HOME


CNPQ APROVA 10 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA FMJ

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 05/07/2018 14:18:14
 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou 10 bolsas de iniciação científica, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), destinadas a alunos de graduação da faculdade de Medicina de Jundiaí.

 

As outras 16 bolsas serão concedidas pela FMJ para projetos de Iniciação Científica aprovados previamente pela comissão criada para este fim, dentro da própria instituição. A bolsa tem duração de 12 meses e atualmente o valor da Bolsa de Iniciação Científica é de R$400,00 mensais.  

 

Ao iniciar uma graduação, muitos alunos são convidados pelos professores para desenvolverem uma pesquisa de iniciação científica como pontapé inicial para o mundo da pesquisa acadêmica. O aluno receberá orientações de um professor doutor, muitas vezes participando de reuniões para aprofundar os conhecimentos em determinada área do seu curso, conhecer metodologias e técnicas e propor novas descobertas a partir de análises específicas.

 

Para o atual coordenador de PIBIC, Prof. Dr. Fernando Claret Arcadipane, um dos principais objetivos da Iniciação Científica é fazer o estudante desenvolver pensamento científico e criativo para encontrar caminhos ao problema proposto no início da pesquisa. “Vamos despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação contribuindo assim para formação de futuros pesquisadores”, acrescenta Claret.

 

PIBIC

Um dos caminhos para conseguir fomento na pesquisa de iniciação científica é submeter o projeto para avaliação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que surgiu nos anos 1980, é administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados