HOME


MEDICINA JUNDIAÍ ENTRE AS MELHORES NO EXAME DO CREMESP

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 09/02/2017 09:26:53
 

Pelo terceiro ano consecutivo a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) participou do exame e esta entre as escolas médicas paulistas com melhor desempenho no Exame do CREMESP 2016. Segundo o diretor da FMJ, Dr. Edmir Américo Lourenço, o resultado alcançado se deve ao esforço coletivo que reflete a qualidade do curso e o empenho de alunos, funcionários e professores. Lourenço faz questão de falar dos professores. “Temos um corpo docente qualificado e envolvido, que se dedica e conhece a necessidade de cada aluno”, conclui.

 

A 12º edição do Exame do Cremesp foi realizada no dia 16 de outubro de 2016 e a prova contou com a participação de 2.677 egressos de cursos de Medicina, 56,4% não alcançaram a nota mínima, ou seja, acertaram menos de 60% das 120 questões da prova. Segundo Braulio Luna Filho, diretor do CRESMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e coordenador do Exame, os atuais resultados são preocupantes. “Mais da metade dos novos médicos entra no mercado de trabalho sem ter conhecimento básico de situações cotidianas de atendimento médico”.

 

Das 30 escolas médicas participantes, 14 não conseguiram atingir 60% de aproveitamento,  já a FMJ ficou entre as 16 melhores escolas médicas paulistas, sendo que 10 são públicas e 06 são privadas. Ainda sobre a prova, o propósito do Cremesp é fornecer subsídios para o aprimoramento dos cursos avaliados e de formação médica, visando à adequada assistência de saúde. Cada escola receberá um relatório de desempenho dos seus alunos para atuar de forma determinante nas disciplinas onde o desempenho foi menor.

 

A Profa. Dra. Monica Lipay, coordenadora do curso médico ressalta e destaca as parcerias e atuação conjunta como algo determinante para o bom desempenho do aluno na prova: “A faculdade tem um grande número de cenários de prática de aprendizagem e trabalhamos de maneira atualizada com foco na qualidade do ensino”.

 

A partir de 2015, a participação no Exame do Cremesp passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica (RM) e, também, para participação em concursos públicos nos âmbitos estadual e municipal.

 

Estatísticas (fonte CREMESP): Os resultados do Exame do Cremesp podem contribuir para o debate sobre a qualidade da formação médica, sobretudo quando existe um grande número de escolas em funcionamento no Estado. De 2005 a 2016, foram criados no País 126 novos cursos, 72 privados e 54 públicos. No Brasil, já são 272 escolas médicas.

 

A Faculdade de Medicina de Jundiaí foi criada em 1968 e seu primeiro diretor foi  o Dr. Jayme Rodrigues, cidadão jundiaiense e cirurgião conceituado,  que recebeu a colaboração da Prefeitura e dos muitos amigos da cidade e da Faculdade de Medicina da USP para iniciar os trabalhos de  formação médica. Hoje a FMJ já graduou mais de 2600 médicos, conta com uma infra estrutura excelente, laboratórios bem equipados e oferece 120 vagas.

 

 

 
 
Copyright © 2017 - Faculdade de Medicina de Jundiaí - Todos os Direitos Reservados