de novembro/2022 a 25 de janeiro/2023
Prazo Recursal (inscrições) 26 de janeiro/2023 – Quinta-Feira
Realização da prova (1ª Fase) 08 de fevereiro/2023 – Quarta-Feira
Publicação (1ª Fase) 09 de fevereiro/2023 – Quinta-Feira
Prazo Recursal (1ª Fase) 10 de fevereiro/2023 – Sexta-Feira
Realização da entrevista (2ª Fase) e entrega do curriculum vitae 28 de fevereiro/2023 – Terça-Feira
Publicação (2ª Fase) 01 de março/2023 – Quarta-Feira
Prazo Recursal (2ª Fase) 02 de março/2023 – Quinta-Feira
Resultado da análise do curriculum vitae (3ª Fase) 06 de março/2023 – Segunda-Feira
Prazo Recursal (3ª Fase) 07 de março/2023 – Terça-Feira
Resultado final (publicação) 13 de março/23 – Segunda-Feira
Prazo Recursal 14 de março/2023 – Terça Feira
Período de matrícula 20 a 28 de março/2023
Início do curso 06 de abril/2023 às 13h30 na FMJ

Diretoria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, aos dezoito dias o mês de novembro de dois mil e vinte e dois (18/11/2022).-

Prof. Dr. Evaldo Marchi

Diretor

EDITAL FMJ-045/2022, de 18/11/2022

ANEXO 1 – ROTEIRO A SER UTILIZADO NA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA

ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA

 Caracterizar um candidato com perfil adequado para ingresso no aprimoramento de modo que possamos alcançar os objetivos propostos pelo curso.

A entrevista (segunda fase) comporá 6 de 10 pontos

(          )   1,0 TEMPO DE FORMAÇÃO > QUE 1 (UM) ANO / 0,5 > QUE 2 ANOS

(         ) 1,0 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÁTICA / 0,25 SEM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

(          )   0,5 MORADIA RAIO DE 30 KM / 0,25 RAIO > QUE 30 KM

(         )  1,5 EXPERIÊNCIA COMPROVADA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL / 0,75 SEM EXPERIÊNCIA

(         ) 2,0 DESENVOLTURA (DE 0 A 2,0 PONTOS DE ACORDO COM O DESEMPENHO DO CANDIDATO)

(         ) 2,0 ANÁLISE DE COMO ESTE ESTÁGIO PODE MODIFICAR A TRAJETÓRIA DA CARREIRA (DE 0 A 2,0 PONTOS DE ACORDO COM O RELATO DO CANDIDATO)

(         ) 1,0 EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

(         ) 1,0 EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM SERVIÇO DE SAÚDE ESCOLA

TOTAL DE PONTOS ENTREVISTA: ______

EDITAL FMJ-045/2022, de 18/11/2022

ANEXO 2: ROTEIRO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR

Itens a serem avaliados no curriculum vitae:

Avaliação
Instituição da Graduação (máx 2,0) Instituição Pública 2,0

Instituição Privada 1,5

Monitoria (máx 1,0) Oficial com duração >6meses 1,0

Oficial com duração <6 meses 0,7

Voluntária 0,5

Trabalhos de Iniciação científica (máx 1,0) Sim com bolsa 1,0

Sim sem bolsa 0,5

Nâo 0,2

Apresentação de trabalho em congresso (máx 1,0) Sim 1,0

Não 0

Publicações (máx 1,0) Sim – revistas internacionais 1,0

Sim – revistas nacionais 0,7

Não 0,2

Participação em congressos/jornadas na área de formação nos últimos 2 anos (máx 1,0) Sim 1,0

Não 0

Atividades de Extensão (participação de ligas acadêmicas, campanhas educativas, coleta de dados populacionais, atividades comunitárias e afins) (máx 1,0) Sim > 5 atividades diferentes 1,0

Sim entre 1 e 5 atividades diferentes 0,7

Não 0,2

Atividades Extra-curriculares (cursos de línguas, computação, aprovação em concursos, estágios em outras instituições de ensino) (máx 1,0) Sim > 5 atividades diferentes 1,0

Sim entre 1 e 5 atividades diferentes 0,7

Não 0,2

Cursos de Especialização ou Aprimoramento (máx 1,0) Sim 1,0

Não 0,2

TOTAL DE PONTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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