HOME


FORMATURA DE RESIDENTE - 14/02

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 14/01/2019 15:14:40
 

 

No dia 14 de fevereiro de 2019, às 19h, no Anfiteatro da UNIP (Universidade Paulista) de Jundiaí, acontece a solenidade de Formatura dos Residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí. 76 médicos receberão o certificado de conclusão de curso, destes 70 são Residentes e 6 são Estagiários. A FMJ já formou 1187 Residentes e Estagiários.

 

Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

 

São 15 programas de Residência Médica credenciados, sendo 174 Residentes e 13 estagiários matriculados em 2019. As bolsas são: 88 Federais (Ministério da Saúde), 39 Estaduais (Secretaria Estadual de Saúde), 18 do Hospital São Vicente e 29 pagas pela própria FMJ. No caso dos Estagiários, apenas 4 têm bolsa do Hospital São Vicente.

 

A FMJ possui Programas de Residência Médica em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Geriatria, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia.

 

Hoje são 97 vagas credenciadas na Comissão Nacional de Residência Médica, distribuídas da seguinte forma: 6 em Anestesiologia, 15 em Cirurgia Geral, 2 em Cirurgia do Trauma, 18 em Clínica Médica, 3 em Dermatologia, 2 em Geriatria, 4 em Medicina de Família e Comunidade, 8 em Obstetrícia e Ginecologia, 5 em Oftalmologia, 8 em Ortopedia e Traumatologia, 4 em Otorrinolaringologia, 12 em Pediatria, 1 em Medicina Intensiva e Pediátrica, 1 em Neonatologia, 6 em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e 2 em Urologia.

 

As residências variam de acordo com a especialidade e duram 2 ou 3 anos e o campo de atuação pode ser: Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Hospital de Caridade São Vicente de Paulo em Jundiaí (HCSVP), Hospital Regional de Jundiaí (HRJ),  Ambulatório de Especialidades da FMJ, Ambulatório de Saúde da Mulher, Hospital Paulo Sacramento (HPS), Instituto Jundiaiense Luiz Braille (IJLB) e alguns serviços credenciados.

 

O processo seletivo acontece anualmente nos meses de dezembro e janeiro e a relação de candidato por vaga varia dependendo da área, sendo em média 10 por 1.

 

 

 

 
 
 
     
Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados