Estudantes da FMJ são elogiados na UBS Vila Ana

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) desenvolve inúmeras atividades em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí. Uma delas é atuação dos futuros médicos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sempre supervisionados por um professor ou tutor. Hoje, a FMJ está presente em 21 UBSs.

A Unidade Básica da Vila Ana recebeu os estudantes da FMJ neste período de pandemia e, relatou por meio de uma carta, encaminhada para a diretoria da instituição, a satisfação em recebê-los na unidade. A carta foi redigida pela funcionária da UBS, Andreia Paz.

Confira:

“Vivemos tempos difíceis na área da saúde e, mesmo em meio a este cenário conturbado, os alunos transmitiam segurança aos pacientes e orientavam todos os envolvidos no atendimento. Cabe reforçar que esta postura se destacou, uma vez que em curto espaço de tempo, conquistaram a confiança de toda uma equipe.
No Brasil já foi elaborado o Código de ética do estudante de medicina, que serve como um importante instrumento para guiar os acadêmicos quanto à prática, levando em consideração princípios morais e bioéticos e, pudemos notar através da atuação dos alunos tais princípios praticados: “Eu prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da humanidade; a saúde e o bem-estar de meu paciente serão as minhas primeiras preocupações. A Faculdade de Medicina pode se sentir bem representada. Por mais alunos como estes!”.

A FMJ valoriza esse tipo de atitude, agradece o elogio e acredita que estes estudantes e todos que atuam de forma determinada e brilhante irão exercer a medicina com muita dedicação e respeito ao próximo. “Nosso objetivo é formar bons profissionais, de qualidade e que atuem respeitando o próximo e cuidando do paciente com carinho e de forma humanizada. Estamos no caminho certo”, avalia o prof. Dr. Evaldo Marchi, diretor da instituição.

Sobre o internato dos estudantes de Medicina em Jundiaí

O internato corresponde aos dois últimos anos do curso de medicina. Nesta etapa, o estudante de medicina desenvolve predominantemente as atividades em contato com pacientes, e coloca em prática os aprendizados que adquiriu durante os anos anteriores. O futuro médico atua nas grandes áreas médicas, supervisionados por um professores ou tutor: Clínica Médica, Cirurgia, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. Durante o estágio na Saúde Coletiva, os estudantes são divididos em grupo e atuam nas 21 UBSs, Ambulatório de Especialidades – NIS e oito Serviços (São eles: Cerest-Centro de Referência da Saúde do Trabalhador, 3 CAPS-Centro de Apoio Psico Social – Adulto e Infantil e Álcool e Drogas, Consultório de Rua, NAPD -Núcleo de Apoio a Pessoa Deficiente, CECO-Centro De Convivência, Cultura, Trabalho e Geração De Renda e Zoonoses.

UBS VIla Ana