HOME


AULA DE ANATOMIA DA REGIÃO INGUINAL EM 3D: BASE DO ENTENDIMENTO DAS HÉRNIAS INGUINAIS

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 05/04/2018 15:22:26
 

As disciplinas de Técnica Cirúrgica e de Anatomia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, representadas respectivamente pelos Professores Sérgio Ferreira Modena e Cesar Fabrega Carvalho, e colaborador prof. Carlos Alberto de Moraes, em parceria firmada prepararam material Anatômico para ser apresentado em 3D. Modena utilizou o material preparado com tecnologia atual para ensinar sobre as bases anatômicas das hérnias inguinais. A metodologia tem sido utilizada em algumas Universidades importantes no Brasil, e conta com utilização de equipamento de ponta. Na manhã de hoje, 05 de abril, ele apresentou aos estudantes de medicina, a hérnia em terceira dimensão (3D). Os alunos do 3º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí aprovaram a aula. “Achei bem interessante. Foi diferente, deu pra acompanhar bem a explicação”, comentou João Benassi, estudante do 3 º ano.

 

A parceria firmada vem ao encontro das diretrizes curriculares nacionais para o curso de medicina, que indica a necessidade da interdisciplinaridade, especialmente entre as áreas clinico-cirúrgicas com as básicas. Carvalho considera esse tipo de atividade essencial como ferramenta motivacional para estudante que, nem sempre compreende através das aulas tradicionais, a real importância da disciplina de Anatomia, mas que, abrindo mão de tecnologia somada à aplicabilidade do assunto, no caso a Cirurgia, torna-se formula fundamental para o aprendizado efetivo, principalmente, de uma área do corpo humano de difícil compreensão espacial. A tríade, Modena, Moraes e Carvalho, trabalharam de forma determinante para confecção do material que fora apresentada nesta aula.

 

O Prof. Módena explicou que a projeção em 3D facilita que as pessoas interpretem e saibam definir melhor a correlação de determinadas estruturas e qual a importância delas na reconstrução da parte anatômica que foi alterada numa hérnia.

 

Victor Leme achou a aula excelente: "Gosto do tema, o professor explicou de forma clara e a aula foi preparada de maneira espetacular. As fotos que os professores fizeram das peças anatômicas fizeram toda a diferença", comenta.

 

Módena complementa que a intenção é fornecer para o aluno as três dimensões: altura, largura e profundidade para que ele possa recompor a anatomia normal, aproximando a experiência da visão de um cirurgião no campo cirúrgico.

 

 

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados