HOME


GINECOLOGISTA ORIENTA SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST)

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 21/02/2017 09:41:37
 

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas um dos problemas de saúde pública muito comum, em todo o mundo. Com a chegada do carnaval essa preocupação fica mais explícita, porém o ginecologista e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Francisco Pedro Filho, destaca quatro delas: AIDS, HPV, Sífilis e Hepatite B. O médico também  explica que a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos.  “A incidência destas doenças tem aumentado no carnaval, pois a liberação sexual é maior, então a tendência é aumentar ano a ano”, conclui.

 

Pensando nisso, a Prefeitura de Jundiaí começou no último sábado com a Campanha de Prevenção das DST. Segundo a gerente do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jundiaí, a psicóloga Maria de Lurdes Magalhães de Almeida Munhoz, Jundiaí realiza a campanha desde 1997, com o objetivo de dar maior visibilidade à importância do uso de preservativo, da realização do teste de HIV, sífilis e hepatites B e C e do tratamento como prevenção. A campanha deste ano tem como tema “Deixe a camisinha entrar na festa” e pretende intensificar a distribuição neste Carnaval de 150 mil preservativos que estão disponíveis para esta ação.

 

Já a Prefeitura de São Paulo decidiu que durante os quatro dias de folia, 250 agentes da Prefeitura irão distribuir cerca de 500 mil preservativos para a população da cidade de São Paulo e informativos com orientações sobre o assunto. Estas ações visam a conscientização da população sobre a importância do sexo seguro.

Estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo indica que 47% da população paulistana não usou camisinha na última relação sexual por isso é tão importante que cada vez mais a população tome consciência do uso de preservativos e faça os testes gratuitamente nas redes municipais. 



 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados