HOME


FORMATURA DOS RESIDENTES 2018

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 09/02/2018 11:36:22
 

Ontem aconteceu a solenidade de Formatura dos Residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí, 73 médicos que receberam o certificado de conclusão de curso, destes 67 são residentes e 6 são estagiários. A FMJ já formou 1111 residentes e estagiários.

 

Participaram da solenidade o gestor de Saúde do Munícipio de Jundiaí, Tiago Teixeira e o diretor da faculdade, Edmir Américo Lourenço. Teixeira enfatizou a importância da Faculdade de Medicina para nossa cidade e para o país. “É de conhecimento de todos que a Faculdade Medicina de Jundiaí e  uma referência e uma das melhores faculdades do país”.

 

Além das autoridades, participaram da solenidade os médicos que representando cada programa de Residência Médica, Dr. José Fernando Amaral Meletti representou a Anestesiologia; Dr. Etore Mattion a Cirurgia; Dr. Luís Henrique Bignotto a Clínica Médica; Dr. Octávio Moraes Junior ,Dr. Celia Antonia Xavier de Moraes Alves e Dr. Clóvis Antonio Lopes Pinto a Dermatologia; Dr. Francisco Pedro Filho e Dra. Daniela Pagnotti a Ginecologia e Obstetrícia; Dra. Maria Cristina Martins a Oftalmologia; Dr. Eduardo Machado a Ortopedia; Dr. Edmir Américo Lourenço, Dra. Simone Naomi Isuka e Dr. Fabricio Pandini a Otorrino; Dra. Ana Paula Felgueiras, Dr. Saulo Passos, Dra. Estela Passos e Dr. Jairo Barcellos Filho a Pediatria; Dr. Waldinei Mercês Rodrigues a Radiologia. O Serviço de Anestesia instituiu um prêmio para o melhor Residente, chamado “Dr. Reinaldo Vargas Bastos Miranda”, o próprio Miranda entregou o prêmio para o Residente Renato Makoto Sakashita.

 

A Residência Médica  é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

 

Hoje são 93 vagas credenciadas na Comissão Nacional de Residência Médica, distribuídas da seguinte forma: 06 em Anestesiologia, 15 em Cirurgia Geral, 18 em Clínica Médica, 3 em Dermatologia, 4 em Medicina de Família e Comunidade, 8 em Obstetrícia e Ginecologia, 5 em Oftalmologia, 8 em Ortopedia e Traumatologia, 4 em Otorrinolaringologia, 12 em Pediatria, 1 em Medicina Intensiva e Pediátrica, 1 em Neonatologia, 6 em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e 2 em Urologia.

 

As residências variam de acordo com a especialidade e duram 2 ou 3 anos e o campo de atuação pode ser: Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Hospital de Caridade São Vicente de Paulo em Jundiaí (HCSVP), Hospital Regional de Jundiaí (HRJ),  Ambulatório de Especialidades da FMJ, Ambulatório de Saúde da Mulher e alguns serviços credenciados.

 

O processo seletivo acontece anualmente nos meses de dezembro e janeiro e a relação de candidato por vaga varia dependendo da área, sendo em média 10 por 1.

 

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados