HOME


SEMANA DO CORPO HUMANO – TEMA 2017: CÉLULA – VAGAS PARA VISITAÇÃO

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 18/09/2017 10:39:57
 

Anualmente, no mês de outubro, a Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza a Semana do Corpo Humano. Neste ano o evento acontecerá entre os dias 02 e 07 de outubro com o tema "A CÉLULA". As escolas podem participar mediante agendamento através do site:  semanacorpohumano.wixsite.com/turma49,  na área de contato “para inscrições” ou pelo telefone (11)94465-0821 ou ainda por e-mail: logísticasch2017@gmail.com

 

A exposição integra elementos microscópicos, macroscópicos, brincadeiras educativas e explicações interativas, com o objetivo de fazer do ensinamento algo interessante, levando mais conhecimento para todo o público.

 

Nesta semana a Célula será mostrada detalhadamente inclusive apontando as doenças comuns do cotidiano (como câncer, tabagismo e infertilidade). “É importante entender as ocorrências mais comuns na saúde da população”, comenta o aluno João Carlos Pires.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar um macromodelo de uma célula animal (“célula gigante”), conhecer modelos de diversas células especializadas presentes no corpo humano, peças anatômicas reais e lâminas histológicas visualizadas em microscópio.

 

Serão exibidas explicações sobre bioquímica, histologia, embriologia e anatomia. Para as crianças haverá gincanas, a fim de tornar a experiência mais lúdica. Para os adultos, palestras sobre câncer, tabagismo e infertilidade.

 

Esse projeto visa abordar temas relevantes e de interesse social sobre os diferentes partes que constituem o corpo humano.  Durante toda a visita, os alunos das escolas serão acompanhados por estudantes do curso de medicina, que estarão capacitados para prestar informações detalhadas sobre AS CÉLULAS, supervisionados por professores da faculdade.

 

 A visita dura em média duas horas e meia. A exposição acontece no prédio sede da FMJ (Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens- Jundiaí-SP). A entrada é gratuita para os alunos das escolas públicas e para  alunos da rede particular: R$10,00. Visitas à parte custam R$15,00. Para os visitantes inscritos sugere-se a doação de 1 Kg de alimento não perecível. 

 

PROJETO E OBJETIVO

O projeto surgiu a partir da iniciativa do professor de Anatomia, Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho, há 8 anos e tem como objetivo promover a integração social e incentivar a humanização da prática médica nos alunos do primeiro ano, com apoio dos professores da instituição.

 

“Este evento visa proporcionar aos estudantes um aprendizado prático, muitas vezes pouco explorado nas escolas, por falta de recursos. Assim, as disciplinas do ciclo básico por meio deste projeto, buscam estimular e despertar a curiosidade dos alunos em relação à prática da ciência”, comenta Carvalho.

 

 

 
 
Copyright © 2017 - Faculdade de Medicina de Jundiaí - Todos os Direitos Reservados