Trabalho que envolve Inquérito Epidemiológico de Prevalência da COVID-19 em Jundiaí é premiado em Congresso Acadêmico da UNICAMP

A pesquisa “Avaliação do Literacia em Saúde e associação com práticas para prevenção da COVID-19 em adultos testados no município de Jundiaí” beneficiada com bolsa do PIBIC 2020-2021 foi premiada com o primeiro lugar na categoria de Saúde Coletiva do 30° Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP (COMAU).

A literacia em saúde é o conjunto de conhecimentos, capacidade de procurar, compreender e usar informações de forma que mantenham uma boa saúde, ela é fundamental no empoderamento da população, pois confere às pessoas autonomia e capacidade de usar as informações de saúde de maneira efetiva.

O projeto teve como autoras as discentes: Bianca Poggianella Fêde e Letícia Rufino Artuso, sob coordenação e orientação da Profa. Dra. Marília Jesus Batista de Brito Mota, do departamento de Saúde Coletiva da FMJ. Também participaram do estudo como co-orientadoras: Dra. Carla Fabiana Tenani e Carolina Matteussi Lino, doutoranda da FOP-UNICAMP.

O estudo utilizou dados obtidos a partir do Inquérito Epidemiológico de Prevalência da COVID-19 em Jundiaí, realizado entre Maio e Julho de 2020, que foi organizado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e pela Prefeitura do Município de Jundiaí. Foram 290 entrevistados por meio de ligações telefônicas, onde foi aplicado o questionário para avaliar o conhecimento em saúde da população do município de Jundiaí em relação à adoção de medidas práticas de prevenção da COVID-19.

Considerando a pandemia de COVID-19 ela ganha relevante importância para a aplicação de medidas de prevenção, controle da transmissão do vírus e consequentemente reduz o impacto da pandemia sobre nos serviços de saúde e mortalidade geral.