HOME


CONGRESSO ATRAI MAIS DE 500 ESTUDANTES

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 12/09/2018 17:19:30
 

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, a  Faculdade de Medicina de Jundiaí esta realizando  o 14º Congresso Médico Acadêmico na presença de aproximadamente 500 estudantes de medicina.  Na solenidade de abertura foram homenageados os professores eméritos da instituição e exibido um vídeo com retrospectiva dos congressos anteriores. Lenir Mathias, Flávio Alterthum, José Hugo Lins Pessoa, Sérgio Olavo Pinto da Costa, Ary Domingos do Amaral e Wong Chiu PIng estiveram na FMJ hoje pela manhã.  

A profa. Dra. Lenir Mathias fez um discurso comovente e foi aplaudida em pé pela plateia de estudantes. Ela contou sua história e falou do seu amor e da dedicação à medicina.  “Essa mulher até hoje passa visita no Hospital Universitário. Eu aprendi e aprendo muito com ela até os dias atuais”, finalizou o Prof. Dr. Nelson Lourenço Maia Filho. Já o presidente do Congresso, Prof. Dr. Clóvis Pinto, falou da contribuição imensurável destes nobres professores presentes neste dia.  “Se hoje estamos aqui é porque eles nos ensinaram e foi com eles que apreendemos todo conhecimento médico. Muito Obrigada, mestres!”.

Em seguida a médica, Aline Calixto falou da sua experiência como médica sem fronteira e na sequência o médico  Marcelo Rizzatti, diretor do Grendacc falou sobre oncologia pediátrica. A tarde os congressistas  participaram discussões sobre Interações entre rim e coração, hemorragia Digestiva Alta, Ginecologista na saúde da mulher, Febre sem sinais específicos, Depressão em idosos, Evolução da cirurgia da tireoide, Sepse materna e uroginecologia e novos rumos da medicina. O estudante também tinha opção de participar dos workshops de Aspiração em citopatologia, Saúde Sexual do homem, Abordagem cirúrgica em emergências, Atendimento à criança com choque anafilático, videolaparoscopia e atendimento em acidente de trânsito.

 

Amanhã, dia 13 de setembro é a vez do, o médico presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, Clóvis Klock, falar sobre o papel da Patologia na Medicina Moderna,  em seguida o Dr. Antônio Nascimento abordará a Medicina no Exterior e por último a Rissi Contabilidade sobre contabilidade médica.

 

À tarde serão abordados os temas: SUS, câncer intestinal, desafios da obstetrícia, alergia alimentar, saúde social, abdome agudo, pré-eclâmpsia e epidemia de Febre Amarela. Alguns workshops foram programados para esta tarde, como:  emergência ortopédica, ultrassom FAST, realidade virtual, acesso às vias aéreas , pediatria na sala de emergência e partograma.

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados