I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
   I    Área Restrita    I    Acesso ao email @fmj.br    I    Fale Conosco
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU

Doutorado em Ciências da Saúde

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

PRÓXIMO PROCESSO SELETIVO EM SETEMBRO OU OUTUBRO DE 2020

Processo Seletivo

Para a inscrição no processo seletivo, o candidato à Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) deve apresentar um Projeto de Pesquisa que será desenvolvido sob supervisão de seu Orientador durante o curso. Para tanto, o candidato deve verificar a lista de Orientadores do Programa, escolher o Orientador e a linha de pesquisa que mais se adequa ao seu projeto, entrar em contato com o Docente por e-mail ou pessoalmente, e elaborar seu projeto. Projetos que não tenham um orientador responsável também podem ser aceitos, embora seja norma do Programa dar prioridade aos projetos que tenham um supervisor responsável pela gestão e desenvolvimento do projeto.

O Doutorado da FMJ é gratuito, sendo cobrado do candidato apenas o valor da inscrição e da matrícula. O Processo Seletivo é anual, e tem início em  setembro ou outubro de cada ano.


Os alunos que se inscreverem e forem aprovados no Doutorado serão matriculados como alunos Regulares.

O comprovante de submissão à Plataforma Brasil ou CEUA será exigido dos alunos de Doutorado no momento da inscrição como alunos Regulares do Programa.

O Processo seletivo será realizado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG-FMJ) e referendado pela Coordenação do Curso. Para a classificação dos alunos, será levado em consideração:

  • a relevância do projeto apresentado: o projeto deve se inserir nas linhas de pesquisa da instituição e ter, preferencialmente, a anuência do orientador. Terão preferência os projetos em andamento e com potencial para publicação em periódicos altamente qualificados;
  • qualidade do currículo do candidato (currículo Lattes atualizado): serão avaliados os artigos publicados em periódicos qualificados, apresentação de trabalhos em eventos ou congressos, aulas e palestras ministradas. Os candidatos que tiverem inserção em instituições ligadas ao ensino e a pesquisa e disponibilidade para desenvolvimento de pesquisa de forma regular terão preferência;
  • distribuição de alunos por linhas de pesquisa: como o curso possui três linhas de pesquisa, a distribuição dos candidatos preferencialmente será equitativa entre as linhas, de acordo com a disponibilidade de cada orientador do programa.

    OBS: Em virtude do número de vagas disponíveis, e de acordo com a demanda, se necessário, os candidatos poderão convocados para entrevista de avaliação pessoal.