HOME


SEMANA DO CORPO HUMANO COMEÇA NA SEGUNDA, DIA 15/10

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 11/10/2018 11:06:37
 

 

Anualmente, no mês de outubro, a Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza a Semana do Corpo Humano. Neste ano o evento  começa na segunda-feira, dia 15 de outubro e termina no dia 20 de outubro, das 8h às 20h, com o tema "Sistema Sensorial".

Na segunda-feira, dia 15/10, às 8h haverá uma solenidade de abertura com presença do professor idealizador do projeto, Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho e do diretor da instituição, Edmir Américo Lourenço, seguido de uma palestra com a Dra. Karime Petermann Choueiri, formada em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com residência em neuropsiquiatria na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sobre “Distúrbios psiquiátricos envolvendo o sistema sensorial” 

Para solenidade são esperados:  a representante da Turma L e da Comissão Geral da IX Semana do Corpo Humano, Thamires Clair Rodrigues , o Aluno da Turma XLIX e Comissão Geral da VIII Semana do Corpo Humano, Leonardo Bacarat  e o Gestor da Unidade de Saúde do Município de Jundiaí, Tiago Texeira.

 

Cerca de 2500 estudantes estão inscritos para visitar a exposição que integra elementos microscópicos, macroscópicos, brincadeiras educativos e explicações interativas, com o objetivo ensinar e levar conhecimento de forma mais lúdica.

 

Os visitantes poderão entrar no macromodelo do corpo humano e vivenciar  uma experiência utilizando os 5 sentidos:  visão, audição, paladar, tato e olfato. Os órgãos serão apresentados por meio de peças anatômicas reais no Museu de Anatomia, permitindo que todas as experiências e abordagem microscópica se tornem mais próximas da realidade do aluno.

 

“A Semana do Corpo Humano faz com que a gente aprenda com afinco sobre o tema pois  transmitir conhecimento não e fácil e exige dos alunos bastante estudo e dedicação. Quando você vê o resultado é muito gratificante ”, acrescenta a estudante do 1 º ano, Arthur Mozar, porta voz da semana do Corpo Humano.

 

A preparação da Semana foi feita com divisão de tarefas e por grupos “Nos dividimos em grupos e cada um desenvolveu sua parte, porém todos se ajudavam independente das subdivisões. Pretendemos agregar conhecimento para alunos e visitantes”, finaliza Arthur.

 

A visita dura em média duas horas e meia. A exposição acontece no prédio sede da FMJ (Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens- Jundiaí-SP). Visitas à parte custam R$15,00 e a população poderá participar de segunda a sábado, das 8h às 18h.

 

  

PROJETO E OBJETIVO

O projeto surgiu a partir da iniciativa do professor de Anatomia, Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho, há 9 anos e tem como objetivo promover a integração social e incentivar a humanização da prática médica nos alunos do primeiro ano, com apoio dos professores da instituição.

 

 

 

 
 
 
     
Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2018 - Todos os Direitos Reservados