HOME


PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU
Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde


Recomendado pela CAPES

A FMJ encontra-se fortemente inserida na saúde pública de Jundiaí e região, contribuindo com a organização e desenvolvimento social, econômico, político e sanitário. Neste sentido, o programa visa favorecer a expansão da base científica nas questões ligadas à saúde, estreitando os laços entre a graduação e pós-graduação e integrando a sociedade com a pesquisa e a academia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações

Objetivos: formar docentes com amplo domínio de seu campo de saber para atuação no ensino e pesquisa em áreas relativas à Ciência da Saúde e Saúde Humana.

Público-Alvo: profissionais graduados na área de saúde que buscam constante atualização e aperfeiçoamento em sua área específica de atuação, com vocação para o ensino e pesquisa.

Duração: 24 meses.

Faculdade de Medicina de Jundiaí
Rua Francisco Telles, 250 – Vila Arens
Telefone: (11)
3395 2100 ramal 2113

Coordenador do Programa: Prof. Dr. Evaldo Marchi

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:
Saúde Humana

Linhas de Pesquisa:
1) Saúde da Mulher;
2) Saúde da Criança e Adolescente;
3) Saúde do Adulto e Idoso.

Lista de orientadores por área (clique para abrir o link)

Publicações Científicas - Professores (clique para abrir o link)

Disciplinas Obrigatórias (clique para abrir o link)

Processo Seletivo do Mestrado

O curso de Mestrado da FMJ é gratuito, sendo cobrado do candidato apenas o valor da inscrição e da matrícula. O Processo Seletivo é anual, e tem início entre agosto e setembro de cada ano.

Para a inscrição no processo seletivo, o candidato à Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) deve apresentar um Projeto de Pesquisa que será desenvolvido sob supervisão de seu Orientador durante o curso. Para tanto, o candidato deve verificar a lista de Orientadores do Programa, escolher o Orientador e a linha de pesquisa que mais se adequa ao seu projeto, entrar em contato com o Docente, por e-mail ou pessoalmente, e elaborar seu projeto. Projetos que não tenham um orientador responsável também podem ser aceitos, embora seja norma do Programa dar prioridade aos projetos que tenham um supervisor responsável pela gestão e desenvolvimento do projeto.

Os alunos que se inscreverem e forem aprovados no Mestrado deverão cursar 01 (um) ano de estágio Probatório, durante o qual podem fazer os créditos regulares e optativos do Programa. Neste ano devem desenvolver seus projetos de pesquisa, e, ao final do ano, serão reavaliados para a inscrição definitiva como alunos Regulares.

Para as inscrições de Mestrado, os projetos não necessitam ainda ser submetidos aos Comitês de Ética (Plataforma Brasil para projetos clínicos ou CEUA para projetos experimentais) no momento da inscrição. Caso o projeto proposto seja aprovado, o aluno receberá instruções de como submeter seu projeto ao Comitê de Ética durante o curso regular de Metodologia Científica oferecido pelo Programa.

O comprovante de submissão à Plataforma Brasil ou CEUA será exigido dos alunos de Mestrado quando da inscrição definitiva como alunos Regulares do Programa.

O Processo seletivo será realizado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG-FMJ) e referendado pela Coordenação do Curso. Para a classificação dos alunos, será levado em consideração:

  • a relevância do projeto apresentado: o projeto deve se inserir nas linhas de pesquisa da instituição e ter, preferencialmente, a anuência do orientador. Terão preferência os projetos em andamento e com potencial para publicação em periódicos altamente qualificados;
  • qualidade do currículo do candidato (currículo Lattes atualizado): serão avaliados os artigos publicados em periódicos qualificados, apresentação de trabalhos em eventos ou congressos, aulas e palestras ministradas. Os candidatos que tiverem inserção em instituições ligadas ao ensino e a pesquisa e disponibilidade para desenvolvimento de pesquisa de forma regular terão preferência;
  • distribuição de alunos por linhas de pesquisa: como o curso possui três linhas de pesquisa, a distribuição dos candidatos preferencialmente será equitativa entre as linhas, de acordo com a disponibilidade de cada orientador do programa.

    OBS: Em virtude do número de vagas disponíveis, e de acordo com a demanda, se necessário, os candidatos poderão convocados para entrevista de avaliação pessoal.
 

 

 

 

 

 

Fale Conosco

Clique aqui!

Edital do Concurso para Pós Graduação 2019

Lista de Aprovados para Pós Graduação 2019

 
     
Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados