HOME


PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA DOS BOMBEIROS FAZ PARCERIA COM ESEF E FMJ

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 18/05/2017 16:07:58
 

O Corpo de Bombeiros conta com um projeto intitulado “Clínica de Qualidade de Vida” que tem como parceiros: Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF) e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O projeto tem como objetivo despertar a importância da atividade física e os cuidados com à saúde dos bombeiros do município de Jundiaí. 

 

As palestras são realizadas semanalmente no Anfiteatro da ESEF e envolvem qualidade de vida. O projeto é coordenado pelo Major Eduardo Luiz Tavares, do Corpo de Bombeiros. Além das palestras foram realizadas avaliações físicas específicas sob a orientação do Prof. Dr. da ESEF, Marcelo Conte . Conte acredita que esta atividade pode trazer benefícios imediatos que deverão refletir no futuro destes profissionais. Na FMJ o projeto esta sendo supervisionado pelo Prof. Dr. Eduardo Caldeira.

 

Segundo Major Eduardo, do Corpo de Bombeiros de Jundiaí este grupo de 20 bombeiros foram voluntários para esta atividade.  “Trata-se de um projeto inédito e pioneiro que deve ser ampliado para outros bombeiros futuramente”.

 

Na palestra que aconteceu hoje cedo sobre estresse, a Professora Dra. Cristiane Spadacio explicou que existe tratamento para o estresse e deu a dica: “Atividade física, Psicoterapia, alimentação, relaxamento, terapias alternativas como yoga ou meditação”.

 

O Major Eduardo comentou que às vezes, pelas características da profissão, alguns profissionais podem estar com o estresse elevado. “Pensei neste projeto com objetivo de ajudar, aliviar o estresse e incentivar a qualidade de vida”, finaliza.

 

Já realizaram palestra no projeto : Prof. Marcelo Conte (ESEF), Profa. Dra. Tânia R. G. B. Pupo (FMJ), Prof. Dr. Marcos Nascimento e Silva (FMJ) e Prof. Dr. Ericson Bagatin (FMJ). Ainda serão ministradas palestras sobre Nutrição com Prof. Dr. Francisco Homero D’abronzo (FMJ) e Exercício e Qualidade de Vida com Fernando Balbino (ESEF).

 
 
Copyright © 2017 - Faculdade de Medicina de Jundiaí - Todos os Direitos Reservados