HOME


FUTURO NA ÁREA DA SAÚDE - FMJ SEBRAE E PREFEITURA

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 28/02/2020 13:57:59
 

 

Como você imagina a vida daqui a 20 anos? Cidades inteligentes, médicos robôs, computadores quânticos, usinas de energia sustentável e startups são algumas das apostas para o futuro tecnológico e foi pensando nisso, que a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) deu um grande passo em direção a esse futuro.

Em agosto do ano passado (2019) iniciou-se um alinhamento estratégico com Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, visando compor a proposta do Campus Jundiaí, a transformação da cidade em um ecossistema de tecnologia e inovação congregando ambientes públicos e privados.

Desde então, vem se construindo um caminho repleto de aprendizado e troca de experiência na área do empreendedorismo. Durante essa caminhada, a Prefeitura apresentou para a diretoria da FMJ, o SEBRAE Jundiaí que introduziu um novo universo, com soluções tecnológicas e de inovação, propondo então, uma parceria que deve contribuir para melhorar a vida do cidadão e colocar a instituição no caminho do futuro.

Hoje, 28/02, assinamos esse plano de trabalho conjunto: Prefeitura, FMJ e SEBRAE Jundiaí. Neste plano de trabalho estão contempladas ações voltadas para futuros médicos: palestras e oficinas que sensibilizam e orientam estes estudantes no caminho  das soluções tecnológicas e empreendedoras para facilitar a área da saúde.

Estiveram presentes na solenidade: Gabriela Pirola, representando o Diretório Acadêmico; Guilherme Cuoghi Bellato e Vinicius Nakajima An do Núcleo de Inovação, representando os alunos da instituição; Maria Eduarda Muzaiel Storch , Monica Vanucci Nunes Lipay,  Claudia Freire Mello Malavazzi,  Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo, José Carlos Tresmondi, Evaldo Marchi e Edmir Lourenço, da Faculdade de Medicina de Jundiaí; Roberto Araújo e Jones Martins da Prefeitura Municipal de Jundiaí; Tiago Antunes e Silvia Della Matrice. do SEBRAE Jundiaí.

“Dessa parceria podem surgir grandes ideias e soluções para melhorar o dia a dia da das pessoas. É uma grande honra e um grande desafio”, explica o médico Edmir Lourenço, diretor da FMJ. Já Tiago Antunes, coordenador do SEBRAE Jundiaí, comemora a nova parceria. “É uma parceria inédita em nossa regional que abrange Jundiaí e 17 cidades ao entorno, o ato de assinatura não representa apenas a execução de um plano de trabalho, mas também, acima de tudo, a colaboração entre duas instituições que veem na educação o caminho para desenvolvimento sustentável do país”. 

Para Roberto Araújo, gestor adjunto da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, esse convênio é um momento histórico para Jundiaí. “Um marco para Jundiaí é estabelecido na presente data. A certeza da Prefeitura de que a FMJ é uma potencialidade para o fomento de iniciativas empreendedoras no campo da tecnologia e inovação para a área da saúde agora é realidade”.

O estudante de medicina, Guilherme Bellato que esteve presente recentemente no Hackmed conferência da USP e MIT (Massachusets Institute of Technology) comenta que o convênio assinado hoje coloca a FMJ em posição de destaque no ramo de inovação e tecnologia,  em saúde no Brasil. Ressalta, ainda, que a parceria propiciará aos acadêmicos possibilidades de criação de soluções em saúde em suas mais diversas formas, colocando o acadêmico como agente modificador da realidade.

O Gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, enxerga um futuro promissor nesta parceria. “Recentemente Jundiaí foi reconhecida como uma das dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, segundo estudo da consultoria Urban System. A parceria firmada pela FMJ, SEBRAE e Prefeitura, é um significativo passo para a concretude dessa vocação e de uma nova e promissora era para a cidade”.

O próximo  passo, será a palestra de sensibilização sobre empreendedorismo no dia 11/03, às 17h30 na FMJ. Em seguida,  uma oficina de geração de ideias foi planejada. O projeto se encerra em agosto com apresentação e reconhecimento daquilo que foi criado.

 

 
 
 
     
Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2020 - Todos os Direitos Reservados