Verão requer cuidados especiais e dobrados

Chegou o calor e o verão! É hora de se proteger e cuidar de você. Conversamos com a dermatologista e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Célia Antônia Xavier de Moraes que enfatizou a importância de usar protetor solar e roupas com filtro solar (camisetas, chapéus, maiôs) afinal o sol é radiação e tem efeito cumulativo no decorrer da vida! “As células são danificadas e podem ser reparadas, porém com exposição constante e frequente os danos são irreversíveis, podendo originar câncer de pele e o envelhecimento cutâneo”, explica Célia.
Não se engane a exposição solar ainda que não cause dano aparente ou vermelhidão, contribui para envelhecimento precoce e risco de desenvolver câncer de pele. A especialista cita como exemplo uma senhora de origem italiana que nunca expôs seu abdômen ao sol, tem a pele branquinha e elasticidade natural. “Perceba que os braços que foram expostos ao sol estão craquelados e precisam de hidratação e cuidados constantes”.
A médica dermatologista respondeu algumas perguntas, confira:
Qual filtro solar deve usar? O que deve constar na embalagem?
Dra. Celia Antônia Xavier De Moraes: Protetor solar deve ter pelo menos fator 50 de UVB e ter proteção UV-A ampla! Os protetores que tem cor também tem proteção contra infra vermelho e luz visível

Com corpo molhado você se bronzeia mais?
Dra. Celia Antônia Xavier De Moraes: A água reflete a luz e potencializa os raios solares. Queimamos mais quando estamos próximos à água! O mesmo acontece com a areia! Os cristais refletem a luz e por isso ficamos bronzeados mesmo permanecendo embaixo do guarda sol (Princípio da ótica: os raios Ultravioleta(Uv) proliferam em todas as direções, refletindo a 90graus)

A retina deve ser protegida do excesso de sol?
Dra. Celia Antônia Xavier De Moraes: Retina deve ser protegida porque tem melanócitos que absorvem a radiação! Óculos que tenham lente com proteção UV são importantes!

Dormir com ar-condicionado ligado ou ventilador provoca gripes e problemas respiratórios?
Dra. Celia Antônia Xavier De Moraes: Dormir com ar condicionado é ruim porque deixa o ambiente seco e pode ocorrer transmissão de fungos e bactérias, causando infecções.
Celia_MOraes_dermatologista

Kit para verão