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RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 2005



01. AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES:
  - Substituição do Coordenador Médico;
- Nº de Especialidades: 21;
- Nº de Consultas: 11.107 (até novembro);
- Nº de Procedimentos: 2.079 (até novembro).
   
02. HOSPITAL UNIVERSITÁRIO:
  - Convênio: Lei 6.372/04, de 29/06/2004. Valor 2005: R$ 680 mil/mês;
- Acréscimos:
Lei 6.545, de 19/05/05. Valor Total = R$ 800 mil reais;
Lei 6.568, de 29/07/05. Valor Total = R$ 1.600 mil reais;
Lei 6.610, de 29/11/05. Valor Total = R$ 1.200 mil reais.
- Nova Diretoria Técnica.
- Hospital Universitário - Fundação Dr. Jayme Rodrigues:
- Eleição de nova Diretoria; Renovação do Conselho Curador.
- Hospital Universitário - Atividades (até novembro):
- Internações: 6.016; Atendimento PS: 58.453; Número de Partos: 3.243.
   
03. HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO:

 

Docentes

Residentes

Estagiários

Clínica Médica

20

18

Cir. Geral/Especial.

16

18

Ortopedia

02

12

06

Otorrinolaringologia

01

01

 
- Professores Colaboradores + Médicos-Preceptores;
- Internos 5º e 6º anos – rodízio;
- Áreas: PS, Enfermarias, C.Cirúrgica, UTI e Visita Domiciliar.
- Atividades (até outubro):
Internações: 11.759;
Atendimento PS/PA – Cirurgia Geral: 39.509;
Atendimento PS/PA – Clínica Médica: 67.334;
Atendimento PS – Ortopedia: 50.058;
Ambulatório: 35.191.04.
   
04. UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
  - Curso de Atenção Primária à Saúde: Alunos do 2º ano.
- Internato de Saúde Coletiva: Alunos do 5º Ano; Nº de UBS: 14 (catorze).
   
05. FEIRAS DE VESTIBULARES:
  - VIII VESTDIVINO: Número de Visitantes: 10 mil pessoas;
- OBJETIVO DE SOROCABA: Número de visitantes: 7 mil pessoas.
   
06. CONCURSO VESTIBULAR DE 2006:
  - Entidade: VUNESP
Candidatos: Medicina: 2.255 (37,58 c/v) – aumento de 11%;
Enfermagem: 39 (0,98 c/v).
Provas: 21 e 22/dezembro/2005.
   
07. TRANSFERÊNCIAS:
  - 2º Ano: Vagas: 07; Candidatos: 42; Matriculados: 07.
- 5º Ano: Vagas: 04; Candidatos: 06; Matriculados: 01
   
08. CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
  - 07 Cursos relacionados ao curso médico;
- 16 Cursos de Ligas Acadêmicas;
- 2ª Semana da Enfermagem realizada de 09 a 12 de maio no HU.
   
09. PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA:
  - Programas: 09; Residentes: 90; Estagiários: 06.
- Bolsas: FMJ: 15; FUNDAP/FMJ: 35; HCSVP: 41.
   
10. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO:
  - Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa:
Parceria: Sociedade de Acupuntura e Fundação Dr. Jayme Rodrigues;
Alunos:
Curso Básico – 04;
Curso Avançado – 19.
Práticas Meditativas: 20.

- Reprodução Humana Assistida:
Parceria: Instituto Sapientiae e Fundação Dr. Jayme Rodrigues;
Alunos: Curso Clínico – 14;
Curso de Laboratório – 21.

- Homeopatia:
Parceria: Policlínica Aude Sapere e Fundação Dr. Jayme Rodrigues;
Alunos: 12 (iniciaram em fevereiro), 09 (concluíram em julho).
   
11. CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM:
  Vestibular adiado e unificado com Medicina (VUNESP).
Número de candidatos: 75; Vagas Preenchidas: 18;
Integração do Corpo Docente de Medicina e Enfermagem;
Criação de Cargo de Coordenador de Curso.
   
12. SERVIÇO DE SAÚDE DO ALUNO:
  Coordenação: Dr. Agostinho Barbosa de Castro e Enf. Filomena Coser Marinho.
Objetivos: Vacinação, Exames, Encaminhamentos e Consultas.
   
13. PROJETO CALOURO:
  - Objetivo: Integração dos novos Alunos.
- Semana do Calouro: Palestras, gincana, visitas, atividade social.
   
