HOME


PESQUISA DO COLÉGIO DEGRAUS EM PARCERIA COM A FMJ RECEBE PRÊMIO

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 12/04/2016 10:57:20
 

O projeto do PIBIC (Programa de Iniciação Científica) Junior ganhou prêmio no 14º Congresso da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada em março  de 2016. O projeto estudou a incidência de células tumorais em glândulas salivares e o  aluno premiado foi  Arthur Camargo Fredo, do Colégio Degraus de Jundiaí, orientado pela Profa. Dra. Clarissa Scolastici Basso, com supervisão do Prof. Dr. Eduardo Caldeira da FMJ. Participação e acompanhamento da aluna Nícole Mesquista.

O PIBIC Júnior é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Jundiaí em parceria com um colégio de ensino médio, que procura estimular a pesquisa e jovens pesquisadores.

O projeto premiado estudou células com tumor e glândulas da saliva, com foco na região que nutre a glândula como sendo a facilitadora dos tumores. O Projeto foi desafiador pois no tratamento dos tumores em glândulas salivares existe a resistência destes órgãos à quimioterapia e a falta de terapias mais seguras e eficazes para combater essas doenças. No projeto, Fredo utiliza um composto químico chamado BIBF 1120 que bloqueia a proliferação de tumores e tem se mostrado efetivo no tratamento. 

Além do prêmio, o aluno ganhou uma Bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em conjunto com a USP para continuar desenvolvendo sua pesquisa durante mais 12 meses.

 
 

Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2017 - Todos os Direitos Reservados