HOME


MEDICINA DE JUNDIAÍ APRESENTA RESULTADOS DE PESQUISAS

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 30/08/2017 11:28:26
 

Amanhã, dia 31/08 será realizado o Fórum de Iniciação Científica e a apresentação dos Trabalhos Científicos, em formato de pôsteres. As pesquisas serão avaliadas pela Comissão Científica da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Comitê Externo, formado pela Profa. Dra. Leila Antonângelo, Prof. Dr. Luiz Fernando Lima Reis e Prof. Dr. Bráulio Luna Filho.

Data: 31/08/2017 – quinta-feira
Horário: 8h às 13h

Local: Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ

História da Iniciação Científica da FMJ
Em 2004, a Faculdade de Medicina de Jundiaí deu um grande passo em direção a Pesquisa. Com o Professor Fernando Clarret Alcadipani foi implantado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, conhecido como PIBIC.

No primeiro ano foram 10 bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e 4 bolsas da Faculdade de Medicina de Jundiaí no valor de R$ 241,00 por mês.

No ano seguinte devido a qualidade dos trabalhos apresentados, o CNPq aprovou 20 bolsas de Iniciação Científica no valor de R$ 300,00, além das 5 bolsas custeadas pela FMJ no mesmo valor.

A maioria dos trabalhos recebe bolsa de Iniciação científica. Existe uma comissão que avalia e determina os trabalhos que serão contemplados com esta bolsa de pesquisa. As bolsas são subsidiadas pelo CNPq e pela Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Em 12 anos de Programa, o CNPq já concedeu 241 bolsas que atingiram o investimento de mais de 1 milhão de reais repassado para os estudantes e a FMJ investiu mais de 250 mil reais em 73 bolsas para alunos da instituição. Hoje o coordenador do programa é o professor e médico da instituição, Fernando Claret Alcadipani

Segundo o diretor da FMJ, Edmir Lourenço, mais do que o valor recebido pela bolsa, a pesquisa na Faculdade de Medicina de Jundiaí vem despontando e ganhando cada vez mais espaço. “Os trabalhos têm recebido vários prêmios em eventos científicos. Muitos trabalhos são apresentados em congressos nacionais e internacionais”, acrescenta.

O projeto do PIBIC (Programa de Iniciação Científica) Junior em parceria com Colégio Degraus do Eloy Chaves também já ganhou prêmio significativos. O PIBIC Júnior é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Jundiaí em parceria com um colégio de ensino médio, que procura estimular a pesquisa e jovens pesquisadores.

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados