I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco

APP SOBRE CORONA FOI PRODUZIDO EM JUNDIAI

Júlio Troncoso, pesquisador, consultor e doutor em comportamento desenvolveu em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) um aplicativo informativo sobre Coronavírus (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.fmj.aliviocoronavirus) destinado a adultos e crianças. Especialista em mercado consumidor, Júlio é um estudioso também na área de dor, tendo criado um blog e aplicativos relacionados à esta temática.

Ele vivenciou pessoalmente o quadro de dor crônica, por isso começou a estudar a dor muito profundamente, da fisiologia às repercussões psicossociais, os diferentes tratamentos e a diversidade de gênero na expressão da dor. Coletou informações durante 3 anos e decidiu criar conteúdo com esse material.  Avalia que o assunto tem poucas publicações, pouca fonte de informação e não é valorizado nas instituições formadoras de profissionais de saúde. “A doença “dor” me levou a ter curiosidade e busquei muitas informações sobre o assunto. Fiquei entusiasmado e resolvi criar”.

Idealizou, desenvolveu e redigiu um site, Blog Dor Crônica, que é uma das primeiras referências na busca do Google sobre dor crônica. Nele pode-se encontrar vídeos, e-books, artigos científicos e informações gerais sobre dor, extraídos de fontes renomadas.  No seu blog realiza em média 5 postagens semanais. Também desenvolveu dois aplicativos educativos sobre dor em geral e dor em mulheres.

Junto com a FMJ desenvolveu seu terceiro aplicativo sobre o Coronavírus, que consiste em um jogo com 300 afirmações, onde o participante deve responder se a afirmação esta certa ou errada. Posso pegar o Coronavírus comendo alimentos manipulados por outras pessoas, esta frase é um exemplo de pergunta que será encontrada no aplicativo. Após a resposta do jogador, pode-se ouvir uma pequena explicação sobre o assunto, e o jogador avança num tabuleiro virtual. Júlio explica que a aplicativo esta disponível no Google App.

Júlio começou seu trabalho com FMJ através da atual vice-diretora: “A Dra. Ana Carolina acreditou no meu projeto, me apoiou e apresentou pessoas que pudessem ajudar a compor esse novo aplicativo. A infectologista e professora da FMJ, Patrícia Bonazzi, foi fundamental para viabilização deste app”, explica.

A FMJ revisou todo material, acredita nesta iniciativa e está viabilizando a implantação do aplicativo. Júlio tem a intenção de ajudar as pessoas com seu site e com seus aplicativos e explica: “Com as informações, hoje consigo conviver bem com a dor e com o aplicativo do Coronavírus pretendo apenas ajudar o maior número de pessoas a se salvar e a salvar membros da família”.

“O aplicativo é uma ferramenta muito importante na educação sobre o Coronavírus, que de maneira simples e lúdica fornece informações fundamentais”, explica a Profa. Dra. Ana Carolina Marchesini de Camargo que integra a equipe do projeto.

Este é o primeiro produto do Núcleo de Inovação Tecnológica da FMJ que está integrado à proposta da Prefeitura Municipal de Jundiaí em conceber um ecossistema de tecnologia e inovação. “É a tecnologia disseminando conhecimento, e ajudando de maneira gratuita quem quer se proteger e entender melhor essa doença”,celebra Ana Carolina.

 

Site: https://dorcronica.blog.br/

APPs: