HOME


VACINA PARA ALERGIAS RESPIRATÓRIAS FOI ESTUDADA NA FMJ

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 07/04/2016 11:02:07
 

Dr. Edmir Lourenço em entrevista na Rádio Difusora

 

Após um levantamento de 10 anos de uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Jundiaí sobre vacinação para alérgicos de vias respiratórias, foi publicada agora em março o resultado em revista de renome científico e reconhecida internacionalmente. O coordenador da pesquisa foi o médico e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Dr. Edmir Américo Lourenço.

 

A pesquisa contou com 281 pacientes portadores de rinite alérgica, um terço deles com asma concomitante. Os pacientes incluídos no estudo tinham idade superior a 3 anos. Foram submetidos a uma sessão de testes cutâneos para identificação das causas da alergia (poeira doméstica, ácaros, fungos, pólens, pelos de animais). Confirmado o diagnóstico pelos testes e identificadas às causas (denominadas alergenos), foi proposto um esquema de tratamento com vacinas específicas para cada paciente, com a duração de 14 meses.

 

A vacina injetável foi preparada individualmente para cada paciente em laboratório especializado e administrada por via subcutânea, num total de 30 doses espaçadas sequencialmente em 4 frascos, com intervalos entre as doses variando entre 7 e 21 dias. Este tratamento confere ao paciente o desenvolvimento progressivo de imunidade contra seus alergenos por toda a sua vida.

 

Resultado: Constatou-se que houve melhora clínica sintomatológica de 79% em média, minimizando ou desaparecendo os 4 sintomas principais estudados: coceira nasal, espirros, coriza aquosa e entupimento de nariz.

 

 
 
Copyright © 2017 - Faculdade de Medicina de Jundiaí - Todos os Direitos Reservados