HOME


FUTUROS MÉDICOS E GRANDES EXPERIÊNCIAS

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 30/05/2017 15:18:23
 

Um grupo de 14 estudantes do 5º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) visitaram na última semana, dia 24 de maio, o Boldrini em Campinas. O Centro Infantil Boldrini é um hospital filantrópico especializado em oncologia e hematologia pediátrica que, atualmente, possui taxa de cura de câncer de 80%. De caráter privado e sem fins lucrativos, a instituição é de utilidade pública municipal, estadual e federal, portanto, pertence à comunidade. A visitação fez parte do ciclo de Saúde Coletiva do internato.

 

Para a Profa. Dra. Marília Jesus Batista de Brito Mota da FMJ que os acompanhou durante a visita, os alunos tiveram uma experiência de humanização.  “Visitar o Hospital Boldrini junto com os Hospitalhaços foi uma experiência muito marcante. Os alunos já tem na faculdade um projeto de extensão que merece destaque o Sorrisoterapia. Mesmo assim,  lá eles encontraram uma estrutura organizada, pessoas dispostas a se doar para alegrar os pacientes e familiares mesmo numa condição tão difícil como o enfretamento da doença”, comenta.

 

Também ainda por meio do Departamento de Saúde Coletiva, este mesmo grupo experimentou e participou da atuação do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Jundiaí. “Outra experiência que ficará para sempre na memória destes estudantes! Esta situação de invisibilidade desta população merece atenção e um novo olhar para o contato com este paciente, que pode não ser raro e distante da realidade na formação dos futuros médicos”.

 

 

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados