I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco

Pós Graduação da FMJ institui defesas online de Mestrado e Doutorado

Face aos desafios impostos pela atual pandemia da COVID-19, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) implementou as defesas de dissertações e teses de forma virtual, por videoconferência.
Essa modalidade foi autorizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em portaria emitida em 19/03/2020, seguindo regras e normas pré-estabelecidas.
Em virtude dessa nova realidade, e visto a possibilidade aberta pela agência reguladora, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) se adequou, permitindo que até o momento quatro dissertações de Mestrado e quatro teses de Doutorado fossem defendidas. A primeira defesa de Doutorado ocorreu no dia 06 de março e de Mestrado aconteceu em 8 de abril.

A Profa. Dra. Flávia Reis participou, em abril, de duas Bancas de Mestrado à distância, via videoconferência, e foram experiências inovadoras e positivas, sendo possível a efetiva arguição do aluno, e até mesmo a avalição de habilidades, como a eloquência. “Foi um modo de adaptação a uma situação inusitada da pandemia, mas que trouxe a certeza de que, com o uso de recursos tecnológicos, podemos transformar vivências educacionais tradicionais em experiências interativas e construtivas, mesmo não estando em um mesmo espaço físico, e apesar disto, estar presente em tempo real, e sem distrações”, conclui.
Daniel Martins Bavoso, aluno da pós-graduação, considerou interessante a defesa por videoconferência, pois independente da pandemia, os prazos foram mantidos e os alunos estão tendo a possibilidade de apresentar seus trabalhos. “É importante não parar de formar alunos de pós-graduação. Gostei da atitude da FMJ que usou recurso tecnológico e manteve todas as atividades e prazos”, comenta.

“Penso que a Defesa de Tese e Dissertações à distância permitirá ampliar as relações de cooperação entre professores de diferentes instituições de ensino, anteriormente limitadas pela distância física do modelo presencial, beneficiando, assim, pós-graduandos e os programas de pós-graduação”, explica a Profa. Dra. Flávia.
Para Ronei Luciano Mamoni, coordenador da pós-graduação da FMJ, as defesas de dissertações e teses à distância, sem a necessidade de uma banca presencial, têm otimizado processos, e agilizado a formação de pós-graduandos, sem que haja prejuízo para alunos, orientadores e para o próprio programa de pós-graduação.

defesa online Daniel Bavoso