14. DISCIPLINA DE GERIATRIA:
  - Sociedade Brasileira Regional de Alzheimer: sediada na FMJ desde 2003. Palestras mensais.
- Associação Brasileira de Parkinson: Palestras mensais.
- Faculdade de Medicina da Terceira Idade: parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas e Prefeitura Municipal de Jundiaí.
- Participantes: 80 Alunos. Atividades: Aulas semanais.
   
15. COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA:
  - Substituição do Coordenador;
- Projetos recebidos: 38;
- Projetos aprovados: 31;
- Projetos em apreciação: 07.
   
16. CONCURSOS/PROCESSOS SELETIVOS REALIZADOS:
  - CORPO DOCENTE:
Curso Médico: 02 concursos; 02 processos seletivos.
Curso de Graduação de Enfermagem: 05 processos seletivos
   
17. MONITORIAS:
  - Anatomia – 08;
Bioquímica – 04;
Histologia – 08;
Parasitologia – 04;
Clínica Médica (Propedêutica) – 15;
Técnica Cirúrgica – 06;
Total de Monitores: 45.

- Bolsas: serão concedidas e pagas em 2006 em número proporcional à carga horária de cada disciplina (1 monitor / 80 horas).
   
18. FIES – MEC/CEF:
  Trata-se de financiamento Estudantil do MEC, cujos recursos são repassados através da Caixa Econômica Federal.
Total de Financiamentos: Medicina: 21; Enfermagem: 04.
   
19. MONOGRAFIAS/PÔSTERES:
  - Técnica Cirúrgica: 06 monografias;
- Microbiologia: 16 trabalhos e pôsteres;
- Anatomia: 09 painéis;
- Histologia: 10 monografias.
   
20. LIGAS ACADÊMICAS:
  Foi estimulada a formação de Ligas.
- 21 Ligas em atividade: Hérnias, Endocrinologia, Anemias, Geriatria, Cirurgia Geral e do Trauma, Alegria, Oftalmologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica, Cardiologia, Oncologia, Sexualidade, Reumatologia, Anestesiologia, Cirurgia Tóraco-Abdominal, Pediatria, Nutrição, Neurocirurgia, Neuropsiquiatria, Dermatologia e Neurologia.
   
21. CAMPANHAS DE SAÚDE PÚBLICA E ENTIDADES ATENDIDAS:
  Trote Solidário, Campanha Infertilidade, Campanha de Diabetes, Semana do Coração, Lar Anália Franco, Campanha de Dengue, Ação Solidária, Campanha de Prevenção do Câncer de Pele.
   
22. PRODUÇÃO CIÊNTIFICA DO CORPO DOCENTE:
  - 1º Semestre de 2005:
Trabalhos de Pesquisa em Andamento: 112;
Trabalhos Publicados: 139 (inclui livros);
Trabalhos Apresentados em Congresso: 38;
Participação em Congressos: 169.
   
23. QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE E PROGRESSÃO FUNCIONAL:
  Aumentou o índice de qualificação do corpo docente com progressão funcional: Doutorado: 03; Livre-Docência: 01.
   
24. RECICLAGEM DO PESSOAL TÉCNICO/ADMINISTRATIVO:
  Os funcionários participaram de cursos de reciclagem nas respectivas áreas: Administração, Seção de Pessoal, Finanças, Biblioteca.
   
25. ELEIÇÕES DIRETORIA:
  - Vice-Diretor: Eleição de lista tríplice: setembro/04.
Escolhido pelo Prefeito - Dr. Fernando Antonio M. Claret Alcadipani - tomou posse no dia 18 de janeiro de 2005.
   
26. ALTERAÇÕES CURRICULARES:
  Foi aprovada pelos Colegiados e encaminhada ao CEE em setembro: Carga Horária de Imunologia; Denominação de disciplinas do Departamento de Saúde Coletiva.
   
27. TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR:
  - Nomeação da Comissão de Transformação Curricular Portaria FMJ- 034/2005, de 02/05/2005: Adequação do currículo às Diretrizes Curriculares; Integração com o Serviço Público de Saúde de Jundiaí;
- Nomeação de Grupo para Integração FMJ-SMS;
- Nomeação de Comissão Interna de Avaliação (CEE).
   
28. NADIPE –REGULAMENTO E ASSESSORIA PEDAGÓGICA:
  Implantação do Regulamento; Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico – 4 eventos; Validação estatística do Instrumento de Avaliação dos Docentes.
   
29. RECADASTRAMENTO DOS PROFESSORES COLABORADORES:
  Foram recadastrados 54 Professores Colaboradores, dos quais 12 ingressaram em 2005 e 02 se desligaram dessa função.
   
