Homenagem ao Prof. Dr. Richard Wayne Light

Em 11 de maio de 2021 o professor Light nos deixou para sempre. Educador de gerações, o Dr. Light marcou a história da Pneumologia com a publicação, em 1972, do trabalho “Pleural effusions: the diagnostic separation of transudates and exudates (Ann Intern Med. 1972 Oct;77(4):507-13). Os “Critérios de Light”, criados a partir desta publicação, são utilizados até hoje como os mais fidedignos para a separação do derrame pleural tipo exsudato do transudato.

Graduado em Medicina pela Johns Hopkins University School of Medicine em 1968, e atuando como pneumologista em Nashville, Tennessee, na Vanderbilt University, o Dr. Light, como era carinhosamente chamado, formou gerações de graduandos, pós-graduandos e estagiários de todas as partes do mundo, expressando seu carisma como educador e profissional de destaque mundial. Dentre suas contribuições literárias, foi autor ou coautor de quase 400 artigos científicos e de inúmeros capítulos de livros. Como destaque, publicou o livro “Pleural Diseases”, uma obra marcante que na sua segunda edição recebeu o primeiro lugar na British Medical Association Medical Book Awards (Respiratory Category).

Em 2012, por ocasião dos 40 anos dos Critérios de Light, tivemos a oportunidade de receber o professor na Faculdade de Medicina de Jundiaí para ministrar uma palestra de atualização em Derrames Pleurais para professores, graduandos e pós-graduandos. Esse foi um evento marcante para a FMJ, com a presença de cerca de 400 ouvintes. Segundo o Prof. Light, esse foi certamente um dos eventos de maior público para o qual teve que palestrar. “Tenho muito orgulho de poder visitar a FMJ e celebrar estes 40 anos dos critérios que recebem meu nome nesta instituição” complementa o professor que é referência mundial na pneumologia.

A FMJ muito se orgulha de ter tido a parceria do Prof. Light como pesquisador associado de diversos projetos científicos da instituição, bem como de editor associado da Revista Perspectivas Médicas da FMJ.

A ausência do Prof. Light será muito sentida por toda a comunidade médica mundial. No entanto, temos a certeza de que seu legado jamais será esquecido. Obrigado Dr. Light! Tenha a certeza de que seus discípulos e aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o professor levarão adiante seus ensinamentos por toda a vida. Seu nome e sua mensagem jamais serão esquecidos!

Comunidade Acadêmica da FMJ
IMG_9932

livro richard light