HOME


PARASITOSES: FEIRA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO SERÁ REALIZADA EM ESCOLA DE JUNDIAÍ

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 20/09/2017 14:05:59
 

A disciplina de Parasitologia no dia 21de setembro e no dia 28 de setembro promovendo uma atividade sobre parasitas na Escola Estadual Luis Rivelli, no bairro da Vila Marlene (Rua Bento Figueiredo). 

Participarão desta atividade  60 estudantes do 2º ano médico. Serão realizadas atividades lúdicas sobre o tema parasitoses para os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Outros 60 estudantes de medicina irão à escola no dia 28 para realizar a atividade com estudantes do 3º ano do ensino médio. 

 

 

Detalhes sobre o projeto

A disciplina de Parasitologia, atendendo à necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes de Medicina, colabora com a formação teórica e prática dentro de um plano de ensino anual, que visa além do conhecimento das principais parasitoses de importância médica em nosso país, fornecer uma análise crítica da realidade, de forma contextualizada e sistêmica, com possibilidades de ações de responsabilidade social.

Com esta finalidade e contemplando o exercício de liderança, gerenciamento e trabalho em equipe, fundamentada no bem-estar e em estratégias de promoção à saúde e prevenção de parasitoses, as docentes da disciplina utilizarão como recurso didático pedagógico a idealização de um evento denominado “Feira de Promoção à Saúde e Prevenção de Parasitoses” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, situado em Jundiaí.

A ocorrência de parasitas intestinais em populações de alguns bairros de Jundiaí, conforme previamente relatado por DODI et al. (2004) pode manter relação com o reduzido conhecimento de noções básicas de profilaxia sobre parasitoses, higiene ambiental e pessoal.

Segundo a Profa Dra. Alcione V. Gatti, organizadora do projeto, a atividade visa à atuação dos alunos do 2º ano médico como agentes de educação e promotores da saúde, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida da população escolar atendida no Bairro da Vila Marlene, Jundiaí /SP. “O objetivo é realizar atividades educativas e lúdicas, utilizando materiais didáticos diversos, elaborados pelos estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)”, comenta.

Para a Profa Dra Juliana Q Reimão, outra organizadora da atividade, espera-se atingir a integração de acadêmicos da FMJ com a comunidade e beneficiar a população escolhida com reflexões de comportamento e estímulo à adoção de medidas de higiene no cotidiano.

Colaborou com o projeto Camila A. M. Castro, Gabriela V. Gutierrez, Maysa S. dos Santos e Nicolle H. B. Colaço (monitoras da disciplina) e Márcia Galdino (colaboradora técnica)

 

 
 
Copyright © 2017 - Faculdade de Medicina de Jundiaí - Todos os Direitos Reservados