30. PRÊMIOS CONFERIDOS EM 2005:
  - Prêmio Bussâmara Neme: Dda. TAMARA NAOMI GOTO e Ddo. ANDRÉ LUIS MAION CASARIM
– Melhores Alunos de Obstetrícia do 4º ao 6º ano.
- Prêmio Dr. Jayme Rodrigues: Doutoranda MARIANA FIGUEIRÔA CARETA
– Melhor Aluna da XXXII Turma.
- Prêmio Desenvolvimento da Faculdade de Medicina de Jundiaí: Dr. HÉLIO ALVIMAR LOTÉRIO e Eng. CÉSAR AUGUSTO TRALDI – Contribuição marcante para o desenvolvimento da Instituição.
   
31. PROJETO INTERNET:
  Permite acesso direto: Calendário Escolar, Manual do Aluno, Consultas on line de livros da Biblioteca, Consulta de Notas e Freqüência, Extrato Financeiro. Programas: Os professores podem acessar para consulta e alteração.
   
32. PALTEX –PROGRAMA AMPLIADO DE LIVROS DE TEXTO E MATERIAIS DE INSTRUÇÃO DA OPAS:
  Convênio através do qual Alunos e Professores podem adquirir junto à Biblioteca livros e aparelhos de uso médico a preços subsidiados.
- Livros = 168;
Instrumentais Médicos = 95.
   
33. NAPED –NÚCLEO DE APOIO A PESQUISA E DOCÊNCIA:
  - Redefinição dos objetivos e nomeação de novo Coordenador.
- PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – aprovação dos projetos e aumento para 20 bolsas do CNPq e 05 da FMJ.
- Regulamento do FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa).
- ASTEC (Assessoria Técnica).
   
34. CONVÊNIOS:
  - AMARATI (Associação de Educação Terapêutica) – consultas e cirurgias;
- GRENDACC (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) - Atendimento no HU e no Hospital Bolivar Risso;
- INSTITUTO FLEURY – Parceria na área de Medicina Diagnóstica.
   
35. CONGRESSO DA ABEM:
  A FMJ foi representada pelo Coordenador de Curso e Assessoria Pedagógica no XLIII Congresso da ABEM, apresentando trabalho “Expectativas discentes sobre o curso de Medicina e os desdobramentos da ação pedagógica”.
   
36. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO:
  Deliberação CEE nº 48/2005: Indicação da Comissão Interna de Avaliação; Renovação do Reconhecimento das Faculdades a partir de 2006.
   
37. REGIMENTO DA FMJ:
  Regimento aprovado pelo CEE através do Parecer 422/2005 e publicado no DOE de 01/12/2205, para vigorar a partir de 2006.
   
38. ÉTICA DO ESTUDANTE:
  Código de Ética do Estudante de Medicina e de Enfermagem será implantado a partir de 2006.
   
39. INVESTIMENTOS:
 
- Biblioteca:
Livros – R$ 17.233,31;
Periódicos – Doações;
Biblioteca Virtual – U$ 9,500 (± R$ 22.075,00.

- Área Física, Equipamentos e Móveis:
Centro de estudos FMJ – Aos alunos, residentes e professores da Clinica Médica e Cirurgia. Junto ao HCSVP;
Prédio Diretório e Atlética, Sala Anatomia, Ambulatório, Estacionamento – inaugurados em 13/05/2005;
Construção de reservatório de água e interligação com o prédio – R$ 192.809,40;
Reformas (refeitório, anfiteatros) – R$ 12.837,60;
Bens Móveis – R$ 27.501,75.

- Ensino e Informática:
Audiovisual – R$ 14.328,00;
Laboratórios – R$ 89.066,72;
Informática – R$ 205.626,48.
   
40. MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO:
  De imensa importância para a Instituição, a diretoria tem cuidado para que esse equilíbrio seja mantido, sendo que a receita tem superado a despesa, garantindo tranqüilidade a todos para desenvolver seu trabalho em prol dos objetivos desta Escola Médica.
   
41. PERDAS: A FMJ LAMENTOU AS PERDAS:
  - Prof. Francisco de Assis Poço - 14/12/04;
- Sr. Haylton Carlos Bittencourt – 06/07/05;
- Dr. Avelino Antonângelo Filho – 08/09/05.
   
42. PROJETOS PARA 2006:
  - Obras: construção de novo andar no prédio sede;
- Regimento: implantação;
- FAP (Fundo de Amparo à Pesquisa): implantação;
- HU: Busca de novas fontes de recursos e novo convênio.



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