HOME


ESTUDANTES DIVIDEM APRENDIZADO ADQUIRIDO NA UBS

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 18/08/2016 11:00:03
 

Os alunos do 6º ano, em atenção às novas Diretrizes Curriculares Nacionais, estão realizando estágio supervisionado por preceptores da Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Básicas do município. A experiência tem sido muito boa e semanalmente se reúnem  nas rodas de conversa com docentes, preceptores, gestores da SMS para discutirem suas vivências, resolverem dúvidas e refletirem sobre a prática, além de elaborarem  portfólios que são avaliados pela Coordenação do Curso de Medicina.

Nessa manhã, a professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, Tânia Pupo, da Faculdade de Medicina de Jundiaí e a representante da Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Jundiaí, se reuniram com as alunas e enfatizaram a importância desse tipo de experiência. “Na UBS vocês encontram situações complexas, desde um câncer de mama ainda não diagnosticado até uma  situação social grave  que pode favorecer o aparecimento de doenças. Esse tipo de aprendizado é fundamental, já que vocês serão médicas em alguns meses e precisam entender o funcionamento da rede de atenção à saúde no município."

 

Por meio dessa vivência, Ana Beatriz Celeste Ribeiro, acrescentou que o vínculo médico- paciente é mais evidente e muito mais forte na atenção básica: “Uma consulta vira uma conversa e um aconselhamento”. Já Caroline Maria Tarraf observou que o individuo é tratado por inteiro. “NA UBS os pacientes são tratados como um todo , inclusive trazendo os problemas familiares no contexto do atendimento. O individuo nunca está sozinho ou isolado”, comenta Caroline.

 

Todo o grupo de estudantes do 6 º ano foi unânime em afirmar que foram muito bem recebidos pelas equipes da SMS nas Unidades Básicas e que aprenderam muito com essa experiência.

 
 
Copyright © 2017 - Faculdade de Medicina de Jundiaí - Todos os Direitos Reservados