I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco

Residência Médica

Dermatologia

Histórico

Os primeiros anos do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) foram maravilhosos e difíceis, abrindo-se ações e frentes de trabalho (residentes, laboratórios, clínica, pacientes e comunidade) em 1977. Sob a liderança do Prof. Fernando Augusto de Almeida, que recrutou para trabalhar com ele outras pessoas brilhantes, como Carlos Machado, Vítor Reis, Célia Riscalla, Agenor Silveira, todos da Universidade de São Paulo, Benedito Corrêa (Micologia) e Câmara Lopes (Patologista), deu-se início a um projeto-piloto perfeito, que tinha como objetivos claros: ensino, pesquisa e assistência médica.

O Serviço de Dermatologia da FMJ cresceu bem, de forma segura, e alguns de seus primeiros residentes tornaram-se competentes professores – Célia Antonia Xavier, Iza Maria Bottene, Jacqueline Calvo, Mônica Bulizani, com novos membros juntando-se ao staff. No aniversário de 40 anos do Serviço de Dermatologia da FMJ, comemorado em 2017, o Serviço pôde comemorar a formação de mais 100 residentes, aprovados no TED e alguns deles passando a magistério da própria unidade.

O Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí destacou-se no campo da pesquisa, principalmente em relação ao Fogo Selvagem, assunto esse que foi tema da tese de doutorado, livre-docência e pós-doutorado na Universidade de New York pelo Prof. Paulo Cunha, que exerce a chefia do Serviço e da Residência por mais de 20 anos. Seus integrantes consideraram relevante ter participado dos avanços e do prestígio nacional que o Serviço conseguiu, tanto na área de ensino como na área de pesquisa e assistência.

Serviço nos dias de hoje

Atualmente nosso Serviço conta com 3 professores concursados e 12 professores colaboradores na disciplina de Dermatologia (veja a lista abaixo). Além da programação prática da residência, o Serviço realiza reuniões clínicas semanalmente, às quartas-feiras na FMJ, que contam com apresentações de revisões de artigos científicos feitas pelos residentes e também pelos professores.

A prova de seleção de residência médica do Serviço de Dermatologia é realizada em conjunto com o SUS. Atualmente possuímos 2 vagas de residência por ano todas com bolsas pagas pelo SUS.