HOME


|ATIVIDADE FÍSICA E IDOSO: NOVA PESQUISA DOS PROFESSORES DA FMJ

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 03/09/2019 11:12:52
 

 

O estudo entitulado como “Imunossenescência, fragilidade e exercício físico em idosos” foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Jundiaí é mais conhecido por seu acrônimo em inglês, chamado BRINTERFRAIL.

 

Este estudo é coordenado pelos professores da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ): Ivan Aprahamian (Disciplina de Geriatria) e Ronei Luciano Mamoni (Disciplina de Imunologia) e pretende avaliar um protocolo internacional de atividade física multicomponente chamado VIVIFRAIL, com a intenção ou objetivo maior de reduzir a atividade inflamatória, promover a atividade anti-inflamatória e melhorar o desempenho físico e funcional em idosos saudáveis e aqueles em estado de vulnerabilidade (conhecido como síndrome da fragilidade ou simplesmente como fragilidade, termo geriátrico).

 

O estudo é um ensaio clínico, no qual a atividade física é o centro da atenção e potencial carreador de mudança. O programa é constituído por 2 encontros semanais na quadra da Faculdade de Medicina de Jundiaí com duração de 12 semanas. Neste período, os idosos serão monitorados e orientados por profissionais de fisioterapia e educação física com larga experiência prática e acadêmica. Além de realizar a atividade, terão treinamento para dar continuidade em suas casas.

 

Em breve, a equipe de pesquisa realizará uma convocação geral de interessados, iniciando pelos pacientes idosos (60 anos ou mais) de dentro do ambulatório de Geriatria da FMJ e, em seguida e caso existam vagas disponíveis, na comunidade jundiaiense. Todos os interessados passarão por entrevista e avaliação clínica, respeitando o protocolo do estudo.

 

Na foto:  Alunos que pertencem  a Atlética da faculdade junto com Professor Ivan. A Atlética irá emprestar a quadra para estudo de campo.

 
 
 
     
Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados